Amd zen poderia obter o processo para 14nm finfet da samsung
Com a microarquitetura Bulldozer, a AMD inventou um novo conceito chamado CMT, com o objetivo de integrar um grande número de núcleos no processador. O CMT é baseado em módulos compostos por dois núcleos cada, porém, os núcleos não estão completos e compartilham unidades, esse design não atendeu às expectativas da AMD e será descartado em sua nova microarquitetura Zen que chegará em 2016.
Os futuros processadores AMD baseados na microarquitetura Zen poderiam ser fabricados no processo no FinFET de 14nm da Samsung, o que seria uma grande melhoria em relação aos 28nm Bulk usados nas APUs Steamroller e ainda mais em comparação aos 32nm usados no FX atual.
A AMD procuraria a Samsung para fabricar seus processadores, porque a TSMC está dando alta prioridade à Apple e o restante dos designers de processadores e SoC são forçados a procurar alternativas à gigante de semicondutores de Taiwan.
Fonte: wccftech
O processo de fabricação de 7nm finfet para tsmc é escolhido pelos fabricantes de chips da ia
O processo de fabricação de 7nm FinFET da TSMC obteve pedidos para a produção de SoC com capacidade de IA de um grande número de empresas com sede na China.
Intel recorre ao processo de fabricação de 14nm para tsmc
Tudo parece indicar que a Intel está atingindo o limite de sua capacidade de fabricação com o processo em 14nm, o que impede a empresa de fabricar.A Intel está atingindo o limite de sua capacidade de fabricação com o processo em 14nm, sendo forçada a recorrer ao TSMC.
A Amd utilizará um processo finfet de 12 nm lp para a segunda geração de ryzen e vega
Novos detalhes sobre a nova geração de processadores AMD Ryzen e placas gráficas Vega que chegarão sob um processo de fabricação no LP FinFET de 12 nm.