Tutoriais

3Dmark: todos os seus benchmarks e como configurá-los

Índice:

Anonim

Há pouco tempo, falamos sobre o 3DMark , esse aplicativo criado pela UL Benchmarks para realizar testes em nossos equipamentos. Hoje, vamos estripar o programa para explicar todas as suas características e funcionalidades mais importantes.

Obviamente, avisamos que usaremos a versão gratuita do Windows como exemplo . Embora não tenhamos opções interessantes, é a versão que a maioria das pessoas usará.

Índice de conteúdo

O que você deve saber sobre o 3DMark

Antes de começarmos a trabalhar, vamos entrar um pouco no contexto e aprender algo com o 3DMark .

Este programa foi criado pela empresa UL Benchmarks e possui vários aplicativos irmãos para diferentes tarefas, como Servermark ou VRMark . Mais especificamente, o 3DMark é um conglomerado de testes criados para testar diferentes equipes na GPU e na CPU . Com ele, podemos testar desde os laptops e tablets mais comuns até as máquinas de combate mais poderosas.

Você pode aprender mais sobre o programa visitando o site e, como é comum, temos uma versão gratuita e uma versão avançada, embora a última seja paga. No entanto, falaremos exclusivamente sobre os benefícios da versão gratuita para computadores Windows .

Para instalar o 3DMark , temos que seguir uma série de etapas um tanto peculiares que contaremos a seguir:

  • Instale o Steam Vá à loja e procure o 3DMark Acesse a página principal do programa ( custará 24, 99 €). Ao lado, pressione a opção "Download Demo"

Ele pesa aproximadamente 8 GiB e, após alguns minutos de download, tudo estará pronto para iniciar os testes. Quando você abre o programa, a primeira coisa que verá é a seguinte tela Iniciar.

Aqui você pode ver que ele detecta as características do seu sistema ( sistema operacional, memória principal, RAM, CPU e GPU) e também uma recomendação. Dependendo do equipamento que você possui, ele mostra um ou outro teste, já que teremos vários testes disponíveis.

Na versão avançada, diferentes testes serão desbloqueados, como as versões Extreme (resolução 4K) e outras, como os testes DLSS e Ray Tracing . Por outro lado, também podemos editar a configuração de teste.

Os diferentes testes do 3DMark

Na versão básica, teremos Time Spy, Night Raid, Fire Strike, Sky Diver, Cloud Gate, Ice Storm e Ice Storm Extreme disponíveis .

Os testes que você vê em preto e branco estão bloqueados para a versão avançada ou comercial.

Todos os testes são compostos de uma "cinemática" feita em tempo real que você precisará carregar. Em seguida, você realizará três ou quatro testes nos quais trabalhará exclusivamente em um componente, por exemplo, o gráfico. Finalmente, a simulação terminará completamente e você receberá um resumo com as pontuações gerais e específicas para cada teste. Você verá algo semelhante a este:

Do ponto de vista cinematográfico ou jogável, elas podem não ser muito impressionantes, mas é preciso lembrar que tudo é calculado e feito em tempo real. Embora todos os truques possíveis sejam encontrados em um jogo para economizar recursos, aqui é o contrário. Tudo é meticulosamente cuidado para que exija às equipes um desempenho concreto.

Por esse motivo, o Fire Strike foi o principal teste do 3DMark por vários anos. No entanto, por ser "meio obsoleto" para as novas demandas tecnológicas, agora essa posição é ocupada pelo Time Spy , que é consideravelmente mais exigente.

A seguir, falaremos sobre cada teste individualmente.

Time Spy

Atualmente, o teste Time Spy é o teste básico mais exigente e é uma referência baseada no DirectX 12 . Ele testa nosso computador em diferentes aspectos novos, como cálculo assíncrono, multi-adaptador explícito ou processos multiencadeados. Além disso, a resolução nativa de execução é 2460 × 1440 , que muitos conhecem como 2K ou 1440p .

Após o teste principal, teremos mais três: dois para a placa de vídeo e um para o processador e cada um requer aspectos diferentes dos componentes. Por exemplo, os testes gráficos têm muitos objetos transparentes, sombras de partículas ou iluminação volumétrica com faixas avançadas com centenas de luzes.

Embora poucos jogos tirem vantagem de ter vários núcleos disponíveis, mais e mais títulos o implementam. É apenas uma questão de tempo até que isso se torne a norma.

Atualmente, o campeão do Time Spy é um usuário de Samoa chamado K | NGP | M com 38.665 pontos, apenas 2.000 a mais que o segundo.

Greve de fogo

O Fire Strike é o principal teste básico deste programa há muitos anos , mas já foi substituído pelo Time Spy. Ao contrário do irmão mais novo, ele é desenvolvido com o DirectX 11 , mas não o subestime, pois é capaz de testar até computadores com overclock superior. A resolução nativa de execução é 1920 × 1080 , usada pela maioria dos usuários.

O teste principal possui muitas áreas onde abundam iluminação volumétrica e partículas. Outros efeitos, como simulações de fumaça ou iluminação dinâmica de partículas, são testados nos testes principal e específico.

No entanto, em vez de ter um teste para o processador, teremos um teste físico. Nele, serão iniciadas 32 simulações paralelas de corpos brancos e rígidos, sim, todas executadas na CPU .

Finalmente, como cereja no topo do bolo, teremos um teste em que combinamos as tecnologias do início com as físicas da segunda parte. Dessa maneira, exigimos o máximo da GPU e da CPU .

O usuário que mantém a primeira posição é igual à anterior. Usuário samoano K | NGP | M Ele é o primeiro com 59.386 pontos, 6.000 acima do segundo medalhista.

Invasão noturna

Depois de cruzarmos a fronteira dos benchmarks básicos para desktops, passamos a outros mais leves.

Na coluna da direita, temos principalmente informações gerais do programa. Nossa versão atual, a licença (se a tivermos) e a opção de compra, se não. Por outro lado, temos uma lista com todos os testes disponíveis, sendo os inacessíveis aqueles com atualizações disponíveis.

Antes de ir para a última seção, precisamos informar que temos mais opções, mas para cada referência. Cada um dos testes que vimos tem configurações especiais, mas só são acessíveis se você tiver a versão completa do 3DMark .

Palavras finais no 3DMark

Já falamos sobre esse programa mais de uma vez e como é bom para os benchmarks. É um programa bastante completo, simples de usar e muito intuitivo para a maioria dos usuários, por isso recomendamos completamente.

Seja você um novato no tópico ou um overclocker especialista, o 3DMark pode ser sua base para a maioria das tarefas. No entanto, se você é essa segunda categoria de usuários , recomendamos que você desbloqueie todos os recursos obtendo a versão paga. Coisas como o teste de estresse podem ser realmente úteis para você.

Também gostamos de falar sobre a cultura que o 3DMark possui nos rankings globais de pontuação. Os usuários mais entusiasmados mudam de equipe de todas as maneiras possíveis para alcançar os melhores resultados e isso se reflete nos pódios de cada benchmark.

É comum que eles usem refrigeração abaixo de zero, overclock extremo e outras técnicas que colocam o equipamento em risco. No entanto, em troca, obtêm o mérito e a satisfação de derrotar uma marca que parecia imbatível.

E para você, o que você acha do 3DMark e de seus benchmarks? Que funcionalidade você adicionaria se pudesse? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.

Fonte 3DMark

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button