Tutoriais

Tudo sobre resoluções de tela para celular (guia)

Índice:

Anonim

Para animar o domingo, apresentamos um guia sobre as resoluções de tela no celular ou smartphone. Onde discutiremos as resoluções mais importantes, os telefones com as melhores telas e qual pode ser a sua resolução ideal. Deseja saber mais? Não perca o nosso guia, possivelmente o melhor em espanhol.

Tudo sobre resoluções de tela para celular

Graças à variedade de smartphones, tablets, monitores, laptops e televisões com dezenas de polegadas, nunca tivemos telas com tamanhos tão diferentes quanto hoje. Ligado a esse cenário, há outro recurso também rico em opções: a resolução das telas. Termos como VGA, XGA, HD, Full HD, 1440p e 4K e outros fazem parte cada vez mais do nosso uso diário.

Qual é a resolução de uma tela?

Outros confundem resolução com tamanho da tela. Portanto, é conveniente lembrar como a medição de uma tela é realizada antes de chegar à explicação sobre as resoluções.

Tamanho da tela (em polegadas)

Por padrão, o tamanho da tela é medido em polegadas. Cada polegada, note-se, é igual a 2, 54 centímetros ou 25, 4 mm e também pode ser representada entre aspas, por exemplo: 32 ″ (32 polegadas).

Toda vez que ouvir um smartphone de 5 polegadas ou uma TV de 40 polegadas, você saberá que a medida se refere ao tamanho da tela do dispositivo.

Somente essas informações são imprecisas, pois as telas geralmente são retangulares e esse retângulo pode ter proporções diferentes na horizontal e na vertical. É por isso que a medição é feita considerando a diagonal da tela.

Resolução de tela móvel

É aqui que chegamos à resolução: a imagem exibida na tela é dividida em pequenos pontos chamados pixels (você pode clicar no link e verá nosso guia sobre o que são pixels) . Um pixel pode ser entendido como o menor tamanho que uma imagem pode ter.

Uma resolução de 1920 x 1080 pixels indica que a tela é capaz de exibir 1920 pixels por linha e 1080 pixels por coluna. É como uma matriz. Como regra geral, o primeiro número se refere à largura; o segundo, na altura da tela.

Padrões de resolução

A indústria também foi forçada a adotar padrões de resolução. Em teoria, quanto maior a resolução, melhor a qualidade.

É nesse ponto que nomes como Full HD e 4K entram em cena. Mas o que esses termos significam?

Para você entender, as principais resoluções são explicadas abaixo.

Resolução VGA

O VGA (Video Graphics Array) é um padrão de saída de vídeo criado na década de 1980. Foi o formato principal do mercado por um longo tempo, até que gradualmente perdeu espaço para modelos mais sofisticados, como DVI e HDMI.

Um dos vários recursos desse modelo é o uso da resolução de 640 x 480 pixels, razão pela qual essa combinação é conhecida como resolução VGA.

A partir dos anos 2000, começaram a surgir telefones e outros dispositivos móveis cujos monitores tinham apenas o VGA como referência e, portanto, usavam resoluções consideradas variações.

Uma dessas variações foi o QVGA (Quarter VGA), que possui 320 x 240 pixels. Um dos dispositivos com base nesta resolução é o mini smartphone Sony Xperia X10. Outra variante dessa resolução é o WQVGA (Wide QVGA), que possui uma largura maior, mas mantém a altura: 400 x 240 pixels.

Para se adaptar a determinados dispositivos, o VGA adotou versões alongadas. Um deles é o WVGA (Wide WVGA), que possui 800 x 480 pixels e foi usado, por exemplo, nos dispositivos Google Nexus One e Samsung Galaxy S.

O outro é o FWVGA (Full Wide VGA), que expressa a resolução de 854 x 480 pixels e foi usado no smartphone Motorola Droid, por exemplo.

Resolução XGA

A resolução XGA (Extended Graphics Array) surgiu na década de 1990 como um complemento às especificações VGA e SVGA. Em termos de resolução, esse modelo é usado para indicar a combinação de 1024 x 768 pixels, que por muito tempo foi muito comum nas telas 4: 3.

Aqui também existem variações mais amplas e chamadas adequadamente de WXGA (Wide XGA). O Google Nexus 4 é um exemplo de smartphone que usa resolução WXGA. Nesse caso, a combinação de 1280 x 768 pixels.

Resolução HD (720p)

Com o advento de dispositivos móveis com telas mais sofisticadas e televisores de LCD, LED, plasma e similares cada vez maiores, o mercado adotou uma resolução padrão não apenas para diminuir os problemas na exibição de conteúdo nesses dispositivos, mas também para apresentar um apelo fortemente comercial. É aí que surge o que conhecemos como resolução HD, por sua sigla "Alta Definição".

HD refere-se à resolução de 1280 x 720 pixels, que por sua vez combina com telas widescreen (16: 9). Em geral, as imagens que respeitam essa resolução oferecem uma qualidade muito satisfatória.

O HD tornou-se, de fato, uma referência no mercado, podendo ser encontrado em TVs de baixo custo e intermediárias, além de smartphones e tablets. Você só precisa ter cuidado para não confundi-lo com suas duas variantes: o nHD, que tem 640 x 360 pixels e o qHD, que tem 960 x 540 pixels.

