1.1.1.1 Vs 8.8.8.8 cloudflare ou google, que é mais rápido?
Índice:
- Mas o que um DNS faz?
- Então, por que queremos configurar um servidor DNS
- 1.1.1.1 vs 8.8.8.8
- Referência de DNS
- DNS Jumper
- DNSperf (Web)
- Principais características do 1.1.1.1 vs 8.8.8.8
- Conclusão sobre a comparação 1.1.1.1 vs 8.8.8.8
Aproveitamos a vantagem que o Cloudflare está dando com seu serviço DNS e seu novo aplicativo Warp para iOS e Android, para comparar 1.1.1.1 vs. 8.8.8.8. Vamos confrontar esses dois serviços DNS, o primeiro oferecido pelo CloudFlare e o segundo oferecido pelo Google para ver qual é o mais rápido, bem como seus prós e contras.
Índice de conteúdo
Existem muitos usuários que nunca usaram um servidor DNS em seus computadores, seja PC ou Smartphone, porque desconhecem sua existência ou porque lhes parece que eles entram nas propriedades da rede para atribuir um servidor DNS preferido em vez de usar o próprio ISP ou o seu próprio roteador.
Mas o que um DNS faz?
Um DNS ou sistema de nomes de domínio é um protocolo pelo qual um nome de domínio pode ser associado a um endereço IP. O que estamos fazendo é converter os nomes dos endereços URL que escrevemos no navegador para endereços que possam ser entendidos pelo protocolo de rede e pelos sistemas de conexão, ou seja, para um endereço numérico como IP. Por exemplo, "profesionalreview.com" seria o nome que colocaríamos no navegador e o endereço 213.162.214.40 seria o endereço que nosso roteador entenderia.
Normalmente, isso é feito automaticamente em qualquer dispositivo, seja um PC ou um Smartphone, já que o adaptador de rede ou, no caso, o próprio roteador, carrega consigo uma certa configuração para resolver nomes de domínio da Internet e, assim, salvar o trabalho.. Por padrão, o servidor de nomes de domínio do nosso PC pode ser o próprio roteador, que acessa e resolve os nomes através do próprio DNS do ISP que facilita a conexão.
Então, por que queremos configurar um servidor DNS
Bem, porque o DNS determinará em grande parte a velocidade de acesso às páginas da Internet, isto é, latência, algo que os jogadores online conhecem bem. Obviamente, isso não vai melhorar a cobertura ou expandir nossa largura de banda, mas pode diminuir a latência na conexão, resolvendo os endereços que acessamos anteriormente.
Existem muitos servidores DNS gratuitos disponíveis e é muito fácil configurá-los em nosso PC para serem usados em vez do designado automaticamente.
Nesse sentido, os servidores DNS mais rápidos quase sempre foram os servidores de nível 3 dos EUA com latências realmente baixas. Embora certamente o que você mais tenha ouvido falar seja o DNS do Google, já que o Googles está empolgado e a verdade é que ele não é o DNS mais rápido do momento.
É por isso que o Cloudflare também decidiu entrar neste mundo de DNS livre com seus 1 4 ou qual é o mesmo endereço IP 1.1.1.1 Quem não se lembraria? E o melhor de tudo, ele se posicionou como um dos serviços DNS mais rápidos, superando seus rivais gratuitos mais diretos, incluindo o Nível 3. Mas é claro, é muito fácil dizer isso sem ter dados tangíveis, é por isso que vamos Vamos ver em primeira mão se essas afirmações ousadas são verdadeiras ou não. Para isso, enfrentaremos 1.1.1.1 vs. 8.8.8.8 e também 1.0.0.1 e 8.8.4.4. DNS primário e secundário de cada gigante. Vamos lá.
1.1.1.1 vs 8.8.8.8
Nesta comparação, usaremos alguns dos programas mais conhecidos para testar a velocidade de cada serviço DNS. Obviamente, verificaremos a solvência do DNS primário e secundário, pois é normal usar os dois simultaneamente.
O que estamos procurando? Bem, procuramos principalmente uma coisa, velocidade e menos latência no tempo de estabelecimento da conexão. É o que normalmente conhecemos como o ping da conexão. Embora todos os testes estejam em condições iguais, a latência também dependerá muito da conexão de rede que temos, da localização e do servidor ISP.
Referência de DNS
O primeiro programa que usaremos é chamado DNS Benchmark e é capaz de verificar a velocidade de qualquer DNS que introduzimos nele. Não precisaremos instalá-lo e também é um programa totalmente gratuito que já traz uma grande lista de servidores DNS.
Como estamos interessados apenas nesses dois, vamos eliminar todos eles e colocar os dois que compararemos. Clicamos apenas uma vez no botão de referência e mostraremos os resultados obtidos neste único teste.
