Avaliações

Revisão da fórmula do Asus rog crosshair viii em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Após um fim de semana muito intenso, começamos a semana com a análise da placa - mãe Asus ROG Crosshair VIII Formula. Esta placa-mãe está posicionada entre as melhores placas X570 do mercado e no topo da linha ASUS. Sua compra valerá a pena?

Prepare o seu vinho tinto de verão e algumas azeitonas que começamos com a análise. Vamos começar!

Mas antes de começarmos, agradecemos à Asus por nos fornecer este produto para nossa análise.

Características técnicas da Asus ROG Crosshair VIII Formula

Desembalagem

Como virá a Asus Crosshair VIII Formula, a mais poderosa placa-mãe da Asus para a plataforma AM4? Bem, para isso existe a palavra Unboxing, algo que gostamos muito em pratos, devido ao grande número de acessórios que eles trazem, embora nem sempre seja muito útil. A beleza também está do lado de fora, e a vemos refletida diretamente em uma espetacular caixa de papelão rígida com uma abertura do tipo caixa com um peso de 3, 47 kg.

Todos os lados são impressos em um belo colorido preto com detalhes em vermelho típicos das apresentações do Asus ROG. Podemos ver fotografias coloridas deste prato e também grandes letras prateadas marcando bem seu nome e sobrenome. E na área traseira, como de costume, informações completas na forma de um esboço das principais características deste quadro.

Removemos o plástico protetor fino que envolve a caixa para abri-la e encontramos o produto principal completamente embrulhado em um saco dessa eletricidade antiestática de plástico muito espessa. Tudo está bem acoplado em um molde de papelão que o protege e isola de choques e outros acessórios, relegados para um segundo nível. No total, o pacote configurável consiste nos seguintes elementos:

  • Placa-mãe Asus ROG Crosshair VIII FormulaDVD com drivers e software2x antenas de extensão Wi-Fi1x SATA 6 Gb / s 4 em 12x cabo SATA 6 Gb / s 2 em 1 cabos ROG mesh Q-Connector para placa F-Pannel Parafusos para colocar SSD M.2 Cabos para conectar tiras RGB e A-RGB, uma unidade de cada tipo Outra mercadoria com porta-copos, adesivos e um cupom para Cablemod Guia de instruções do usuário

Bem, vemos que o pacote é muito completo no que diz respeito aos cabos, embora uma placa nesta categoria deva trazer um conector SLI duplo para placas gráficas, é algo que não custa muito e é um bom detalhe para usuários que possuem configurações múltiplas. GPU e deseja dar um salto para a plataforma AMD. Embora isso seja ofuscado pelo fato de trazer uma montanha - russa com o logotipo da Asus para colocar o café enquanto brincamos.

Design e especificações

Temos o prazer de pegar o jeito desta espetacular placa Asus ROG Crosshair VIII Formula, a mais poderosa que a Asus nos fornece para a plataforma AMD X570, embora seguida de perto pela versão Hero, também em nossa posse. E é que, se fizermos inventário, a Asus ainda não tinha uma versão "Formula" para a plataforma de jogos AMD, portanto, são boas notícias e uma forte aposta para esta nova geração de processadores AMD Ryzen com Zen2 sob o capô e até 16 núcleos.

O que podemos dizer sobre esse design exterior espetacular? Não é segredo que se trata de uma placa-mãe com um custo bastante alto; portanto, a divisão fez o resto ao nos apresentar uma apresentação no auge da emblemática série Formula, com um design claramente inspirado na versão Maximus da Intel.

A palestra geral é uma apresentação em preto completamente fosco, na qual praticamente não vemos parte da placa de circuito impresso, exceto os orifícios para os conectores internos e o soquete. O design de jogos tornou-se indispensável, mesmo para uma placa de circuito integrado. Começando pela parte inferior, encontramos um dissipador de calor de alumínio que cobre o chipset, a área do slot PCIe e, é claro, os dois slots M.2, que curiosamente são alinhados e de frente para economizar espaço.

Para este dissipador de calor, um ventilador foi instalado para resfriar o poderoso chipset com freqüência de clock de mais de 2000 MHz e um logotipo da Asus com iluminação RGB. Como a área que se parece com um espelho, embora construída em um composto termoplástico de ABS que também mostra uma boa iluminação RGB por baixo.

