Placas Gráficas

Amd sacrificou investimento em radeon para tornar possível a arquitetura zen

Índice:

Anonim

A arquitetura Zen foi o milagre que poucos acreditavam que, depois de muitos anos sem poder competir com a Intel de você para você, a AMD retirou alguns processadores capazes de colocar a gigante azul em problemas. Agora sabemos que alguns sacrifícios tiveram que ser feitos na divisão Radeon para isso.

AMD sacrificou a divisão Radeon em favor do Zen

O WCCFTech relata que a CEO da AMD, Lisa Su, tomou a difícil decisão de cortar o orçamento da divisão Radeon para permitir o desenvolvimento da arquitetura Zen, algo que resultou em sucesso retumbante na luta com a Intel., mas isso deixou a empresa Sunnyvale para trás da Nvidia em placas gráficas. A situação era muito crítica com os processadores AMD, com algum FX que acabou sendo um fracasso, então o Zen teve que fazer bem sim ou sim. A divisão Radeon estava com uma saúde muito melhor, então a AMD podia se dar ao luxo de fazer algum sacrifício nela.

A decisão de cortar recursos na Radeon pode ter sido uma das principais razões para o insucesso da Radeon RX Vega e a saída de Raja Koduri, que não dispunha dos recursos para fazer o seu melhor trabalho. É fácil culpar Koduri pelo fracasso da Vega, mas ninguém sabe o que realmente aconteceu dentro da empresa.

Lisa Su decidiu concentrar os recursos limitados da Radeon em outras tarefas relacionadas a importantes acordos comerciais com a Apple e a Sony, algo que explica o envolvimento da Sony no desenvolvimento da arquitetura Navi para o futuro PlayStation 5 que chegará em 2020. A seção dedicada aos jogos ele viu seus recursos limitados a terceiros.

Agora a situação mudou, e a AMD pode concentrar mais recursos na Radeon, embora o preço pago tenha sido muito alto, com a saída de Koduri e uma Nvidia que está tecnologicamente à frente.

Fonte Wccftech

Placas Gráficas

Escolha dos editores

Back to top button