10a geração de intel: tudo o que sabemos até agora
Índice:
- O status dos processadores Intel
- A 10a geração de processadores Intel de 10 nm
- Data de lançamento
- Desempenho geral
- Desempenho gráfico
- Características gerais
- O futuro após a 10ª geração da Intel
- Palavras finais sobre a 10ª geração da Intel
Sabemos que a chegada da AMD no palco abalou um pouco o cenário dos processadores. No entanto, se você ainda confia na Intel e no que ela tem para nos mostrar, está no lugar certo. Vamos contar tudo o que sabemos e todos os vazamentos da 10ª geração da Intel , o chamado Ice Lake.
Índice de conteúdo
O status dos processadores Intel
Atualmente para a Intel, a situação está um pouco nublada.
Após a partida do Ryzen 3000, é mais do que evidente que a AMD recuperou grande parte do terreno que perdeu anos atrás. Além disso, problemas com vulnerabilidades como Spectre ou Meltdown afetaram a imagem da empresa, por isso certamente não está passando por seus melhores momentos.
No entanto, a Intel permanece ereta e forte e mesmo tendo passado por momentos difíceis. Prova disso foram as declarações de Troy Severson , gerente de desenvolvimento de vendas da Intel , jogos e PCs de realidade virtual . Segundo o representante, embora a AMD tenha feito um ótimo trabalho em encurtar distâncias, a Intel ainda é uma aposta mais confiável.
Tanto nas tarefas do dia-a-dia quanto nos jogos (uma seção muito relevante), as CPUs da equipe azul parecem superiores. Se você seguiu algumas de nossas análises de processadores, notou que a Intel ainda é muito alta em termos de jogos. Apesar de ter especificações mais baixas (menos memória cache, menos núcleos…), a boa otimização de seus sistemas permite obter mais desempenho.
No entanto, a confusão que está sendo gerada com o mundo dos processadores talvez seja esclarecida um pouco com a 10a geração da Intel . Esses novos processadores trazem melhorias em todos os aspectos. Eles têm novos transistores, aprimoramentos do IPC e outras coisas interessantes.
A 10a geração de processadores Intel de 10 nm
Como sempre, começaremos destacando a atualização mais importante que os processadores Intel Ice Lake trazem: seus transistores.
A nova microarquitetura “Sunny Cove” é a que veremos na próxima geração de CPUs e eles montam transistores consideravelmente menores. Comparado aos 14nm que tivemos por vários anos, uma redução para 10nm é bastante notável. Não é de surpreender que tecnologicamente eles ainda estejam atrás da concorrência, que já possui transistores de 7 nm .
Quando reduzimos o tamanho das peças em nosso processador , sempre temos as mesmas melhorias:
- Mais espaço para colocar mais transistores Mais potência, porque os transistores são consideravelmente mais eficientes Novas e otimizadas maneiras de calcular dados, o que geralmente melhora o desempenho geral das unidades
Por esses motivos, sabemos que Ice Lake e Tiger Lake trarão ar fresco e muita energia ao duelo entre a AMD e a Intel . Infelizmente, a primeira coisa que veremos da 10ª geração da Intel serão suas versões U e Y, ou seja, modelos de laptop.
Por outro lado, temos que comentar que a Intel adicionará pela primeira vez uma Inteligência Artificial para suportar a CPU . Diferentemente do que vemos em alguns laptops onde regulam o consumo, a empresa californiana garante uma melhoria cerca de 2, 5 vezes maior com o Intel Deep Learning Boost .
Os dados sobre esse assunto são muito breves, mas é algo que estamos muito interessados em aprender.
Data de lançamento
Pelo que entendemos, a Intel estava no início do ano dando os retoques finais em sua linha Ice Lake . Mais tarde, durante este verão, eles se dedicaram a criar e finalizar as primeiras amostras para determinados usuários e já compartilharam alguns modelos de teste.
Um exemplo disso foi o laptop com Intel Ice Lake que o portal de informações PCWorld obteve onde mostrou a grande melhoria que a equipe obteve. Infelizmente, essas unidades ainda não estão à venda, mas você pode esperar um pouco, porque elas sairão mais cedo do que você imagina.
