Placas Gráficas

Amd navi 23 sairia em 2020 com aceleração de rastreamento de raio de hardware

Índice:

Anonim

A AMD está desenvolvendo uma nova GPU chamada Navi 23, conhecida internamente como 'NVIDIA Killer' e que será lançada no próximo ano. Vimos essa GPU nomeada nos drivers do Linux, que confirmam sua existência ao lado do Navi 22 há alguns dias.

O Navi 23 será o GPU topo de linha da AMD para competir com o RTX 2080 / Ti

Com base nos drivers do Linux, a AMD está preparando três novas GPUs baseadas no nó 7nm + da TSMC e na arquitetura RDNA2. Estes são os Navi 23, Navi 22 e Navi 21. Todos estariam se moldando para se posicionar acima da série RX 5700 / XT.

Com base em uma série de patentes registradas pela AMD, além de alguns rumores no setor e no próprio roteiro oficial da AMD, a arquitetura RDNA de segunda geração deve ser a primeira da empresa a dar suporte total à aceleração Ray. Rastreamento de hardware, semelhante à série RTX da Nvidia.

No entanto, de acordo com essa fonte específica, apenas o Navi 23 está sendo chamado internamente como o "NVIDIA Killer". Isso ocorre porque o Navi 23 é considerado o grande GPU Navi que competiria diretamente com o RTX 2080 e o RTX 2080 Ti, que atualmente não têm concorrência na gama de placas gráficas de ponta.

É muito cedo para saber o quão competitivo essa GPU será. Especialmente com o Amper de Nidia ao virar da esquina, o que parece representar um salto geracional considerável em comparação com Turing.

Com base em patentes e informações conhecidas, o Navi 23 viria com as seguintes tecnologias:

  • Sombreamento de velocidade variável Cálculo de precisão misto mais eficiente Caches mais inteligentes e rápidos Computação persistente e instruções mais altas por relógio Regulação de tensão mais avançada para altas velocidades de clock, entre muitas outras melhorias.

Visite o nosso guia sobre as melhores placas gráficas do mercado

Agora que as primeiras placas gráficas RDNA Navi já estão no mercado com um nó de 7 nm, a AMD pode se concentrar em aprimorar ainda mais a arquitetura, deixando para trás a transição para o novo nó de fabricação. O desafio será melhorar a eficiência energética, sabendo que a RX 5700 / XT é gráfica com um consumo de 225W (XT). Para se ter uma idéia, consumiria a mesma energia que um RTX 2080, apesar de ter um tamanho de matriz inferior à metade (251mm² vs 545m²).

No próximo ano será muito interessante ver aqueles que a AMD e a Nvidia prepararam para nós no segmento de placas gráficas. Vamos mantê-lo informado.

Placas Gráficas

Escolha dos editores

Back to top button