Hardware

16 coisas a fazer após a instalação do ubuntu 16.10

Índice:

Anonim

O Ubuntu 16.10 já está conosco, pois em todas as versões do Ubuntu há uma série de diretrizes recomendadas após a instalação do sistema operacional para garantir que todos estejam como deveriam e que funcionem perfeitamente.

O Ubuntu 16.10 inclui muitas melhorias para oferecer maior desempenho e maior compatibilidade, é claro que não esquece a facilidade de uso, um dos pilares fundamentais do Ubuntu, e uma aparência visual muito atraente. Recomendamos que você leia nossa postagem sobre o que há de novo no Ubuntu 16.10 e seus requisitos de sistema.

15 pontos a serem lembrados após a instalação do Ubuntu 16.10

Aqui estão 15 pontos que você deve ter em mente e verificar após instalar o seu novo sistema operacional Ubuntu 16.10.

1. Verifique se há atualizações

Após o lançamento de uma nova versão do Ubuntu, é muito normal que, durante os primeiros dias, um grande número de atualizações chegue ao sistema, com isso garantimos que ele esteja atualizado e no melhor estado possível. Para atualizar seu Ubuntu 16.10, digite os seguintes comandos no terminal:

sudo apt-get update sudo apt-get atualização

2. Instale drivers gráficos proprietários

O Ubuntu vem com os drivers proprietários desativados por padrão. Para obter o máximo desempenho no Ubuntu, é necessário ativar os drivers proprietários de uma maneira muito simples:

  1. Abra o módulo "Software e atualizações" no painel do Unity. Digite "drivers adicionais" Selecione os drivers que deseja instalar e aceitar

3. Instale os codecs de multimídia

O Ubuntu pode reproduzir um grande número de arquivos multimídia, embora, para isso, você precise instalar os codecs de multimídia correspondentes, faça isso no seguinte link:

Instalar extras restritos do Ubuntu

4. Ative minimizar com um clique

O Ubuntu 16.10 permite minimizar os aplicativos com um clique no ícone do painel do Unity, embora não esteja ativado por padrão. Para sua ativação, basta digitar o seguinte comando no terminal:

gsettings set org.compiz.unityshell: / org / compiz / profiles / unity / plugins / unityshell / launcher-minimize-window true

5. Mova o iniciador do Unity

Não quer mais ver o lançador Unity de lado? Você pode movê-lo para a parte inferior, superior ou outro lado, embora seja necessário ativar a opção com o seguinte comando no terminal:

gsettings set com.canonical.Unity.Launcher launcher-position Bottom

6. Instale um novo tema da área de trabalho

O Ubuntu é bastante atraente por padrão, mas se você não gosta da aparência, pode instalar novos temas da área de trabalho. Na seção "Aparência" do menu de configurações, você pode fazer várias alterações, como o plano de fundo da área de trabalho, alternar entre os temas Ambiance e Radiance e várias configurações nos ícones do Unity. Se não for suficiente, você poderá fazer mais modificações com o aplicativo Unity Tweak Tool e instalar vários temas adicionais, como o Arc oNumix, dois dos mais populares.

Instale a ferramenta Tweak da unidade

Instale o tema Arc GTK

Instale o tema Numix GTK

Instale os ícones do Numix

7. Ative a barra de menus dos aplicativos

A barra de menus dos aplicativos aparece por padrão no painel superior do Unity; se não for do seu agrado, você pode movê-lo para a janela de cada aplicativo de uma maneira muito simples para obter uma aparência mais tradicional:

  1. Vá para 'Configurações do sistema> Aparência' Encontre a guia 'Comportamento' Encontre a seção: 'Mostrar menus para uma janela' marque a opção 'na barra de título da janela'

Você também pode modificar a visibilidade para que ela seja sempre exibida com as opções "visibilidade do menu" e marcando "Mostrar sempre"

8. Instale vários aplicativos do Ubuntu Software

O Ubuntu inclui vários aplicativos pré-instalados, embora seja muito provável que o usuário precise instalar um pouco mais para as tarefas do dia a dia, os mais comuns são:

  • GIMP - Alternativa Photoshop Corebird - Cliente Twitter Geary - Aplicativo leve de e-mail VLC - Chromium media player - Navegador de código aberto Shutter - Ferramenta de captura de tela Virtualbox - Emulação de máquina virtual gratuita

9. Instale aplicativos de outras fontes

Nem todos os aplicativos disponíveis para Linux vêm do Ubuntu Software, portanto, é muito provável que você precise instalar aplicativos de outras fontes de terceiros, alguns dos mais importantes são:

  • Google Chrome - Navegador da web do Google Dropbox - Serviço de armazenamento em nuvem Telegram - Aplicativo de mensagens Skype para Linux (Alpha) - Aplicativo de videoconferência Rambox - todos os seus serviços de mensagens em um aplicativo Spotify Web Player para Linux - reprodutor de música em streaming Vivaldi - navegador da web para desenvolvedores

10. Configure seus serviços online

Muitos de nós trabalhamos com vários dispositivos e sistemas, portanto, precisamos usar um ou mais serviços de armazenamento em nuvem (Dropbox, Google Drive, OneDrive) para manter todos os nossos arquivos acessíveis. Não se esqueça de configurá-los para poder acessar rapidamente todos os seus arquivos. conteúdo quando você precisar.

11. Instale um limpador de sistema

Como fazemos no Windows com o Ccleaner, Linux, existem muitas ferramentas de limpeza para manter nosso sistema em perfeitas condições por um longo tempo. O BleachBit é a ferramenta de limpeza por excelência para Linux e é muito fácil de usar. Seu uso é especialmente recomendado se você atualizou o Ubuntu 16.10 a partir de uma versão anterior para limpar todos os arquivos desnecessários. Apenas tome cuidado antes de excluir qualquer coisa e, se você não tiver certeza de um arquivo, não o exclua.

Instale o BleachBit no Ubuntu

12. Adicione indicadores úteis

Applets são pequenos indicadores para o painel do sistema que nos fornecem informações muito úteis, seu número vem crescendo ao longo dos anos e já encontramos indicadores para tudo, redes sociais, meteorologia, informações do sistema… alguns dos melhores são:

  • Configurações de som Iniciador simples da unidade indicadora de clima Lista o iniciador Monitor de carga do sistema Indicador Twitch.tv

13. Integre o Firefox ao Unity

O navegador padrão do Ubuntu é o Firefox e, por um motivo importante, é um navegador moderno, com bom suporte e excelente desempenho. Existem algumas coisas que o Firefox não faz por padrão e uma delas é a integração com o Unity para enviar notificações flutuantes ou mostrar barras de progresso no painel do Unity. Felizmente, a integração do Firefox com o Unity é muito simples e você só precisa instalar algumas extensões:

Notificação do Firefox

Barras de contagem e progresso

14. Unidade de Teste 8

O Unity 8 é o novo ambiente de desktop desenvolvido pela Canonical para Ubuntu e que utiliza o gerenciador de janelas Mir, são as duas partes fundamentais para alcançar a convergência desejada e já estão incluídos no Ubuntu 16.10, embora não sejam a opção padrão. Para usar o Unity 8 e o Mir, basta selecioná-los na tela de login e apreciá-los.

Lembre-se de que o Unity 8 ainda está em desenvolvimento, portanto, não é recomendável usá-lo em um PC de trabalho comum; é muito provável que ele apresente erros graves e até não funcione corretamente, se você testá-lo por sua conta e risco.

15. Mostre o Ubuntu aos seus amigos

Depois de ter o Ubuntu 16.10 ao seu gosto, é o momento perfeito para exibi-lo na frente de seus amigos e eles decidem experimentá-lo, lembre-se de que o Ubuntu é gratuito para que você possa gravá-lo em um DVD ou distribuí-lo em uma unidade flash para quem quiser com total liberdade.

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button