Bem, pelo menos neste programa, vemos que o serviço DNS do Cloudflare é realmente mais rápido que o do Google em seus dois servidores. A diferença não é grande, portanto, nesse sentido, ambas serão perfeitamente válidas
Vamos explicar melhor esses resultados (menos é melhor):
- Barra vermelha: este é um teste no qual o servidor DNS procura o nome de domínio no cache. Todos os DNS têm um cache de nomes para tornar a pesquisa mais rápida. A este respeito, 1.1.1.1 vence 8.8.8.8 facilmente. Barra verde: este teste força o DNS a procurar um nome de domínio não armazenado em cache. Também vemos que a velocidade dos servidores do Cloudflare é maior. Barra azul: é para procurar nos servidores DotCom o endereço IP associado aos nomes de domínio. E, neste caso, vemos que os quatro são muito pares, embora 8.8.8 seja um pouco mais rápido que o resto.
DNS Jumper
Este é outro dos programas gratuitos mais usados para testar a latência dos principais servidores DNS do mundo. Deixamos a lista completa de servidores para ver qual é a latência em milissegundos de cada um. Da mesma forma, realizamos apenas um teste, sem buscar nenhum resultado específico, afinal, nenhum deles nos paga nada para fazer isso.
E vemos que o CloudFlera é novamente o servidor DNS de menor latência. Sinceramente, não esperávamos que estivesse no topo da lista, com apenas 20 milissegundos de tempo de resposta. 8.8.8.8 está no meio da lista com um acesso de 53 milissegundos, ou seja, 23 milissegundos a mais. Para fins práticos, isso não influenciará muito a navegação na web, mas podemos notar mais nos jogos on-line e esportivos, nos quais cada milissegundo conta para obter o menor GAL possível.
DNSperf (Web)
Para finalizar, também testaremos a latência global do provedor DNS com servidores espalhados por toda a região geográfica. Nesse caso, o que vamos fazer é configurar nosso Windows 10 com cada um dos servidores para serem verificados para ver seu desempenho. Obviamente, usaremos profesionalreview.com como um elemento a ser resolvido em cada caso.
Esse caso é muito mais complicado de estudar, pois os resultados da latência são amplamente distribuídos entre os dois serviços. O que vemos claramente é que existem mais sinais verdes nos EUA no caso do Cloudflare do que no Google. Da mesma forma, também vemos valores um pouco mais baixos nos servidores na Europa e na Austrália.
Está então mais do que provado que, para nossa conexão específica, Málaga / Espanha, o servidor DNS do Cloudflare é uma opção melhor que a do Google.
Principais características do 1.1.1.1 vs 8.8.8.8
Bem, já vimos quem ganha em termos de velocidade, mas ainda não fornecemos uma descrição muito detalhada desses dois servidores DNS, que são gratuitos como podemos imaginar. Mas, para vermos essas características de uma maneira mais gráfica, o melhor será fazê-lo em uma lista, mais rápido e fácil de entender.
DNS do Cloudflare:
- Um dos serviços DNS mais rápidos hoje em dia É grátis Você não precisa de uma conta de usuário para trabalhar Ele oferece um aplicativo Android que ativa 1.1.1.1 one-touch (Warp) Ele funciona através de sua rede VPN global Ele oferece um serviço Premium para adquirir até mais velocidade (Warp +) Suporte para redes IPv4 e IPv6 Suporte para DNS sobre TLS e DNS sobre HTTPS (conexões ponto a ponto criptografadas)
- Pode haver a possibilidade de que algum aplicativo não funcione devido a estar dentro de uma VPN.
DNS do Google:
- É gratuito Você não precisa de uma conta de usuário para trabalhar Você implementou recentemente servidores DNS sobre TLS e DNS sobre HTTPS espalhados por todo o mundo Boa velocidade no serviço DotCom Suporte para redes IPv4 e IPv6
- Maior latência Não possui aplicativo específico, embora do Android 9 Pie possa ser configurado como DNS dedicado. Eles não permitem que o usuário configure a lista de bloqueios.
Conclusão sobre a comparação 1.1.1.1 vs 8.8.8.8
Bem, já vimos em primeira mão que o Cloudflare continua sendo o servidor DNS mais rápido do mundo, pelo menos com a nossa conexão e localização. Recomendamos que você experimente esses programas, dependendo da sua localização, e conte-nos os resultados obtidos. É para isso que serve a caixa de comentários, como sempre.
Ambos os serviços são bastante semelhantes, com a nova implementação do Google com DoT e DoH, tornando-o um serviço finalmente mais seguro, que foi uma das grandes tarefas pendentes do gigante.
Se você deseja obter mais informações sobre o DNS do Cloudflare e como instalar e ativar o Warp no seu celular para aproveitar o DNS e a VPN, temos o que você precisa.
Também aproveitamos a oportunidade para recomendar a nossa lista dos melhores servidores DNS
Por que um ssd é mais rápido que um usb?
Por que um SSD é mais rápido que um USB? Descubra os motivos que tornam um SSD muito mais rápido que um USB. Leia tudo agora.
A Amd alega que o estripador de 2990wx é 50% mais rápido que o i9
A AMD 'acidentalmente' revelou alguns dados de desempenho para o seu próximo processador Ryzen Threadripper 2990WX, mostrado antes do i9-7980XE.
O imac pro de gama média é quase duas vezes mais rápido que o imac 5k de gama alta e 45% mais rápido que o mac pro de 2013
O iMac Pro de 18 núcleos será, sem dúvida, o Mac mais rápido que já existiu, como evidenciado por testes que já foram realizados