Processadores

Arm quer chegar a laptops vencendo o intel core i5

Índice:

Anonim

A ARM anunciou hoje seu roteiro de CPU até 2020, no qual eles mostram um objetivo ambicioso: invadir o mercado de laptops nos próximos anos e combater o x86.

ARM quer estender seu domínio para computadores nos próximos anos

A arquitetura dominante no mercado de telefones celulares e tablets é claramente ARM, enquanto os processadores x86 ganham espaço em laptops e desktops. Agora, a ARM quer acompanhar alguns processadores para laptops Intel Core i5 com seu Cortex A76.

Segundo eles, o desempenho de núcleo único do Cortex A76 em 3GHz atingiria o do Intel Core i5-7300U em sua frequência turbo, com um consumo menor do que o seu rival. De qualquer forma, essas são todas as declarações e evidências do ARM que se aplicam a produtos futuros; portanto, é necessário aguardar a liberação e o teste completo para acreditar neles.

A ARM também argumenta que o desempenho e a eficiência de seus chips estão aumentando a uma velocidade muito superior à do x86, o que é razoável, uma vez que não houve grandes melhorias nos últimos anos.

A empresa projeta CPUs Deimos a 7 nm em 2019 e Hercules a 5 nm em 2020. Este último ofereceria uma melhoria de desempenho de 2, 5 vezes em relação ao Cortex A73 de 2016.

O maior obstáculo encontrado pelo ARM é que a esmagadora maioria dos programas em sistemas operacionais como o Windows 10 é x86; portanto, é necessária emulação para executar aplicativos desse tipo, o que seria um enorme empecilho no desempenho se Não há progresso na otimização. Além disso, o desenvolvimento de aplicativos ARM para Windows dificilmente seria generalizado até que houvesse uma base sólida; portanto, o futuro parece difícil para a ARM competir contra Intel e AMD no mercado de computadores.

O que você acha? Você acha que a ARM tem futuro no mercado de computadores ou que será atolada em irrelevância? Haverá desempenho ideal com o Windows 10 ARM ou será reservado para computadores Chromebooks e Linux? Deixe-nos a sua opinião nos comentários!

Fonte do hardware do Tom

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button