Se você está pensando em comprar um laptop leve, poderoso e elegante, você deve esperar até o Natal. Como esperamos, os primeiros laptops à venda com a 10a geração da Intel serão lançados ainda este ano.
Qualquer computador com a 10ª geração da Intel dentro terá uma etiqueta com a marca "Engineered for Advanced Mobility" semelhante à marca "Intel Inside" . Quanto às CPUs de desktop , ainda não sabemos nada sólido, por isso já sabemos mais sobre elas em 2020.
Desempenho geral
Em relação ao desempenho, podemos afirmar que serão equipes quase inteiramente poderosas.
Segundo dados da mesma Intel , os novos processadores apresentam uma melhoria média no IPC (Instruções por Ciclo) de 18%. Na melhor das hipóteses, a Intel Ice Lake conseguiu atingir uma velocidade de 40%. As condições para reproduzir isso são um mistério, mas certamente é algo a destacar.
Em relação a dados mais sólidos, temos benchmarks retirados do notebook de teste PCWorld , que foram testados em 15W e 25W de potência.
Como não era um computador comercial, algumas partes não eram adequadas para o chassi. No entanto, os resultados obtidos foram bastante positivos.
Eles foram comparados com o Dell XPS (o melhor notebook da Intel de 8a geração) e o HP Spectre (um notebook da Intel de 8a geração com desempenho aceitável). Quanto à força bruta do processador, a vantagem foi bastante aceitável.
Em tarefas como transferência de arquivos, PCMark 10 e Cinebench , a equipe de teste costumava obter melhores resultados na maioria dos casos.
É verdade que, em raras ocasiões, foi superado pelo Dell XPS , mas devemos lembrar que este laptop possui um ótimo sistema de refrigeração e uma boa combinação de componentes, algo que o equipamento de teste não possui.
Então temos que falar sobre o poder dos gráficos, algo em que a Intel melhorou bastante.
Desempenho gráfico
Na seção de gráficos, temos que falar sobre a nova plataforma que a empresa possui para gráficos integrados. No lugar dos antigos gráficos HD da Intel , alguns dos novos processadores montam os próximos gráficos integrados à nova arquitetura Xe Gen 11 , a Iris Plus .
Em teoria, esses novos gráficos têm um desempenho de até 1, 1 TeraFlOps (operações Tera-Floating), dobrando a geração anterior de iGPUs .
Quanto aos benchmarks reais, esse novo padrão de energia significará um antes e um depois em relação ao desempenho portátil. Nos benchmarks feitos pela PCWorld , pudemos ver claramente como a potência gráfica realmente dobrou em muitos casos, em comparação com a geração anterior.
Não é tão poderoso quanto gráficos discretos, mas está muito próximo do poder que a Radeon Vega nos oferece , por exemplo. De fato, a própria Intel fez uma pequena comparação com a concorrência direta e os resultados foram principalmente positivos:
Radeon Vega vs Iris Plus
Como conclusão, podemos esperar que os novos processadores portáteis da Intel tenham um desempenho muito melhor em mais situações.
Para videogames leves e alguns médios, eles funcionarão perfeitamente, mas também para outras tarefas, como a criação de conteúdo. Neste último tipo de tarefa, não é vital ter muita força gráfica, mas quanto mais você tiver, melhor. Portanto, acreditamos que esses gráficos satisfarão um grande número de usuários, especialmente aqueles que buscam uma experiência leve com ultrabooks e similares.
Características gerais
A 10ª geração da Intel trará uma série de melhorias em todos os seus processadores, mas o que podemos esperar.
Para começar, em todas as suas unidades implementará novos padrões como o Thunderbolt 3 ou o Wi-Fi 6 . Esses pequenos avanços agregam valor aos processadores e trazem tecnologias inovadoras que poucas marcas ainda usam para a mesa de discussão .
RECOMENDAMOS Intel Skylake e Kaby Lake são vulneráveis a explorações de USBEm relação ao consumo, os novos processadores Intel tentarão diminuir o consumo que geralmente precisam. Dependendo do modelo, veremos um consumo que varia entre 9W e 28W.
Em relação à RAM , não devemos esperar suporte para números muito maiores. Aparentemente, a 10ª geração da Intel suportará frequências de memória de até DDR4-3200 , algo que não se compara aos números que a AMD nos oferece.
