Processadores

Wave computing transforma arquitetura mips em código aberto

Índice:

Anonim

A arquitetura do conjunto de instruções MIPS da Wave Computing tem sido uma grande parte da computação do consumidor ao longo dos anos, sendo extremamente popular nas décadas de 1990 e 2000, devido ao uso em consoles e supercomputadores da época..

Arquitetura MIPS torna-se Open Source

A era de ouro do MIPS está por trás da chegada da arquitetura RISC-V de código aberto, algo que finalmente levou a Wave Computing a lançar o código MIPS, eliminando taxas de licença e royalties pelo seu uso, além de oferecê-lo a tudo através do MIPS Open. A Wave Computing espera que esse movimento acelere a capacidade das empresas, desenvolvedores e universidades de semicondutores de adotar e inovar usando a arquitetura MIPS como base para os projetos de sistema em chip da próxima geração.

Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre O que é e como abrir um arquivo EPS no Windows 10

Espera-se que todos os detalhes sobre o MIPS Open sejam revelados no primeiro trimestre de 2019, revelando exatamente como será aberto e gratuito, embora esse movimento indubitavelmente aumente a popularidade do MIPS entre os fabricantes de chips. O programa MIPS Open permitirá que os participantes baixem o IP básico, mecanismos de suporte e licenças para centenas de patentes de arquitetura, embora ainda não se saiba como a abordagem será comparada à natureza de código aberto do RISC-V.

O MIPS é uma arquitetura modular que suporta até quatro coprocessadores. Na terminologia do MIPS, o CP0 é o coprocessador de controle do sistema, uma parte essencial do processador definido pela implementação no MIPS I-V, o CP1 é uma unidade de ponto flutuante opcional (FPU) e o CP2 / 3 são coprocessadores Opções definidas pela implementação. Por exemplo, no console de videogame PlayStation, o CP2 é o GTE (Geometry Transformation Engine), que acelera o processamento da geometria em gráficos de computador 3D.

Fonte Overclock3d

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button