Continuamos subindo, onde temos o protetor de alumínio para o painel da porta que também possui uma área ABS semelhante à anterior com iluminação e sua tela OUS Asus LiveDash OLED correspondente de 1, 3 polegadas que indica o status da energia, problemas CPU, memória, placa gráfica ou mensagens de diagnóstico nas tensões de inicialização e no ventilador e nos parâmetros de RPM.

E o que podemos dizer sobre o dissipador de calor VRM, uma configuração do CrossChill EK III com um canal de água interno construído em blocos de cobre que podemos integrar em sistemas de refrigeração personalizados com tubos rosqueados de 1/2 ", 3/8" e 1/4 ″ Por exemplo, o Corsair Hydro X seria útil aqui. E como temos um VRM a cerca de 30 ° C, parece ser de grande interesse para os overclockers, pois é sempre um aspecto crítico na capacidade das placas.

Para dar lugar à área traseira, praticamente cobrimos todas as bordas desta Asus ROG Crosshair VIII Formula com placas de alumínio que dão lugar a uma placa traseira praticamente integral, também construída em metal e que serve para dar rigidez e mais potência a dissipação para o todo.

Em suma, uma apresentação requintada que a Asus faz sempre para sua série de Fórmula. Então, vamos agora ver com mais detalhes suas características técnicas.

VRM e fases de energia

Nesse campo, não apenas a Asus, mas praticamente todos os fabricantes de primeiro nível implementaram um novo sistema de fase de energia em suas placas-mãe AM4 para garantir melhor qualidade no sinal Vcore do novo Ryzen de 7 nm que os TDPs que variam entre os 105W do poderoso Ryzen 9 ou os 45W de alguns Ryzen 5 ou 3.

Esta fórmula Asus ROG Crosshair VIII possui um sistema que consiste em não menos de 16 estágios de alimentação. E o motivo não é tanto o consumo de CPU mais alto, porque não é, mas o motivo da tensão e da qualidade do sinal. Em apenas 7 nm de transistor, precisamos de um sinal completamente limpo de ondulações de tensão após a passagem da corrente CA para CC, e um controle requintado da tensão e intensidade para que nada seja corrompido.

O sistema suporta cargas de 75A a 200A para overclocking em altas frequências, graças à alta qualidade em seus três estágios de transformação de tensão. No primeiro deles, temos o principal, 16 conversores PowlRstage IR3555 DC-DC fabricados pela Infineon e gerenciados por um controlador de IC síncrono de gate gate. Cada um desses conversores é acompanhado por uma bobina de liga leve para suportar 45A. Ele suporta tensão de entrada entre 4.5V e 15V e saída de 0.25V a 3.3V no máximo 60A com frequência de comutação de 1MHz.

No segundo e terceiro estágio, temos os correspondentes CHOKES e MOSFETS japoneses de alta qualidade, construídos para suportar milhares de horas de atividade, de acordo com o fabricante. E você já sabe que seus dissipadores de calor suportam um sistema de refrigeração líquido personalizado, o que mais podemos pedir?

O VRM é o mesmo da placa Asus ROG Crosshair VIII Hero, e foram necessários dois conectores EPS para alimentar o sistema, um de 8 pinos e o outro apenas de 4 pinos. Para energia geral, temos o conector ATX tradicional de 24 pinos localizado na área superior direita da PCB.

Soquete e RAM

A AMD já informou que manterá esse soquete PGA AM4 até pelo menos 2020, onde a arquitetura de 7nm deverá dar um salto adicional na qualidade para atualizar para o Zen2 +. Atualmente, achamos que isso é o mais preciso, pois algo muito bom do fabricante do processador é que ele permite compatibilidade retroativa com os processadores APU Ryzen de 2ª e 1ª geração. Portanto, nessas novas placas, é possível instalar processadores AMD Ryzen de 2ª geração e APUs de 1ª e 2ª geração com gráficos Radeon Vega. Nada é dito sobre os processadores de primeira geração Ryzen sem gráficos integrados; portanto, até que a lista oficial de compatibilidade apareça, não saberemos os modelos específicos que serão suportados.

Ter essa compatibilidade de CPU de várias gerações pode ser um pouco confuso para os usuários quando se trata do restante do hardware básico que precisa ser instalado. E, começando com a RAM e os quatro slots DIMM OptiMem III sem reforços de aço, precisamos atender às seguintes limitações:

  • Se instalarmos processadores Ryzen de terceira geração, teremos no máximo 128 GB DDR4 até 4600 MHz (OC). Se instalarmos o Ryzen de segunda geração sem gráficos integrados, ele suportará um total de 64 GB a uma velocidade máxima de 3600 MHz (OC), o máximo que um Ryzen 2. aguenta. Por fim, se instalarmos APUs Ryzen de primeira e segunda geração, ele suportará no máximo 64 GB a 3200 MHz (OC)

Em todos os casos, oferecerá suporte para configurações de canal duplo com memórias não ECC e certas memórias ECC, dependendo da CPU.