No entanto, devemos lembrar que a maneira como as duas marcas tratam as memórias é diferente. O caso mais claro é que a Intel tende a obter velocidades de resposta consideravelmente mais baixas , apesar de testar os testes com os mesmos módulos.
Em relação às especificações mais gerais, teremos:
- Distribuições principais de 2/4 a 6/12 (núcleos / threads) Maiores frequências de clock em algumas unidades (até 4, 9 GHz) Uma boa base de cache do Intel Smart Cache (até 12 MiB) Modos de consumo especializados (desempenho máximo em 25W / desempenho em 4 núcleos sem ventilador 4.5W) Interfaces de memória mais rápidas As tecnologias Intel Adaptix e Intel Dynamic Tuning para melhorar os tempos de ativação e o desempenho nas tarefas diárias, respectivamente.
O futuro após a 10ª geração da Intel
Já temos a rota traçada após o Intel Ice Lake e ela existe sob o pseudônimo de Intel Tiger Lake .
Como eles programaram a equipe azul, este novo processador lançará uma nova arquitetura, tanto do processador quanto dos gráficos integrados. Portanto, esperamos que traga melhorias significativas em todos os aspectos.
Sabemos que o Intel Ice Lake já parece ser uma melhoria significativa em relação ao Sky Lake . No entanto, a Intel espera que o Tiger Lake também se torne uma atualização semelhante por ser visivelmente mais eficiente e poderoso. Os primeiros dados que temos sobre o Userbenchmark são de peças de engenharia, embora os resultados sejam incrivelmente bons.
Por outro lado, a Intel também falou sobre um futuro ainda mais distante. Aparentemente, eles esperam que, em dois anos, comecem com os primeiros modelos de 7 nm, então possivelmente em 2021 já temos novas notícias.
Rota após a 10ª geração da Intel
Parece um movimento muito abrupto, considerando o tempo de 14nm, mas é definitivamente uma coisa boa para os usuários. No entanto, como você pode imaginar, não temos informações sobre esses futuros processadores.
Palavras finais sobre a 10ª geração da Intel
A verdade é que a 10ª geração da Intel trará uma melhoria considerável nos laptops. Se você precisar ou quiser comprar um laptop, nossa recomendação é aguardar o lançamento dos primeiros modelos com o Intel Ice Lake .
Graças aos poderosos gráficos integrados, podemos ter equipamentos sem gráficos discretos, para que o peso seja reduzido sem sacrificar muita energia. Além disso, em termos de potência de núcleo único e multinúcleo, estaremos bem servidos, portanto, a maioria das tarefas será bastante simples.
Atualmente, para ter equipamentos desse calibre, precisamos recorrer a modelos de jogos. Embora eles nos ofereçam uma potência muito boa, eles sempre pesam mais de 1, 8 kg e muitos deles tendem a ter telas de 15, 6 ″, então perdem a mobilidade. Em vez disso, devido à distribuição de energia dos novos processadores, espera- se que os primeiros computadores portáteis sejam ultrabooks.
Se falarmos mais diretamente sobre processadores, achamos que é um bom salto geracional. A mudança na arquitetura e nos transistores traz novo sangue à paisagem e a inclusão de novas tecnologias é sempre apreciada. Não teremos suporte para alguns como PCIe Gen 4 , mas teremos Wi-Fi 6 ou Thunderbolt 3, o que nos parece uma decisão melhor.
Mas agora você nos diz: o que você espera do Intel Ice Lake ? Quanto você pagaria por um laptop com um Intel Core i7 de 10a geração ? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.Ci Pci express 4.0: tudo o que sabemos até agora
No início do ano, o consórcio de padrões PCI-SIG ratificou e publicou a especificação PCI Express 4.0 na versão 1.0. Tudo o que você precisa saber.
Nvidia rtx 2060, tudo o que sabemos até agora
Espera-se que o RTX 2060 seja construído em torno de uma versão ligeiramente reduzida da GPU TU106 usada no RTX 2070.
Amd navi: tudo o que sabemos até agora e o que esperamos
Explicamos tudo o que sabemos até agora sobre as novas placas gráficas AMD NAVI: design, desempenho possível ...