Cheats do Cmd: limpe a tela, personalize os comandos do cmd e de inicialização
Índice:
- O que é CMD ou Prompt de Comando
- Como abrir a janela CMD como administrador
- Personalizar CMD
- Criar atalho CMD
- Digite comandos e opções de CMD (sempre use a ajuda)
- Comandos super básicos para navegar no CMD
- Copie e cole o caminho do arquivo no CMD e em outro texto
- Copie rotas arrastando a pasta para o CMD
- CMD limpo
- Veja o histórico de comandos usados no CMD
- Veja o IP do seu PC e execute ping no google.
- Execute vários comandos ao mesmo tempo no CMD
- Tubos em CMD
Em muitos dos tutoriais que fazemos, é necessário conhecer diferentes truques de CMD para usar essa janela de comando do Windows. Este terminal se assemelha à interface do antigo MSDOS e, de fato, oferece funcionalidades semelhantes, embora mais avançadas. Hoje, veremos truques interessantes com o CMD, como limpar a tela, visualizar nosso IP, executar ping no Google, personalizar sua interface, navegar em arquivos etc. Portanto, se você é um novo usuário no CMD, este artigo será interessante para você.
Índice de conteúdo
Com o CMD, podemos fazer coisas que não podem ser feitas graficamente, ou mesmo que seja possível, será muito mais fácil nessa tela preta. Com a digitação simples de um comando, podemos, por exemplo, evitar entrar no painel de controle e pesquisar sobre as infinitas opções que existem nele.
Não pretendemos conhecer todos os comandos ou tudo o que o CMD pode fazer, porque isso seria impossível em um único artigo, mas veremos a operação básica, como interagir com ele e os comandos mais interessantes.
O que é CMD ou Prompt de Comando
O CMD ou Prompt de Comando é uma ferramenta do interpretador de comandos do Windows. Por meio dele, podemos interagir com o sistema operacional digitando comandos. Podemos executar aplicativos, copiar, colar, excluir e criar novos arquivos, modificar opções de configuração e praticamente tudo o que podemos pensar que podemos fazer a partir de seu ambiente gráfico.
A funcionalidade CMD é herdada do primeiro sistema da Microsoft, o MSDOS. Consiste em uma tela preta com o mesmo sistema de navegação de arquivos e comandos que este, embora, é claro, muito mais avançado e completo.
Como abrir a janela CMD como administrador
Obviamente, a primeira coisa que teremos que fazer é abrir a janela do CMD em nosso computador. Para isso, a melhor maneira de chegar ao CMD é através do menu Iniciar, pois só precisamos abrir o menu Iniciar e digitar "CMD". Uma opção de pesquisa aparecerá e podemos abri-la, embora seja uma diferença importante entre " Abrir como administrador " e como um usuário normal.
- Abra como administrador do CMD: dessa forma, poderemos executar comandos avançados para modificar a configuração do sistema. Abrir como usuário local: só poderemos executar os comandos básicos e não críticos para o sistema e não conseguiremos executar a maioria das configurações importantes.
Personalizar CMD
Já temos medo de abrir, agora vamos ver como obter uma interface ao nosso gosto através de suas opções de personalização.
Para acessá-los, basta clicar com o botão direito do mouse na barra da janela do terminal e escolher " Propriedades ". Uma janela será aberta e teremos várias guias para modificar diferentes opções de CMD.
- Opções: é usado para modificar a operação básica do console, buffer de comando, interações, seleção de texto e tamanho do cursor. Fonte: podemos escolher o tamanho e o tipo da fonte. Design: podemos modificar o tamanho da janela padrão. Cores: a partir daqui, podemos modificar a cor do plano de fundo da janela, a cor do texto e até a transparência do plano de fundo da janela.
Criar atalho CMD
Se vamos usar a janela CMD com frequência, será melhor criar um atalho na área de trabalho ou em qualquer outro lugar para interagir com ela.
Nem vale a pena procurar o ícone na inicialização, apenas clicamos na área de trabalho, escolha " Novo-> Atalho ". Na primeira janela do assistente, colocamos " CMD ", clique em " Avançar " e coloque um nome. Concluído, o atalho criado, a partir dele, podemos executar o CMD como administrador ou normalmente clicando com o botão direito do mouse.
Digite comandos e opções de CMD (sempre use a ajuda)
Certamente todos imaginaremos como usar comandos no CMD, mas se for a primeira vez que você abrir a janela, vale a pena lembrar algumas coisas.
A primeira coisa, para executar um comando, tudo o que precisamos fazer é escrevê-lo atrás do Promt, a linha que mostra o diretório em que estamos o tempo todo. Depois de gravá-lo, pressionaremos Enter para executá-lo; se um erro for exibido, significa que o escrevemos errado, que não temos permissão ou que o comando não existe.
Vamos tentar executar o comando " help " que nos mostrará todos os comandos disponíveis no CMD. Então escreva:
ajuda
Você verá toda a lista de comandos que você pode executar basicamente no CMD.
Comandos super básicos para navegar no CMD
Lá vemos um muito interessante chamado " CD " que é usado para navegar pelos diretórios do nosso sistema. Vamos ver como é usado e, para isso, usaremos novamente a ajuda ou, neste caso, " /? " Devemos escrever por trás do comando.
cd /?
A expressão "/?" Ele pode ser usado absolutamente com todos os comandos para mostrar sua ajuda correspondente. É básico no CMD saber isso.
