Archer2 e amd se unem: supercomputador inglês usará amd epyc
Índice:
Neste ponto do ano, é inevitável pensar que a AMD alcançou grande popularidade e notícias como as seguintes apenas a alimentam. Segundo fontes oficiais, o supercomputador ARCHER2 será equipado com processadores AMD EPYC , algo que beneficia a imagem pública da empresa.
ARCHER2
A equipe britânica de inovação e desenvolvimento (UKRI) anunciou recentemente que seu supercomputador ARCHER2 usaria os AMD EPYCs como base. Esse grupo é formado por pesquisadores de diferentes partes do mundo e se destacam por serem uma Organização Não Governamental Quase Autônoma (QuANGO, em inglês).
Essa nova máquina terá 5.848 nós, 748.544 núcleos e cerca de 1, 57 PetaBytes de memória combinada para o sistema. Isso dá a cada nó acesso a 128 núcleos Zen 2, graças a dois processadores AMD EPYC ROME rodando a 2, 2 GHz em paralelo. Se colocarmos em perspectiva, graças a isso, a AMD vendeu 12.000 unidades principais para um único comprador.
O supercomputador ARCHER2 será construído na Universidade de Edimburgo, atingindo até 28 PetaFLOPs com desempenho máximo. Espera-se que esteja operacional em maio de 2020 e a primeira coisa a ser submetida é um teste de estresse antes de se tornar totalmente operacional. Seu antecessor, o ARCHER original , deixará de funcionar em 18 de fevereiro de 2020 .
Em termos de desempenho, espera-se oferecer melhor desempenho de carga de trabalho para CP2K, Open SBLI, CASTEP GROMACS e HadGEM3 com melhorias entre x8.7 e x18.0.
Especificações de hardware:
- 28 PetaFLOP / s pico de desempenho 5.848 nós de computação, cada um com dois processadores AMD Rome 64 em cabines de refrigeração direta Shasta Mountain de 2, 2 GHz 23x 14, 5 PetaBytes de armazenamento de trabalho em 4 arquivos do sistema 1.1 PetaByte PourByte Gloss BurstBuffer 1 + 1 arquivos de sistema PetaByte de arquivos raiz do sistema na configuração Disaster Recovery usando o NetApp FAS8200 Shasta River Racks para gerenciamento e pós-processamento da plataforma Sistema de teste e desenvolvimento (TDS) Plataforma de colaboração com quatro nós de computação conectados à GPU AMD 16x ao lado geração
O que você acha dessa decisão da UKRI ? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.
Fonte Overclock3dAmd epyc será o processador do supercomputador perlmutter
O AMD EPYC dará vida ao supercomputador do Centro de Computação Científica da National Research Research Perlmutter, com todos os detalhes.
7nm amd epyc será usado em um supercomputador finlandês com 200.000 núcleos
O CSC usará os chips de 7nm EPYC 'Rome', que juntos adicionarão cerca de 200.000 núcleos ao seu novo supercomputador.
O amd epyc 7742 fornecerá um supercomputador para prever o tempo
O AMD Epyc 7742 fará parte do BullSequana XH2000, o supercomputador Atos do Centro Europeu de Previsão do Tempo.