Chipset AMD X570

E, é claro, um dos elementos mais importantes dessa nova geração de placas-mãe, como a Asus ROG Crosshair VIII Formula, é um pouco menor e, desta vez, protegido por um dissipador de calor, sim, com refrigeração ativa e um pouco de barulho, devemos dizer.

Isso se deve ao aumento considerável no desempenho, já que sua frequência e TDP aumentaram, agora de 11W, sendo necessário oferecer nada menos que 20 faixas compatíveis com o barramento PCIe 4.0, capaz de oferecer velocidades de até 2000 MB / s em subir e descer, o dobro da versão 3.0.

Este chipset possui:

  • 8 pistas fixas e exclusivas para pistas PCIe 4.08 para pistas SATA de 6 Gbps ou USB 3.1 Gen24 Uso gratuito de pistas Pick One de acordo com a escolha do fabricante

Além disso, 4 faixas fornecerão comunicação direta com a CPU para enviar todas as informações dos dispositivos e periféricos. Na próxima seção, veremos mais detalhadamente como a Asus atribuiu essas faixas de comunicação ao chipset. Ao longo da análise, veremos a distribuição de faixas que a Asus criou na CPU e no chipset.

Slots de armazenamento e PCI

Precisamente no armazenamento e na conectividade PCI, este chipset X570 tem muito a dizer, pois carrega uma carga de trabalho considerável.

Vamos começar explicando tudo sobre os slots PCIe que temos disponíveis na Asus ROG Crosshair VIII Formula. Temos um total de 3 slots PCIe 4.0 x16 e um slot PCIe 4.0 x1. Dois deles são reforçados por placas de aço laterais, o que será útil para identificá-los em suas diferenças em relação aos outros.

Especificamente, esses dois slots reforçados são conectados aos trilhos PCI do processador, para que possam funcionar no modo 4.0 x16 ou x8 / x8 com as 16 pistas disponíveis no terceiro Ryzen e no modo 3.0 para o Ryzen de segunda geração. No caso de APUs, apenas o primeiro funcionará no máximo x8 também no modo 3.0, como é normal. Os outros dois slots PCIe não reforçados estão conectados às pistas do chipset; na verdade, o PCIe x16 realmente funciona em x4 no modo 4.0 e PCI x1 da mesma maneira no modo 4.0.

A Asus garantiu suporte multiGPU para AMD CrossFireX de 3 vias e Nvidia SLI ou NVLink de 2 vias de segunda e terceira geração da Ryzen. Será apenas o AMD CrossFireX bidirecional para APUs de 1ª e 2ª geração. Embora vejamos que nesta placa não faz sentido colocar processadores com IGP integrado, pois não possui conectores de vídeo.

A configuração de armazenamento também é quase toda integrada nas faixas do chipset. Um total de 8 portas SATA III de 6 Gbps foram instaladas que serão conectadas diretamente ao chipset.

Como o slot M.2 maior da placa, que funciona tanto no SATA quanto no PCIe 4.0 x4 para a terceira geração Ryzen. e no PCIe 3.0 x4 para Ryzen 2nd gen. Ele suporta as unidades 2242, 2260, 2280 e 22110. O segundo slot M.2 está diretamente conectado à CPU e funciona em PCIe 4.0 x4 ou SATA 6 Gbps e suporta tamanhos 2242, 2260, 2280.

Em geral, observamos que o chipset ganha muito destaque quando se trata de conexões de alta velocidade com armazenamento e PCIe conectado diretamente a ele. É claro que temos suporte para a AMD Store MI e capacidade de executar RAID 0, 1 e 10. E algo também de grande importância é que esses dois slots M.2 têm um dissipador de calor de alumínio integrado com seus respectivos blocos térmicos para fixá-los a unidades SSD de alta velocidade. Isso está se tornando cada vez mais importante, porque os novos SSDs PCIe 4.0 vão gerar significativamente mais calor do que os anteriores.

É impressionante que, diferentemente das placas Intel, aqui não temos um slot M.2 triplo, em troca de mais portas USB, mais portas SATA e um PCIe que podem nos livrar de alguns problemas.

