Avaliações

Revisão do Adata sd600q em espanhol (análise completa)

Índice:

Anonim

Este início de ano 2020 nos trará ótimas notícias, e uma delas é a ADATA SD600Q, uma unidade SSD de alto desempenho, agora portátil. O ADATA é um dos fabricantes mais proeminentes de soluções de armazenamento e não é o único SSD portátil que temos, mas é a melhor relação qualidade / preço.

O modelo que analisamos vem em um encapsulamento plástico com uma cobertura de borracha que o protege de golpes fatais. Seu desempenho é de cerca de 440 MB / s, graças à sua conexão USB 3.2 Gen1, disponível em 240, 480 e 960 GB, é o complemento ideal para se livrar de unidades mecânicas de uma vez por todas.

Antes de continuarmos, agradecemos à ADATA por confiar em nos fornecer esse SSD portátil para análise.

Características técnicas do ADATA SD600Q

Desembalagem

Começamos esta revisão do ADATA SD600Q com seu unboxing correspondente. Nesse caso, o SSD portátil chegou em uma boa caixa de papelão flexível, toda impressa em cores de cores diferentes da marca, acompanhada de fotografias dessa unidade flash gigante e algumas de suas especificações.

No interior, encontramos o produto em um molde sanduíche plástico semi-rígido transparente que ajudará a protegê-lo com garantias durante o transporte. Além do produto principal, temos o manual do usuário em diferentes idiomas e o cabo USB para conectá-lo ao nosso equipamento.

Uma apresentação, se não houver outro extra ou algo parecido, por isso continuamos agora com o design e seu plano de fundo.

Design externo

Essa análise não será muito diferente da de um SSD interno, pois, em última análise, trata-se de chegar a um pacote externo com drivers integrados. Este ADATA SD600Q está longe de ser o primeiro SSD portátil lançado no mercado pelo fabricante, pois há muito tempo o ADATA SD700 já aparecia. Esta unidade foi uma revelação, pois está disponível em capacidades de até 1 TB, com um desempenho que, a priori, deve ser um pouco maior que isso, porque possui o hardware de um SSD ADATA SU800.

Veremos os detalhes técnicos mais tarde. Nesse caso, o fabricante optou por uma relação qualidade / preço quase inovadora e acessível à maioria dos usuários. Para isso, utilizou um encapsulamento quadrado e foi construído em plástico ABS preto de boa espessura e rigidez. De fato, nem conseguimos abri-lo para explorar o interior, embora ele não tenha certificação IPX de água e poeira. Dizemos isso porque esse pacote poderia ter sido facilmente selado, mas é claro que algo precisa ser cortado. Você pode chamar nossa atenção para aquelas cabeças de parafuso do tipo torx nos cantos, mas nada mais é do que decoração e elas são feitas de plástico.

Na armação de plástico, temos uma fina capa de borracha, responsável por proteger a área central e os cantos contra possíveis quedas. O ADATA SD600Q possui a certificação militar MIL-STD-810G 516.6 dos EUA, suportando quedas de 1, 22 m com garantias. De fato, vendo o encapsulamento e seu design, podemos até pisar nele sem problemas, embora o plástico não seja totalmente rígido. Está disponível em três cores diferentes, especificamente nesta proteção de borracha: preto, vermelho e azul.

Nas áreas laterais, não temos absolutamente nada com o único objetivo de um conector do tipo Micro B amplamente usado para esse tipo de unidades externas para substituir o USB Tipo A que encontraremos na outra extremidade. Ao contrário do SD700, ele não possui uma tampa de borracha protetora, portanto será uma porta exposta. As medições finais do conjunto serão de 80 mm quadrados e 15, 2 mm de espessura, pesando apenas 60 gramas. Certamente poderia ter sido menor, e intuímos que, no interior, haverá um PCB praticamente igual ao existente no ADATA de 2, 5 ”.

Recursos e benefícios

Agora, vamos ver com mais detalhes as especificações internas do ADATA SD600Q, verificando até que ponto estamos lidando com um SSD interno escondido dentro de uma caixa plástica externa. É óbvio, a tecnologia usada é a mesma para ambos, portanto é uma excelente decisão.

E se verificarmos, por exemplo, com o CristalDiskInfo, este ADATA SD600Q, descobriremos que estamos falando da mesma configuração que os SSDs do ADATA SU630. Foi o primeiro SSD com memórias NAND 3D do tipo QLC de 96 camadas que o fabricante lançou no mercado, por isso estamos lidando com memórias de médio / baixo alcance, por assim dizer, pois suportam menos ciclos de gravação / exclusão do que o TLC. Especificamente, falamos de 100 TBW como garantia limitada em seus três anos para esta unidade de 480 GB, 50 TBW para a unidade de 240 GB e 200 TBW para a unidade de 960 GB.

O controlador que teríamos dentro também deveria ser o mesmo que gerenciar o SU630, ou seja, um MAS0902A da Maxio Technology. Nesse caso, logicamente a quantidade de operações é reduzida, uma vez que a interface é um pouco mais lenta que a SATA, traduzindo-se em 440 MB / s em leitura e 440 MB / s em escrita, usando para esse fim a interface USB 3.2 Gen1 ou o que que é o mesmo, USB 3.1 Gen1 ou simplesmente USB 3.0, que fornece uma largura de banda de 5 Gbps que seria de cerca de 650 MB / s teórica e muito menos na realidade.

