Amd anuncia seu apus carrizo
A AMD aproveitou o evento Future of Compute que aconteceu ontem em Cingapura para anunciam suas novas APUs Carrizo para dispositivos portáteis que chegarão em 2015 para oferecer bom desempenho em todos os aspectos.
As novas APUs AMD Carrizo e Carrizo-L chegarão ao mercado em algum momento no primeiro trimestre de 2015. Elas são as primeiras APUs com suporte total para HSA, de modo que aproveitar o poder da GPU pode ser o máximo para oferecer excelentes desempenho geral do chip.
As versões mais poderosas pertencerão à Carrizo e consistirão em até quatro núcleos x86 com microarquitetura Excavator e até 512 processadores Shader com arquitetura GCN 1.2, introduzidos pela primeira vez na GPU AMD Tonga. Por sua vez, os chips de baixo consumo pertencerão ao Carrizo-L e consistirão em até 4 núcleos e gráficos Puma + com menor desempenho e consumo de energia.
A Carrizo é submetida a um processo de fabricação de 28nm de alto desempenho da Global Foundries e tem como foco principal o aumento da eficiência energética em relação ao Kaveri, a geração anterior de APUs da AMD com microarquitetura Steamrroller.
As novas APUs AMD Carrizo chegam com suporte para a nova API Microsoft DirectX 12 e OpenCL 2.0, a API Mantle, FreeSync e o próximo sistema operacional Windows 10 da Microsoft.
Por enquanto, os detalhes das versões Carrizo para desktop não foram anunciados, então parece que a AMD dará prioridade ao setor de mobilidade.
Fonte: anandtech
Gigabyte anuncia sua série a88x de placas-mãe compatíveis com o apus kaveri fm2 +
Gigabyte lança novas placas-mãe compatíveis com Kaveri FM2 + e APUs Richland
Amd Carrizo pode chegar em dezembro
As APUs AMD Carrizo chegarão no final de 2014 em suas versões menos poderosas para substituir Mullins e Beema, enquanto as mais poderosas chegarão em 2015
Apple usará amd apus em seu novo macbook pro
O MacBook Pro com hardware AMD está a caminho de oferecer benefícios muito melhores do que os atuais em sua seção de gráficos.