Conectividade de rede e placa de som

Por último, mas não menos importante, temos o hardware que cuida da conectividade de rede e da reprodução de som em nossa placa. Nesta fórmula do Asus ROG Crosshair VIII, foram escolhidos componentes de alta qualidade e larguras de banda importantes para as comunicações, mas a faixa não para.

Vamos começar com a placa de som, que é composta pelo melhor codec de desempenho da Realtek, estamos falando do modelo S1220 com a tecnologia Asus ROG SupremeFX. Suporta áudio de alta definição através de 8 canais (7.1) em 32 bits e 192 kHz. A sensibilidade da saída é de 120 dB SNR e 113 dB SNR na entrada para gravação. Mas não é tudo, porque o DAC usado é um SABRE ESS9023P de alta definição para fornecer o melhor som nos alto-falantes ou em um sistema analógico. Obviamente, se conectarmos um fone de ouvido USB, esta placa de som não fará sentido. A Asus oferece os aplicativos Sonic Radar III e Sonic Studio III + Sonic Studio Virtual Mixer para oferecer uma ótima experiência em edição de som.

Continuamos com a conectividade de rede, tanto no modo com ou sem fio, temos novidades. Começamos com suas duas portas RJ-45, uma delas fornece uma largura de banda de 5000 MB / s, graças ao controlador Aquantia AQC-111C, e a segunda será a tradicional Intel I211-AT de 1000 MB / s.

E era hora de implementar o padrão Wi-Fi 6 ou IEEE 802.11ax na nova geração de placas, depois de quase um ano desde que testamos o primeiro roteador Asus com Wi-Fi. É graças a uma placa M.2 CNVi Intel Wi-Fi 6 AX200, de fato, este modelo será bastante escrito nos próximos dias. Ele nos fornece uma conexão MU-MIMO 2 × 2 que aumenta a largura de banda em 5 GHz até 2404 Mb / se em 2.4 GHz até 574 Mb / s (AX3000) e , é claro, Bluetooth 5.0. Dessa forma, as redes Wi-Fi evoluem tanto na velocidade quanto na melhoria da latência dos jogos, a ponto de quase esquecer as redes com fio. Obviamente, essa largura de banda só pode ser usada se tivermos um roteador Wi-Fi 6, caso contrário, trabalharemos sob o protocolo 802.11ac.

Portas de E / S e conexões internas

Antes de examinar as conexões em detalhes, deve-se notar que na área superior direita temos botões de interação para esta fórmula do Asus ROG Crosshair VIII. Para ativar e desativar, redefinir, inicialize no modo de segurança e tente novamente, pois o seu item falha. Vale a pena referir-se ao conector Asus Node, uma interface bidirecional para comunicar o fardo com outros componentes do sistema, e especialmente dedicada aos desenvolvedores.

Agora sim, no painel traseiro, temos as seguintes portas:

  • 7x portas USB 3.1 Gen2 Tipo A (vermelho) 1x porta USB 3.1 Gen2 tipo C 4x portas USB 3.1 Gen1 tipo A (azul) 2x RJ-45 para conexão LAN Saída de áudio S / PDIF Saída de áudio 5 / PDIF 5x conector de 3, 5 mm para áudio Botão Limpar Botão CMOS BIOS Flashback 2x conectores para antena Wi-Fi 2 × 2

Veremos que este painel é exatamente igual ao que traz a versão Wi-Fi Crosshair Hero. De qualquer forma, é uma conectividade extremamente completa e revela a enorme capacidade USB do chipset da CPU, embora já tenhamos anunciado que não temos nenhum conector de vídeo para o caso quando instalamos APUs na placa.

Destas portas USB, o chipset X570 gerencia 4 portas USB 3.1 Gen1, 4 USB 3.1 Gen2 tipo A e o único tipo C que temos. Enquanto outros 4 USB 3.1 Gen2 serão conectados à CPU.

As portas de conexão interna do Asus ROG Crosshair VIII Formula são as seguintes:

  • 4x conectores Aura RGB (dois RGB de 4 pinos e dois ARGB de três pinos) 2x conectores para 4 USB 2.0 externos 1x conector USB 3.1 Gen 2 2x USB 3.1 Gen 1 para 4 portas 1x conector para painel de áudio externo 1x conector TPM 1x conector TPM conector Asus NODE conector 9x conectores 9x para ventiladores e bombas de resfriamento 1 x cabeçalho W_IN de 2 pinos 1 x cabeçalho W_OUT de 2 pinos 1 x cabeçalho W_FLOW de 3 pinos

Vemos que a conectividade das portas USB aumenta muito as portas traseiras da placa. De fato, todas essas portas também estão conectadas ao chipset, agora o problema será conectar um chassi com tantas portas; caso contrário, podemos comprar um HUB para expandir a capacidade ocupando um slot traseiro.

