Tutoriais

Laptops Amd vale a pena? Eles competem contra laptops intel?

Índice:

Anonim

É melhor não subestimar os laptops AMD, porque eles podem ser realmente bons computadores. Vamos revisar esses equipamentos. Você vem?

Por muitos anos, os únicos processadores de notebook considerados "sérios" foram os pertencentes ao fabricante Intel. No entanto, desde a entrada da AMD Ryzen, essa realidade mudou um pouco porque os chips da AMD se mostraram muito bons. Embora ainda haja um caminho a percorrer, vamos analisá-los em profundidade.

Índice de conteúdo

Soluções para quase todas as gamas

Dizemos "quase" porque sentimos falta de mais modelos Ryzen que respondem a outras necessidades. Até o momento, toda a gama de processadores "móveis" da AMD é reduzida para Ryzen 3, Ryzen 5 e Ryzen 7. Portanto, não há processadores Threadripper, nem o Ryzen 9 no setor portátil, embora vejamos algumas opções de topo de gama chamadas " Ryzen Pro ".

Apesar da efusão do nome " Ryzen Pro", deve-se dizer que eles ficam aquém quando os enfrentamos contra o alcance produtivo da Intel. Especificamente, estamos falando sobre o Intel Core i7-10710U, sendo muito superior nessas faixas. Veremos como o setor de laptops é entregue à AMD em 2020.

Em relação às gamas de jogos , a AMD não consegue oferecer melhor desempenho do que os chips Intel. Processadores como o AMD Ryzen 3750H ou 3550H estão bem, mas seus rivais obtêm mais FPS em videogames. Além disso, temos muito mais laptops para jogos Intel do que a AMD, portanto, na competição, podemos escolher mais.

No entanto, no setor de notebooks da AMD, não se limita à Ryzen, mas eles ainda possuem alguns processadores, como o AMD A-Series, que são mostrados como A9-9425 ou A10-9620P. Eles atendem às faixas mais baixas de laptops da AMD, mas estão desatualizados porque são processadores de 2016 e 2017. Portanto, os Ryzen 3s oferecem um serviço melhor por um preço semelhante.

O problema com os laptops para jogos AMD: o RX 500

A AMD é uma empresa que possui suas próprias placas gráficas: a AMD Radeon. Isso faz com que os laptops para jogos AMD os usem para desempenho. O problema é que as GPUs da Nvidia têm um desempenho muito melhor no setor de notebooks, há uma diferença abismal em comparação com a Radeons. Portanto, se você quiser comprar equipamentos com tecnologia AMD, verifique se a GPU é da Nvidia.

Essa empresa lançou seu RX 5500m para laptops com o objetivo de competir no GTX 1650 de médio porte, algo que ainda não se materializou porque a Nvidia demonstra um comportamento superior na grande maioria dos videogames. No entanto, deve-se dizer que o RX se compara em certos jogos, superando o GTX 1650.

Sem dúvida, a combinação entre AMD e Nvidia é muito melhor nesse sentido. É comum encontrar um Ryzen 7 com um RTX 2060 nos modelos ASUS. Este é o caminho a percorrer em laptops com menos de 1000 euros.

Em faixas médias e baixas, são uma opção a considerar

Quando analisamos as faixas de baixo consumo, produtividade ou, diretamente, a gama mais baixa de laptops, as AMDs demonstram uma ótima relação custo / benefício. Dizemos isso porque o equipamento equivalente da Intel oferece um preço que pode exceder € 100 de diferença.

Dado o desempenho oferecido pelo Ryzen 5 e Ryzen 3, temos que dizer o seguinte: se a única coisa que muda é o processador, compre o que é mais barato para você. Afirmamos isso porque o desempenho do Ryzen de gama média é realmente bom, combinando os i5 e i3 da mesma geração. De fato, o Ryzen 3 3200U provou ser um processador muito barato e super válido.

Por outro lado, devemos destacar o Ryzen 7, especificamente o 3750H e o Ryzen 7 PRO 3700U. O primeiro é voltado para a gama de jogos , enquanto o segundo é voltado para o setor profissional, oferecendo o equilíbrio entre desempenho e autonomia. Nessas faixas, o consumidor vai optar pela Intel por sua fama, já que o preço do Ryzen PRO não é muito atraente.

Por fim, destaque o desempenho dos gráficos Vega 10 versus os gráficos integrados UHD 620 da Intel. Nesse sentido, uma Ryzen 7 2700U parece muito mais versátil do que uma i7-8550U, porque faz um par imbatível em videogames com gráficos Vega.

RECOMENDAMOS DVI: o que é e por que continuamos a usá-lo

Funções da AMD na indústria de notebooks

As funções da AMD começam com a oferta de melhores soluções nos laptops para jogos e nas faixas ultrabook ou ultraleve. Até agora, encontramos apenas o Intel Core m3 nessas faixas, sem a AMD. Perdemos um Ryzen 9 para responder ao Intel Core i9.

Também estamos ansiosos por mais adições principais em faixas profissionais, pois a Ryzen 7 PRO 3700u oferece 4 núcleos e 8 threads. Enquanto isso, o i7-10710U possui 6 núcleos e 12 threads. Aqui, a diferença de desempenho é notável, sem mencionar as frequências turbo máximas da Intel em comparação com a AMD.

A partir daqui, dizendo que seria bom ter mais modelos equipados com Ryzen no mercado, porque os preços cairiam bastante. No entanto, entendemos que não existem tantas opções de Ryzen porque os consumidores continuam preferindo a Intel porque jogam com segurança.

É verdade que a AMD está começando a levar os notebooks a sério, mas preferiu concentrar todos os seus esforços em desktops e GPUs.

Eles valem a pena?

Se você está hesitando entre um laptop Ryzen e outro Intel com as mesmas especificações, escolha o mais barato, desde que não tenhamos um laptop profissional ou de jogos.

Por outro lado, nas faixas de uso pessoal, descobrimos que o desempenho das Ryzen 3, 5 e 7 é fantástico. Além disso, eles tendem a ter preços muito mais competitivos do que seus rivais da Intel. Nesse sentido, nos referimos ao que foi dito no parágrafo anterior.

Recomendamos os melhores laptops do mercado

Em suma, não tenha preconceitos com o Ryzen de ponta, média ou baixa, para uso pessoal, pois eles oferecem funcionalidade brutal e ainda mais agora com o AMD Ryzen 4000 para laptops. Em relação aos gráficos integrados da Intel versus o Vega, deve-se dizer que a AMD faz uma revisão do UHD integrado da Intel, o que torna sua faixa de baixa potência mais atraente.

O que você acha dos laptops AMD? Você compraria um?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button