Notícia

A Amd anunciou sua palheta apu com núcleos de escavadeira

Anonim

Finalmente, a AMD apresentou suas novas APUs Carrizo que chegam para substituir o Kaveri atual em dispositivos portáteis, as novas APUs Carrizo vêm com uma grande melhoria na eficiência energética, tão importante neste tipo de dispositivo.

Os novos processadores AMD Carrizo integram os novos núcleos de escavadeira que são a evolução final da microarquitetura Bulldozer que chegou no final de 2011, juntamente com os processadores AMD Zambezi de alto desempenho. Os núcleos da escavadeira foram projetados tendo em mente a eficiência energética, portanto, bibliotecas de alta densidade foram usadas para reduzir o tamanho dos núcleos em 23%, o gerenciador de ponto flutuante em 38% e as unidades FMAC em um 35% e o controlador de instruções armazena em cache 35%. Tudo isso junto com um novo algoritmo de tensão adaptável reduziu o consumo de energia em 40%, oferecendo o mesmo desempenho que o Kaveri e usando o mesmo processo de fabricação a 28nm.

Se falamos de uma APU da AMD, não podemos esquecer o aspecto mais valorizado desse tipo de produto, seus gráficos integrados, que no caso da Carrizo consistem em até 8 unidades de computação (CU) para um total de 512 processadores Shader com arquitetura GCN 1.3., o mesmo usado na GPU AMD Tonga.

Esperemos que em breve possamos desfrutar de novos laptops no mercado com base nas novas APUs AMD Carrizo, lembre-se de que este é um produto focado em melhorar a eficiência energética do Kaveri e não veremos versões para desktop.

Fonte: anandtech

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button