Para os fãs de modding e jogos, com os programas Fan Expert 4 e Asus AURA Sync, podemos gerenciar os cabeçalhos dos ventiladores e o RGB sem nenhum problema. Se tivermos um sistema de refrigeração complexo em nosso chassi conectado diretamente a bordo, vale a pena instalar este programa.

Banco de ensaio

BANCO DE TESTE

Processador:

AMD Ryzen 9 3900x

Placa de base:

Asus ROG Crosshair VIII Formula

Memória:

Memória: 16GB G.Skill Trident Z RGB Royal DDR4 3600MHz

Dissipador de calor

Estoque

Disco rígido

Corsair MP500 + NVME PCI Express 4.0

Placa gráfica

Nvidia RTX 2060 Edição para Fundadores

Fonte de energia

Corsair AX860i.

Desta vez, também usaremos nosso segundo banco de testes, embora, é claro, com a CPU AMD Ryzen 9 3900X, memórias de 3600 MHz e um SSD NVME duplo. Sendo um deles o PCI Express 4.0.

BIOS

Chegamos à seção BIOS e esse é um dos pontos mais fortes da ASUS. Recomendamos que você o atualize para a versão mais recente em todas as placas-mãe X570, pois você pode encontrar um erro nessas primeiras análises. Nós, com a versão 7509, nos oferecemos grande estabilidade.

Como sempre podemos monitorar, ajuste qualquer valor para aproveitar ao máximo o overclock e ter o controle máximo de todo o sistema. Queremos esclarecer que pelo menos nesta versão não podemos fazer overclock no Ryzen 3000, somos muito pesados, mas é algo que você precisa saber. Com a primeira e a segunda geração, não teremos problemas.

Overclock e temperaturas

Em nenhum momento conseguimos carregar o processador a uma velocidade mais rápida do que o que ele oferece em estoque, algo que já discutimos na revisão dos processadores. Embora desejemos comprovar, decidimos fazer um teste de 12 horas com o Prime95 para testar as fases de alimentação.

Para isso, usamos nossa câmera térmica Flir One PRO para medir o VRM, também coletamos várias medições de temperatura média com a CPU padrão, com e sem estresse. Deixamos-lhe a mesa:

Temperatura Estoque relaxado Estoque completo
Asus ROG Crosshair VIII 35 ºC 44 ºC

Palavras finais e conclusão sobre a Asus ROG Crosshair VIII Formula

Assim como o modelo HERO, a Asus ROG Crosshair VIII Formula atende a todas as expectativas que tínhamos. Possui um total de 16 fases de potência, um sistema de resfriamento híbrido: resfriamento líquido e dissipador de calor passivo e componentes de alto nível. Após as críticas recebidas em seus VRMs, a ASUS lançou um sistema muito mais limpo e com melhor desempenho (que já era 10).

Não há muita diferença com sua irmã mais nova, poderíamos dizer que o sistema de refrigeração e a armadura traseira são os pontos de diferenciação entre os dois modelos. Bom desempenho, baixas temperaturas e com um BIOS super estável.

Recomendamos a leitura das melhores placas-mãe do mercado

Como todas as placas desta série e, graças ao chipset X570, ele incorpora conectividade 802.11 AX e compatibilidade com o SSD NVME de última geração. Gostamos da placa de som SupremeFX e da incorporação de uma conexão 5G assinada pela Aquantia.

Nós o vemos como uma boa companhia para o AMD Ryzen 9 e um sistema com armazenamento GEN4 NVME. Se o seu orçamento permitir, é uma ótima opção, embora, se você estiver fazendo algo justo, recomendamos o HERO que o tornará muito semelhante. O que você acha da fórmula do Asus ROG Crosshair VIII ?

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ DESIGN BRUTAL

- O PREÇO SERÁ ALTO
+ ARMADURA QUE FORTALECE AS CONEXÕES PCB E PCI EXPRESS

+ EXCELENTE DESEMPENHO

+ TEMPERATURAS

+ CONECTIVIDADE E SSD NVME GEN4

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de platina:

Asus ROG Crosshair VIII Formula

COMPONENTES - 95%

REFRIGERAÇÃO - 100%

BIOS - 95%

EXTRAS - 95%

PREÇO - 90%

95%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button