Xfr amd ryzen: o que é esta tecnologia de overclock automático?
Índice:
Desde o evento AMD New Horizon, falamos sobre a tecnologia XRF dos novos processadores AMD Ryzen, mas o que exatamente é o XFR (eXtended Frequency Range) e como ele pode beneficiar o consumidor? Reunimos este artigo para explicar aos nossos leitores o que é essa nova adição à nova geração de CPU da AMD.
Como os processadores atuais funcionam e o que é o AMD XFR
Antes de entrarmos totalmente no conceito de XFR , precisamos entender como os processadores atualmente funcionam, pelo menos a maioria deles. Os processadores atuais incluem vários núcleos internos, temos processadores de 2 a 10 núcleos, existem realmente mais modelos de núcleos, mas eles não são direcionados ao setor doméstico.
Todos esses processadores operam a uma velocidade medida em MHz ou GHz, realmente não importa usar um ou outro, pois é como medir uma distância em metros ou quilômetros. Entre as características dos processadores, sempre encontramos a velocidade com que trabalham, por exemplo, 3, 5 GHz.
Como comentamos, os processadores atuais incluem vários núcleos, no entanto, isso não implica necessariamente que todos eles serão usados ao executar uma tarefa; existem muitos aplicativos que ainda hoje usam apenas um núcleo. Quando o processador usa apenas um núcleo ou vários deles, mas menos do que o total que possui, pode atingir uma velocidade operacional mais alta, isso é conhecido como velocidade turbo.
Vamos ver um exemplo: o Core i7-7700K tem uma velocidade de 4, 2 GHz e uma velocidade turbo de 4, 5 GHz. Isso significa que, quando todos os seus núcleos estão sendo usados, o processador trabalha em 4, 2 GHz e, quando usa menos núcleos do que os totais, trabalha em uma velocidade mais alta, que pode atingir 4, 5 GHz ou ficar abaixo. Isso ocorre porque, quando nem todos os núcleos são usados, o processador consome menos energia e aquece menos; portanto, é possível fazê-lo funcionar a uma velocidade mais alta sem nenhum risco.
Se o processador é capaz de atingir sua velocidade turbo depende de vários fatores, o mais importante é o número de núcleos que estão funcionando e o dissipador de calor que o usuário está usando. Se um dissipador de calor de baixa qualidade for usado, o processador ficará muito quente, apesar de usar apenas um núcleo e, portanto, não poderá atingir sua velocidade máxima ou não poderá mantê-lo por muito tempo.
A principal limitação deste sistema é que, uma vez atingida a velocidade turbo, o processador não aumenta sua velocidade devido ao excelente resfriamento que temos. É precisamente aqui que a tecnologia AMD XFR entra em jogo. Graças ao XFR, os processadores poderão exceder sua velocidade turbo quando o resfriamento os mantiverem frios o suficiente para que não representem um risco. Algo muito característico do XFR é que ele só funciona quando você está usando um núcleo de processador.
Um dos primeiros processadores a chegar ao mercado com a tecnologia XFR é o AMD Ryzen 7 1800X. Este processador tem uma velocidade de 3, 6 GHz e uma velocidade turbo de 4 GHz, quando todos os seus núcleos estiverem sendo usados, ele funcionará em 3, 6 GHz e, quando menos núcleos estiverem sendo usados, funcionará a uma velocidade de 4 GHz ou um pouco menos. Então, como o XFR afeta esse processador?
Se acompanhado por um resfriamento de qualidade suficiente, o Ryzen 7 1800X poderá usar a tecnologia XFR para exceder sua velocidade turbo de 4 GHz, a AMD afirma que o processador é capaz de atingir 4, 1 GHz graças a esta nova tecnologia. Como vemos, o aumento de velocidade fornecido pelo XFR é bastante pequeno, mas é algo que nos é oferecido gratuitamente e que, sem dúvida, melhorará o desempenho do processador.
RECOMENDAMOS VOCÊ Novos detalhes do processador de 16 núcleos da AMD, a serem anunciados em maioPortanto, o AMD XFR pode ser definido como uma segunda velocidade do processador turbo, que só será usada quando o usuário tiver um dissipador de calor suficientemente eficiente, para que a temperatura do processador seja mantida abaixo de certos limites de segurança. Sua operação é totalmente transparente para o usuário, pois não precisaremos fazer nada para iniciá-lo, quando as condições necessárias forem atendidas, ele entrará em operação e quando eles deixarem de se encontrar, o serviço deixará de funcionar.
O Evga x299 dark atualiza sua BIOS com um teste de estresse e overclock automático
A EVGA é conhecida principalmente por suas placas gráficas baseadas em hardware Nvidia e fontes de alimentação de alta qualidade, mas a EVGA também lançou um novo BIOS para seu EVGA X299 DARK, que adiciona suporte para um teste de estresse integrado e um utilitário para overclock automático.
O aplicativo de precisão x1 da Evga oferecerá overclock automático
O Precision X1 virá com uma nova funcionalidade chamada OC Scanner, esta ferramenta permitirá overclock automático.
O Apu Ryzen 4000 terá overclock automático de 100 mhz
A Ryzen 4000 APU parece ter uma tecnologia automática semelhante ao overclocking PBO da versão Ryzen 3000 para desktop.