Processadores

Western digital anuncia processador risc swerv

Índice:

Anonim

A Western Digital tem trabalhado com a RISC-V Open Instruction Set Architecture (ISA), na qual qualquer pessoa pode produzir um design de processador sem pagar nada em royalties ou taxas de licença. Finalmente anunciou o processador SweRV RISC-V com licença de código aberto.

Novo processador SweRV RISC-V com licença Open Source

Em 2017, a empresa prometeu mudar para o RISC-V em seus produtos de processamento de armazenamento, com o objetivo de enviar um bilhão de núcleos nos próximos dois anos. A Nvidia também começou a mudar de núcleos proprietários para o RISC-V para impulsionar a entrada / saída de seus produtos gráficos, a Rambus usa o RISC-V para peças de segurança e chegou até aos controladores de armazenamento SSD.

Recomendamos que você leia nosso artigo no Windows 10 ARM seja capaz de executar aplicativos de 64 bits nativamente

O núcleo do próprio SweRV é uma implementação superescalar bidirecional da variante de 32 bits do ISA RISC-V, apresentando um pipeline de nove estágios capaz de carregar várias instruções, para execução simultânea em ordem. Atualmente implantado em um nó de processo CMOS de 28 nm, o kernel é executado em até 1, 8 GHz e atinge uma taxa de transferência estimada de 4, 9 CoreMarks por megahertz.

A Western Digital confirmou que planeja não apenas usar o SweRV em seus próprios produtos, mas também lançá-lo sob uma licença de código aberto. Já o fez com duas tecnologias de suporte: o SweRV Instruction Set Simulator (ISS), através do qual as partes interessadas podem testar o kernel; e OmniXtend, que implementa memória cache consistente em uma malha Ethernet, concentrando-se em tudo, desde CPUs a GPUs e coprocessadores de aprendizado de máquina.

O SweRV será lançado no primeiro trimestre de 2019, confirmou a Western Digital. O que você acha do anúncio deste processador SweRV RISC-V com licença Open Source?

Fonte Techpowerup

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button