Nesse caso , não temos software disponível para gerenciamento como é normal, perdendo a capacidade típica de unidades SSD internas. Em seu lugar, temos a possibilidade de conexão a quente como qualquer outra unidade flash e perfeita compatibilidade com todos os tipos de sistemas operacionais.

Nesse caso, gostaríamos que, em vez de usar o Micro B como uma porta, fosse diretamente um USB tipo A ou muito melhor um USB tipo C. A versão usada é consistente, pois com o 3.2 Gen2 não estaríamos aproveitando todo o potencial do barramento, que seria de 10 Gbps.

Equipamento de teste e referências

Passamos agora à bateria de testes correspondentes a este ADATA SD600Q. Para fazer isso, usamos a seguinte bancada de testes:

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel i9-9900K

Placa de base:

Asus Maximus Formula XI

Memória:

16GB DDR4 T-Force

Dissipador de calor

Corsair H100i Platinum SE

Disco rígido

ADATA SD600Q 480 GB

Placa gráfica

Gigabyte RTX 2080 Super

Fonte de energia

Cooler Master V850 Dourado

Os testes aos quais enviamos este SSD são os seguintes:

  • Marca de disco de cristal do Windows Explorer Benchmark de SSD da ASI Benchmark de disco de ATTOArmazenamento da bigorna

Todos esses programas estão nas versões atuais e, embora seja verdade que, nesse caso, seja uma unidade conectada por USB, vale a pena ver qual é seu desempenho como um SSD normal com sua condição externa. Lembre-se de não abusar desses testes em suas unidades, pois o tempo de vida é reduzido.

Baixo desempenho USB 3.2 Gen1

Baixo desempenho USB 3.2 Gen2

O mais importante para nós será o desempenho na transferência de arquivos. Que testamos no USB 3.2 Gen1 e no USB 3.2 Gen2 para ver as diferenças. E a verdade é que obtivemos maior velocidade na interface Gen1, como você vê na captura de tela. Tentamos verificar várias vezes e sempre obtivemos melhores resultados em sua interface nativa. Não estamos alcançando os 440 MB / s que promete, mas é muito maior do que os flash drives típicos em serviço.

O desempenho nos programas de benchmark está mais próximo de suas especificações, cerca de 410 MB / s na leitura e um pouco menos, 350 MB / s na escrita e um pouco mais no CristalDiskMark.

Palavras finais e conclusão sobre o ADATA SD600Q

Concluímos esta revisão do ADATA SD600Q, um SSD externo que nos deixou com um gosto muito bom, principalmente por sua boa relação qualidade / preço.

Quanto ao design, é verdade que eles não são precisamente acabamentos premium, pois são baseados em plástico duro e borracha, e uma carcaça de metal o tornaria muito mais elegante. Mas cumpre o que promete, segurança, portabilidade e também está disponível em várias cores. Uma certificação IPX também seria útil.

O desempenho foi muito satisfatório, pois excede em muito as unidades flash padrão e, é claro, os discos rígidos portáteis, que é o que essa unidade está tentando substituir. A transferência de 300 MB / s é um número excelente, com o qual poderíamos copiar um filme em 4K em 2, 2 minutos e duas vezes mais rápido que entre dois HDs.

Recomendamos o nosso guia para os melhores SSDs do momento.

Quanto à interface, a escolha do USB 3.2 Gen1 é a coisa certa a fazer devido ao desempenho de seu hardware, que o herda diretamente de um ADATA SU630, com NAND 3D QLC e 3.2 Gen2, seria inútil. Mas a porta SDD poderia ter sido USB-C em vez de Micro B ou mesmo USB-C nas duas extremidades para ser mais portátil e adequada para mais dispositivos.

Finalmente, o preço deste ADATA SD600Q de 480 GB que analisamos é de 77, 50 euros, um valor ainda mais baixo do que a maioria dos SSDs SATA. A versão de 240 GB está em 49, 90 euros e a versão de 960 GB está em muito bons 120 euros. Se planejamos transportar grandes quantidades de dados, é certamente a escolha certa.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ QUALIDADE / PREÇO

- SEM PROTEÇÃO IPX
+ MUITO MAIS RÁPIDO DO QUE UM HDD EXTERNO: +300 MB / S - NÃO USE USB TYPE-C

+ BOA PORTABILIDADE

- MEMÓRIAS QLC EM VEZ DO TLC

+ RESISTENTE AO CHOQUE ENCAPSULADO

+ TAMANHOS DE 240, 480 E ATÉ 960 GB

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de ouro:

ADATA ASD600Q-480GU31-CBK SD600Q
  • Até 440/430 mb / s de velocidade de leitura / gravação com memória flash inteligente nandCach slc 3d e memória de memória dram Compatível com windows, mac os, android, xbox one, consoles ps4M mais leves, silenciosos, resistentes a choques e mais duráveis ​​do que discos rígidos externos
83.30 EUR Compre na Amazon

ADATA SD600Q

COMPONENTES - 75%

DESEMPENHO - 77%

PREÇO - 85%

GARANTIA - 85%

81%

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button