Processadores

Amd zen 2 teria o dobro do cache l3 de acordo com sandra

Índice:

Anonim

O armazenamento em cache é uma parte muito importante dos processadores modernos, e uma grande mudança nessa parte do chip geralmente significa que grandes melhorias estão chegando no processador geral. SANDRA aponta para fortes modificações no cache do Zen 2 L3.

O SANDRA visa 32 MB de cache L3 para cada chiplet Zen 2 de 8 núcleos

Uma entrada no banco de dados SANDRA da SiSoft mostra dados sobre um processador AMD EPYC AMD e lança luz sobre a hierarquia de cache deste modelo. Cada processador EPYC Rome de 64 núcleos é composto por oito chiplets Zen 2 de oito núcleos fabricados a 7 nm, que convergem em um controlador de E / S fabricado em 14 nm. Este controlador é responsável por gerenciar a memória e a conectividade PCIe do processador. O resultado menciona a hierarquia de cache, com 512 KB de cache L2 dedicado por núcleo e "16 x 16 MB de cache L3". Para o Ryzen 7 2700X, o SANDRA lê o cache L3 como "2 x 8MB L3", correspondendo à quantidade de 8 MB L3 por CCX.

Recomendamos a leitura de nosso artigo sobre o desempenho do AMD EPYC Rome vs. o Intel Cascade Lake em 2S

Com o SANDRA detectando "16 x 16 MB L3" para Roma de 64 núcleos, é altamente provável que cada um dos chiplets de 8 núcleos possua duas partes de cache L3 de 16 MB e que seus 8 núcleos sejam divididos em dois CCX de quatro núcleos núcleos com 16 MB de cache L3 cada.Esta duplicação no cache L3 pelo CCX poderia ajudar os processadores a otimizar as transferências de dados entre o chiplet e a E / S para obter um melhor desempenho. Isso é particularmente importante, pois a matriz de E / S controla a memória com seu controlador de memória DDR4 monolítico de 8 canais.

A AMD fez mudanças profundas no nível arquitetural com o Zen 2; teremos que esperar até que elas sejam colocadas à venda para ver o que todas essas melhorias realmente se traduzem, mas, por enquanto, parece muito bom.

Fonte Techpowerup

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button