Processadores

Usuários do Ryzen 3000 relatam altas tensões com a CPU ociosa

Índice:

Anonim

Com os processadores Ryzen de terceira geração da AMD nas mãos de usuários entusiastas de PC, muitos deles relatam tensões suspeitamente altas quando os processadores estão ociosos.

As ferramentas de monitoramento não reconhecem bem as tensões do Ryzen 3000

A AMD investigou esse fenômeno e afirmou que não era um problema. Aparentemente, a maioria dos utilitários modernos de monitoramento de CPU causa o que é conhecido como O Efeito Observador "o efeito observador", onde o processo de medir a carga do processador causa uma carga no processador.

Visite o nosso guia sobre os melhores processadores do mercado

No caso dos processadores Ryzen 3000 lançados recentemente, as várias ferramentas de monitoramento (CPU-z, por exemplo) parecem estar investigando a carga em cada núcleo do processador, enviando instruções em alta velocidade, enviando a elas uma carga de trabalho de 20 ms cada 200 ms. Isso faz com que o firmware incorporado do processador pense que os núcleos estão sendo submetidos a uma carga de trabalho e responde aumentando as velocidades de clock e proporcionalmente as tensões de todos os núcleos da CPU. O software de monitoramento controla cada núcleo da CPU e, portanto, as tensões do núcleo aumentam através do chip.

"Descobrimos que muitas ferramentas populares de monitoramento são bastante agressivas na maneira como monitoram o comportamento de um núcleo. Alguns deles acordam todos os núcleos do sistema por 20 ms e o fazem a cada 200 ms. Da perspectiva do firmware do processador, isso é interpretado como uma carga de trabalho que requer desempenho sustentado do núcleo ou núcleos. O firmware foi projetado para responder a esse padrão de acionamento: relógios mais altos, tensões mais altas ”, disse Robert Hallock, diretor de marketing da AMD para processadores.

Por esse motivo, as ferramentas de monitoramento de corrente não são 100% confiáveis ​​para determinar a voltagem na qual um processador funciona quando ocioso, pelo menos no caso do Ryzen 3000.

Para visualizar tensões ociosas, a AMD recomenda que você instale a versão mais recente dos drivers de chipset e ative o Ryzen Balanced Power Plan no Windows Power Plan. Como eles mostraram com a captura que compartilharam acima.

Fonte Techpowerup

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button