Hardware

Vesa anuncia displayport 2.0, excedendo em muito o HDMI 2.1

Índice:

Anonim

Quando o padrão HDMI 2.1 foi anunciado, a questão na mente dos entusiastas da tecnologia era a seguinte: Qual será a resposta da VESA? Agora sabemos qual é a resposta deles, DisplayPort 2.0, um novo padrão que oferecerá mais que 2 vezes o aumento da largura de banda em relação ao DisplayPort 1.4 e que provavelmente ocorrerá no final de 2020.

O DisplayPort 2.0 oferecerá largura de banda de 80 Gbps

O DisplayPort 2.0 não é um padrão completamente novo, pois captura grande parte do conjunto de padrões Thunderbolt 3 da Intel.

O DisplayPort 2.0 está usando a camada física do Thunderbolt 3, permitindo até 80 Gbps de largura de banda total usando o padrão unidirecional. No início deste ano, a Intel lançou o padrão Thunderbolt 3 para a indústria como um padrão isento de royalties, permitindo que terceiros não apenas implementem o Thunderbolt 3 em seus produtos sem pagar a Intel, mas também permitam que terceiros a reutilizem para criar outros padrões para o indústria. Outro exemplo de um grupo que redireciona o Thunderbolt 3 é o USB, que está usando o Thunderbolt para criar o USB4.

Visite o nosso guia sobre os melhores monitores de jogos do mercado

Com essa alteração, o VESA pode criar um padrão de conectividade que pode suportar 80 Gbps de largura de banda e operar em uma conexão DisplayPort ou USB Tipo C, excedendo a largura de banda máxima de 48 Gbps do HDMI 2.1.

Felizmente, o DisplayPort 2.0 manterá a compatibilidade com o padrão DisplayPort existente, enquanto alguns componentes opcionais dos padrões DisplayPort mais antigos serão necessários com o Displayport 2.0. Infelizmente, o suporte para VRR (Variable Refresh Rate), mais conhecido por VESA como Adaptive-Sync, continuará sendo um recurso opcional, diferentemente dos monitores HDMI 2.0.

A DSC (Display Stream Compression) se tornou uma parte obrigatória do Displayport 2.0, um recurso que recentemente se tornou parte dos produtos DisplayPort 1.4, com a AMD exibindo o recurso com suas próximas placas gráficas Navi na E3.

A VESA espera que os dispositivos DisplayPort 2.0 comecem a chegar no final de 2020, permitindo resoluções não compactadas de 8K e mais altas, níveis mais altos de HDR com maior profundidade de cor e uma infinidade de outras possibilidades de exibição.

Fonte Overclock3d

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button