Placas Gráficas

A AMD estaria trabalhando em uma nova arquitetura de gpu para ter sucesso na gcn

Índice:

Anonim

A arquitetura AMD GCN chegou ao final de 2011 e, desde então, está presente em todas as suas placas gráficas, é verdade que houve várias evoluções, mas todas são pequenas modificações da mesma base. Isso torna a arquitetura GCN muito obsoleta em comparação com a Nvidia, então a AMD já estaria trabalhando em uma substituição.

AMD trabalha no sucessor da GCN

Por enquanto, o último produto gráfico conhecido da AMD é o Navi, chegará no próximo ano com um processo de fabricação a 7 nm e, segundo rumores, seria o último design da empresa baseado na microarquitetura GCN. Após o Navi, teríamos novos designs baseados em uma arquitetura GCN totalmente nova e diferente.

Recomendamos a leitura da nossa publicação AMD Radeon RX Vega 64 Review em espanhol (análise completa)

Enquanto a AMD começou a trabalhar nessa nova arquitetura em 2017, ainda levaria muito tempo para ver os primeiros produtos que a utilizavam. A arquitetura zen começou a se desenvolver há 4-5 anos e não foi até 2017, quando vimos os primeiros processadores baseados nela. O desenvolvimento de uma nova arquitetura é um processo muito caro e complexo, exigindo vários anos de trabalho. As bases para essa nova arquitetura pós-GCN seriam estabelecidas por Raja Koduri, que deixou a AMD no final do ano passado para trabalhar na divisão de gráficos da Intel.

Este é um passo que deve ser dado em algum momento, pois a GCN não pode mais competir com as GPUs da Nvidia, que são muito mais eficientes em termos energéticos. Ao contrário da AMD, a Nvidia fez fortes modificações em sua arquitetura de GPU desde a chegada de Kepler em 2012.

Fonte Overclock3d

Placas Gráficas

Escolha dos editores

Back to top button