Notícia

Amd publica nova emenda com a globalfoundries para se libertar do "imposto de 7nm"

Índice:

Anonim

A AMD lançou uma emenda sobre seu contrato de fornecimento de wafer de 7 nm com a GlobalFoundries Inc, após o relatório de resultados do quarto trimestre de 2018. Nesta emenda, a AMD se liberta do chamado " imposto de 7 nm " que a AMD deve pagar se obtiver bolachas de um fabricante que não seja este.

Estratégia destinada a otimizar seus "Chiplets de CPU" com várias tecnologias

A AMD assinou um contrato com a GobalFoundries Inc até o momento, tornando-o o único fornecedor de wafers de 12 e 14nm para sua bem-sucedida arquitetura Zen. Mas isso mudou devido ao fato de que essa empresa não continuará fabricando esse tipo de processos de 7 e 5nm da próxima geração, o que tornou necessário para a AMD criar uma emenda que liberta a empresa de pagar qualquer multa possível à GlobalFoundries antes do procure outros parceiros, eliminando a exclusividade que você tem com a empresa anterior.

Esta alteração consiste basicamente em três pontos principais que dizem:

  • Que a AMD terá total flexibilidade para compras de wafer de qualquer fabricante no processo de 7 nm sem a necessidade de pagamentos únicos ou exclusividade.Em todo o caso, a GlobalFoundries Inc continua sendo um parceiro estratégico de longo prazo para a AMD no nó de 12 nm e Finalmente, afirma que os compromissos de compra (com a GlobalFoundries) e os preços de 12 nm e acima entrarão em vigor de 2019 a 2021.

Isso está de acordo com a estratégia que a AMD tem em mente para seus novos processadores de arquitetura Zen 2. Nesta nova arquitetura, módulos com chips diferentes existem sob um único elemento sólido chamado “ Chiplet ”. Nesse Chiplet, os componentes construídos em 7nm coexistem como núcleos de processamento, mas também da arquitetura anterior de 14nm, como controladores de memória ou interface de E / S PCIe. Precisamente essas novas matrizes de E / S de 14nm continuarão sendo fornecidas pela GlobalFoundries, enquanto a arquitetura de 7nm será fabricada pela empresa TSMC.

A implementação do Chiplet com essas duas arquiteturas será montada pela GlobalFoundries na China ou na Malásia, e é precisamente por esse motivo que a emenda também inclui o compromisso da AMD de comprar a tecnologia de 12 e 14 nm da GloFo até 2021. As consequências de Este novo acordo significa que o fabricante AMD pode apostar fortemente em sua nova arquitetura sem aumentar os preços de suas unidades de processamento, algo muito positivo para o cliente final.

Fonte Techpowerup

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button