Wprime: o que é este programa e para que serve?
Índice:
- O que é o wPrime ?
Exemplo de wPrime com vários núcleos
Obviamente, existem pessoas que criticam o programa por seu método de testar o desempenho. Como o programa baseia seu cálculo em raízes quadradas usando o método de Newton, algumas pessoas consideram os resultados confiáveis. Abaixo explicamos o porquê.
No entanto, como você já viu, o wPrime é apenas um dos muitos programas em que os processadores são testados. Isso ocorre porque nem todos os aplicativos testam os mesmos parâmetros e também nas mesmas condições. Caso contrário, todos os testes sintéticos que realizamos devem fornecer os mesmos resultados e as mesmas vantagens entre os processadores, algo que, como você já sabe, não acontece.
Portanto, com suas vantagens e desvantagens, o wPrime é um programa que nos oferece um resultado bastante consistente sobre o potencial dos processadores. Pelo menos nas revisões, nunca será o único teste que você verá e é improvável que compartilhe resultados com outros testes. Em alguns testes, a vantagem será de 10%, enquanto em outros 12%, entre outras pequenas diferenças.
Como o wPrime funciona?
- Crítica do método
- Últimas palavras sobre wPrime
Vamos começar uma pequena odisséia para revelar os segredos dos programas que costumamos usar nesta página. Hoje vamos ver o que é o wPrime , como funciona e para que serve. Se você estiver interessado, este e outros programas da mesma natureza continuam lendo.
Índice de conteúdo
O que é o wPrime ?
Exemplo de wPrime com vários núcleos
Obviamente, existem pessoas que criticam o programa por seu método de testar o desempenho. Como o programa baseia seu cálculo em raízes quadradas usando o método de Newton , algumas pessoas consideram os resultados confiáveis. Abaixo explicamos o porquê.
No entanto, como você já viu, o wPrime é apenas um dos muitos programas em que os processadores são testados. Isso ocorre porque nem todos os aplicativos testam os mesmos parâmetros e também nas mesmas condições. Caso contrário, todos os testes sintéticos que realizamos devem fornecer os mesmos resultados e as mesmas vantagens entre os processadores, algo que, como você já sabe, não acontece.
Portanto, com suas vantagens e desvantagens , o wPrime é um programa que nos oferece um resultado bastante consistente sobre o potencial dos processadores. Pelo menos nas revisões, nunca será o único teste que você verá e é improvável que compartilhe resultados com outros testes. Em alguns testes, a vantagem será de 10%, enquanto em outros 12%, entre outras pequenas diferenças.
Como o wPrime funciona?
Como mencionamos anteriormente, esse programa é baseado no método de Newton , também chamado de método de Newton-Raphson. Explicaremos brevemente como funciona, embora tentemos não entrar em assuntos muito complicados.
Este método é usado em qualquer função ou região de uma função que cruze o eixo X. Para facilitar o entendimento, representaremos o desenho em um gráfico em duas dimensões .
A idéia é encontrar o ponto da função cujo valor em X é igual a 0, mas não sabemos esse ponto, é claro.
Usando o método Newton-Raphson , usamos uma fórmula específica que ensinaremos a você e, em seguida , atribuímos um valor a X. Esse valor é completamente arbitrário, ou seja, escolhemos o que queremos, embora, se possível, o que achamos próximo do nosso objetivo.
Com esse valor de X , resolvemos a fórmula e obteremos um resultado. Com esse resultado, resolveremos a fórmula inicial novamente, mas trocaremos o valor de X pelo resultado obtido.
Esse processo precisa ser repetido várias vezes e, a cada iteração, estaremos um pouco mais próximos do resultado. Quando os resultados começam a dar o mesmo valor, significa que alcançamos um ponto de confiança adequado.
Para você ver a interação mais ou menos, na primeira iteração n é 0 e n + 1 é 1, mas na segunda iteração n é 1 en n + 1 é 2. Deixamos um pequeno vídeo com os mesmos dados para ver isso método em ação .
Crítica do método
As críticas que mencionamos anteriormente se referem à natureza autocorretiva do algoritmo de Newton-Raphson . Como dizem alguns usuários, conforme a fórmula se corrige, os resultados obtidos não são precisos o suficiente sobre o potencial de um processador.
Para simplificar, calcular 1 + 2 + 3 + 4… até 1000 é um método simples que não requer nada. Cada processador fará isso em um tempo específico e, quanto menos tempo for necessário, saberemos que ele tem mais energia.
No entanto, com o método Newton-Raphson, cada iteração depende do resultado de sua iteração anterior e, devido à natureza da fórmula, a tangente obtida é gradualmente corrigida.
Não há muitos usuários que defendem essa posição, pois o wPrime ainda é um programa notório. No entanto, é algo a ter em mente e que alguns portais de informação foram ecoados.
- O primeiro teste é rápido e podemos superá-lo em cerca de 10 segundos, o segundo é mais longo e, com seus resultados, podemos determinar a estabilidade do processador. Como a maioria das CPUs pode aumentar seu desempenho por um curto período de tempo, um longo teste mostra o desempenho real.
Ao testar, o programa não faz nenhuma alteração no sistema; portanto , se você deseja verificar todo o seu potencial, recomendamos fechar todos os aplicativos.
A seção Informações do hardware mostra apenas as informações coletadas do seu computador. Por outro lado, Exibir pontuações mostra os resultados no tempo que você está obtendo. Você pode carregar qualquer um deles na rede para comparar e compartilhar dados.
Por fim, uma seção bastante curiosa e muito relevante ao testar um processador é Definir contagem de threads, ou seja, escolher o contador de threads. Com isso, decidimos o número de núcleos (threads realmente) a serem testados e, assim , podemos verificar o desempenho deles em núcleos múltiplos, núcleos únicos ou algum outro número intermediário.
Últimas palavras sobre wPrime
Resumindo , aqui está tudo o que você pode aprender com o wPrime. No entanto, os limites deste programa simples são muito maiores.
Se você começou no mundo do overclock, deseja saber um pouco mais sobre o seu equipamento ou qualquer outro motivo, nós convidamos você a experimentar este aplicativo. Com um pouco de experiência e em diferentes contextos, você pode aprender muito sobre o seu processador e como testá-lo. Obviamente, o wPrime é um programa que normalmente usamos em nossas análises e confiamos em seus resultados.
Note-se que o programa não é atualizado desde 2013. No entanto, não é necessário nada, pois os dados dos processadores são obtidos da CPU-Z e, por outro lado, o algoritmo é algo imutável que ele simplesmente deve aplicar. repetidamente.
Se você tiver alguma dúvida, pode nos perguntar na caixa de comentários ou acessar o site do aplicativo.
▷ Ps / 2 o que é, para que serve e para que serve
Explicamos o que é a porta PS / 2, qual é a sua função e quais são as diferenças com a interface USB ✅ Classic em computadores dos anos 80
Amd storemi: o que é este programa e para que serve?
Se você está cansado de organizar suas memórias, falaremos sobre um aplicativo muito bom que organizará seus HDDs e SSDs chamados AMD StoreMI.
Speccy: para que serve esse programa e para que serve?
Aqui, explicaremos algumas informações sobre o programa Speccy, do Piriform, e também como usá-lo para tirar o máximo proveito dele.