Resolução Full HD (1080p)

Se o HD já se traduz em imagens muito boas, o Full HD parece oferecer uma experiência ainda mais enriquecedora. O termo, que também pode ser abreviado como FHD (embora esse acrônimo seja pouco usado), representa a resolução de 1920 x 1080 pixels, igualmente (ou mais) correspondendo à proporção de 16: 9.

Como o HD, o Full HD ganhou forte apelo comercial. Celulares um pouco mais sofisticados são o alvo desse tipo de tela, como é o caso dos smartphones Samsung Galaxy S5 e Google Nexus 5, além de monitores e televisões de tamanhos diferentes.

As resoluções HD e Full HD tornaram-se referência no mercado, o que é bastante útil, pois esse aspecto se reflete na padronização dos formatos de vídeo e imagem, por exemplo, além de facilitar a vida do consumidor, que não está perdido no meio de tantas resoluções possíveis. Conforme mostrado no resumo abaixo, as variações são poucas:

  • O filme conta a história de um garoto que se apaixona por uma garota que vive em uma cidadezinha do interior do estado de São Paulo.

Recomendamos a leitura dos 5 melhores smartphones do mercado.

Como a quantidade mínima de pixels verticais para resolução de alta definição é 720, ela foi criada informalmente, entendendo que qualquer valor acima desse valor é HD.

Resolução 4K (UHD ou 2160p)

Ainda estamos desfrutando de nossos dispositivos Full HD, mas a indústria não perdeu tempo e um padrão superior (quatro vezes maior) já se tornou realidade: resolução 4K, que representa a generosa combinação de 3840 x 2160 pixels.

RECOMENDAMOS VOCÊ Comparação: Jiayu G5 vs Sony Xperia Z

Também chamada de Ultra HD (UHD), a resolução 4K começou a ser desenvolvida em 2003 e foi usada em meados de 2006 na indústria cinematográfica. Alguns anos depois, no entanto, já era possível encontrar telas UHD em televisões mais sofisticadas que custam vários milhares de dólares.

É muito difícil encontrar uma TV 4K com menos de 50 polegadas de tamanho. A razão é que, pelo menos até agora, apenas os maiores computadores podem suportar essa qualidade de imagem muito superior.

Recomendamos a leitura do nosso guia dos melhores monitores para PC.

É por isso que, embora existam promessas de smartphones com resolução 4K, muitas pessoas veem a idéia com suspeita: em telas pequenas, as diferenças entre HD e 4K dificilmente podem ser percebidas. Teremos que esperar que o setor supere todas as limitações técnicas e lançar um dispositivo que suporte essa resolução.

Como no restante das resoluções, a resolução 4K também tem suas variações. A combinação de 3840 x 2160 pixels é considerada a principal porque é a resolução que existe nas especificações da televisão Ultra HD, também conhecida como UHDTV. Assim, também podemos usar uma denominação que se refere à medição vertical com Progressive Scan: 2160p. Somente, diferentemente dos termos 720p e 1080p, o nome 2160p não é amplamente usado.

Estas são suas principais variações:

  • 4K (UHDTV ou QFHD): 3840 x 2160 pixels 4K (Ultra Wide HDTV): 5120 x 2160 pixels 4K DCI: 4096 x 2160, 4096 x 1716 e 3996 x 2160 pixels

Resolução de 5K (o futuro virá muito em breve)

No segundo semestre de 2014, o mercado começou a ver a chegada de alguns produtos interessantes, porém com resolução de 5K. Uma linha de monitores UltraSharp de 27 polegadas da Dell é um exemplo.

Uma denominação de 5K refere-se à resolução de 5120 x 2880 pixels (portanto, é um pouco mais alta que as combinações de 4K) e pode funcionar com telas com uma proporção de 16: 9 ou proporções próximas. Temos certeza de que esta resolução chegará a tablets de última geração e estará entre o nosso guia para resoluções de tela para celular.

Conclusão sobre resoluções de tela móvel

No meio de tantas resoluções, você se perguntará qual é a mais conveniente. Ainda existem celulares com resoluções de tela VGA e XGA, embora também seja verdade que eles são cada vez menores e muitos deles são o "baixo custo chinês".

Atualmente, o que as empresas investem mais é em smartphones com resolução de tela de HD a Full HD, mas é necessário deixar claro que essas opções geralmente são as mais padronizadas. Enquanto os smartphones com resolução 2K = 2560 x 1440p, eles são os smartphones mais caros e que consomem bateria.

Em geral, uma solução seria a seguinte: analise todos os fatores que levam à melhor relação qualidade / preço. No cenário de hoje, as resoluções mais sofisticadas nem sempre se enquadram nesse contexto.

O que você acha do nosso guia sobre resoluções de tela para celular? Qual smartphone você usa e qual resolução você tem? Você acha a resolução 2560 x 1440 ou 4K o ideal para um telefone celular o ideal? Ou, pelo contrário, você prefere um Full HD para que sua bateria dure mais. Abrimos o debate!

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button