Processadores

A AMD defende o design múltiplo

Índice:

Anonim

Em recente discurso em HotChips, a AMD defendeu o design de vários chips usado para projetar seus novos e poderosos processadores EPYC para o mercado de servidores. Lembre-se de que esses processadores funcionam com o soquete SP3r2 e consistem em um total de quatro matrizes Summit Ridge para adicionar até um máximo de 32 núcleos de processamento.

AMD fala sobre os benefícios da modularidade do EPYC e do Threadripper

A AMD defende que esse tipo de design oferece grande flexibilidade à sua arquitetura, pois é altamente modular e a prova disso é que as mesmas matrizes podem ser usadas para fabricar processadores domésticos simples de 4 núcleos e também monstros profissionais de 32 núcleos. Por enquanto, o Summit Ridge é o único pedaço de silício fabricado sob a nova e bem-sucedida microarquitetura Zen, a AMD já está dando os retoques finais no que será o segundo pedaço de silício sob a tutela do Zen, Raven Ridge, que dará vida ao seu novas APUs de desktop e laptop. A AMD afirma que 5% das melhores matrizes são usadas para Threadrippers e uma porcentagem maior é usada para EPYCs.

AMD Threadripper vs Intel Core i9: análise comparativa

O uso de uma matriz relativamente pequena, com apenas 8 núcleos, permite obter um desempenho no processo de fabricação muito superior ao obtido com a criação de matrizes muito maiores. Isso se traduz em custos de fabricação muito mais baixos, além da economia em pesquisa e desenvolvimento do desenvolvimento de um produto monolítico de 32 núcleos. Economia de dinheiro que permite à AMD vender um produto final mais barato e que mais usuários podem se beneficiar de seus benefícios.

Cada uma das matrizes Summit Ridge inclui cinco barramentos de malha Infinity, um interno para comunicação entre os dois CCXs, aos quais são adicionadas quatro matrizes nas bordas para comunicação entre as matrizes de processadores multi-chip como Threadripper e EPYC e também para comunicação entre diferentes soquetes na mesma placa-mãe.

Em essência, podemos dizer que a AMD desenvolveu o Zen como um produto extremamente flexível que pode ser adaptado a todos os ambientes com a melhor relação preço-desempenho possível.

Fonte: techpowerup

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button