Processadores

Amd zen 2, destacam o design de chiplets como a chave para seu sucesso

Índice:

Anonim

Na ISSCC 2020, a AMD destacou muitas das inovações de design oferecidas por sua arquitetura de CPU Zen 2, o design principal subjacente aos inovadores processadores Ryzen e EPYC da empresa.

A AMD adotou uma abordagem chiplet com o Zen 2

O destaque dos projetos Zen 2 da AMD não são os núcleos, mas a maneira como eles estão conectados. Nas plataformas de desktop e servidor, a AMD adotou uma abordagem chiplet com o Zen 2, dividindo seus designs de processador em várias matrizes de silício. Graças a isso, a AMD confirmou que pode obter economias de custo incríveis, algo que deu à AMD uma vantagem significativa de preço / desempenho sobre a Intel.

Observando os slides da AMD, a empresa destaca que um processador de 64 núcleos seria impossível com um único design monolítico de 7 nm. Além disso, com seus modelos de 16, 24, 32 e 48 núcleos, a AMD afirmou que seus custos de silício seriam aproximadamente duas vezes maiores se adotassem a abordagem monolítica. Combinando esses dois fatores, fica claro que a abordagem de chiplet da AMD permitiu à empresa criar processadores maiores a um custo significativamente menor da matriz.

Ao migrar para a linha Ryzen de computadores desktop da AMD, a empresa também confirmou que sua abordagem de chiplet resultou em uma economia significativa de custos para seus modelos de CPU de 16 e 8 núcleos. Para o seu processador de 16 núcleos, o Ryzen 9 3950X, a AMD reivindica uma vantagem de custo de mais de 2 vezes quando comparado a um processador monolítico equivalente. Ao migrar para os processadores de 8 núcleos da AMD, que usam duas matrizes de silício em vez de três, a AMD vê vantagens de custo mais baixas que, no entanto, são significativas para os resultados da empresa.

A abordagem de chiplet foi o que permitiu à AMD lançar seus processadores Ryzen de terceira geração a um preço tão acessível, mantendo margens altas nos varejistas.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

No futuro, todos os processadores de larga escala passarão para projetos baseados em chiplets. As desvantagens das arquiteturas multi-matriz não são nada quando comparadas aos benefícios de custo que elas também oferecem. A Intel também se concentrará nos processadores chiplet no futuro. Vamos mantê-lo informado.

Fonte Overclock3d

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button