Vemos que uma ajuda aparece sobre como usar o comando, mostra que se colocarmos "cd.." estaremos deixando um diretório e se escrevermos " cd
Neste ponto, estaremos interessados em conhecer o comando " dir " para listar os arquivos que estão em um diretório, dessa forma, podemos saber o nome da pasta em que queremos entrar. Vamos escrever:
dir
São mostrados todos os arquivos e diretórios que estão na pasta atual, onde estamos, ou seja, em "C: \ Users \ josec \".
Vamos acessar nossa pasta de documentos e preparar o que está lá. Quando começamos a escrever o nome do arquivo ou diretório, podemos pressionar a tecla "Tab" para que o nome seja preenchido automaticamente.
Documentos em cd
dir
Copie e cole o caminho do arquivo no CMD e em outro texto
Certamente, se queremos acessar uma rota complexa diretamente e não sabemos exatamente como seus diretórios são gravados, a maneira mais fácil será acessá-la graficamente e colar a rota no CMD. Vamos ver como.
Acessamos o diretório que nos interessa no modo gráfico e clicamos na barra de navegação para selecionar a rota. Neste momento, pressionamos " Ctrl + C " para copiar.
Agora vamos ao CMD novamente e só precisamos escrever " cd " e clicar com o botão direito do mouse no fundo preto. Cole automaticamente o texto que copiámos antes, sem usar "Ctrl + V".
Isso é aplicável a qualquer texto ou caminho.
Copie rotas arrastando a pasta para o CMD
Podemos até obter diretamente o caminho de um diretório arrastando sua pasta para o CMD. Colocamos o comando cd, por exemplo, e agora arrastamos uma pasta para a janela, seu caminho será automaticamente copiado.
CMD limpo
Nesse ponto, você deve ter notado que sua janela está cheia de lixo ao executar outros comandos. Também podemos limpar o CMD com um comando chamado " cls ", então escrevemos:
cls
A tela permanecerá limpa, embora sempre possamos ver o exposto novamente se navegarmos com o mouse.
Veja o histórico de comandos usados no CMD
Quando estivermos usando comandos diferentes por um tempo, podemos querer repetir com um deles. O CMD possui um histórico de comandos usados para acessá-los sem precisar digitá-los novamente. Para fazer isso, teremos duas opções:
Pressionando as setas " Para cima " e " Para baixo " no teclado, podemos selecionar os últimos comandos usados.
Também temos um comando para listar esse histórico.
doskey / história
Veja o IP do seu PC e execute ping no google.
Dois dos comandos mais usados no CMD para verificar o status da rede são ipconfig e ping. Vamos ver muito rapidamente como usá-los.
ipconfig é um comando usado para exibir informações de rede e configuração do nosso adaptador. Nele, podemos fazer muitas coisas que exigiriam um tutorial completo e muito mais.
Vamos usá-lo para ver o endereço IP do nosso computador, além de mais informações sobre o adaptador de rede. Escrevemos:
ipconfig
Se a nossa conexão for por cabo, veremos o adaptador que diz: "Ethernet" e, se for Wi-Fi, o "Wi-Fi".Por outro lado, temos o comando ping, que é muito útil para verificar a latência da nossa conexão em milissegundos (ms) e se temos uma conexão com a Internet. O ping envia um pacote para o URL que escrevemos e o recebe, para sabermos quanto tempo leva para nossa conexão responder. Vamos usá-lo da seguinte maneira:
ping Por exemplo: ping www.google.com ping www.profesionalreview.com ping 192.168.2.1 (para o nosso roteador)
Usando o caractere " && " que na ciência da computação quase sempre significa " AND ou AND ", podemos executar comandos diferentes ao mesmo tempo. Quando um termina, o outro inicia, por exemplo: ipconfig && ping www.google.com
Pipelines é uma maneira de redirecionar as informações exibidas por um comando para um comando diferente que as utilizará da maneira pretendida. Com os tubos, podemos copiar as informações que um comando mostraria na área de transferência ou listar gradualmente as informações exibidas na tela. Para fazer um pipe, o caractere "|" é usado que é gravado pressionando a tecla " Alt gr + 1 ". Por exemplo, vamos copiar as informações de ping para a área de transferência, para isso devemos colocar o utilitário “ clip ” atrás de ping, assim: sibile www.google.com | clipe
Veremos que nada é mostrado na tela, mas se pegarmos o bloco de notas e colarmos o que está na área de transferência " Ctrl + V ", veremos que as informações do comando são coladas. Agora vamos ver como exibir as informações aos poucos. Isso será útil para abrir um documento grande ou listar um diretório com muitas pastas e arquivos. Escrevemos: dir | mais
Vemos que, para continuar mostrando informações, teremos que pressionar Enter para que, aos poucos, elas sejam listadas. Bem, por enquanto, esses são os truques de CMD mais úteis em nossa opinião para usuários que desejam iniciar com o terminal de comando do Windows. Lembre-se, sempre use "/?" para ver a ajuda do comando, desta forma tudo ocorrerá sem problemas e sem a necessidade de tutoriais. Para saber mais sobre os comandos que você pode usar no CMD, visite estes tutoriais: Se você conhece outros truques interessantes para o CMD, escreva-nos nos comentários, esses tipos de tutoriais são muito bons para expandir as informações.Execute vários comandos ao mesmo tempo no CMD
Tubos em CMD
Motorola moto g 3: personalize músicas
Tutorial sobre como personalizar sua música no smartphone Motorola Moto G 3 em 4 etapas fáceis.
Comparação: tela curvada vs tela plana
Tela curvada vs tela plana. Enfrentamos e analisamos as diferenças entre telas curvas e telas planas, por que escolher esses tipos de TVs.
Álcool isopropílico: limpe os componentes do seu PC com ele
O álcool isopropílico é um líquido usado em equipamentos de limpeza. Dizemos por que o usamos nesta tarefa.