Internet

Devemos desligar o roteador à noite?

Índice:

Anonim

A maioria das pessoas passa muitas horas online. Geralmente, em casa e no trabalho, temos um roteador que nos fornece essa conexão. Nos últimos anos, várias mídias começaram a falar sobre os possíveis efeitos negativos que as conexões sem fio podem causar. Portanto, surgiu uma discussão sobre a utilidade de desligar o roteador à noite.

Faz sentido desligar o roteador à noite?

Mais e mais usuários adquiriram o hábito de desligar o roteador à noite antes de dormir. Este simples gesto está gerando debate entre os usuários. Também entre médicos, pesquisadores e especialistas em informática. Faz sentido que façamos isso? Cada grupo tem sua própria opinião, embora possa ser interessante ter os principais argumentos ou aspectos a serem considerados.

Especialmente porque temos que levar em consideração uma infinidade de argumentos a serem considerados ao tomar uma decisão. Temos que considerar os possíveis efeitos que existem para a nossa saúde. Verifique também se essas práticas afetam a operação do roteador. Em suma, existem alguns detalhes a serem lembrados. Muitos usuários estão um pouco confusos com esse debate.

Desligue o roteador à noite

Especialistas em informática dizem que desligar o roteador à noite tem alguns pontos positivos e negativos. O aspecto positivo é a economia de energia, embora essa economia não seja muito grande. Em um roteador médio, estima-se que a economia de energia seria de cerca de 10 euros por ano. Portanto, em princípio, não é uma economia que você notará muito em sua fatura. Embora uma opção recomendada seja procurar a função de desligar a rede sem fio em determinados momentos.

Por outro lado, existem alguns aspectos negativos que são importantes a considerar. Muitos especialistas apontam que ligar e desligar um roteador com freqüência pode ser prejudicial à sua vida útil. Portanto, do ponto de vista técnico, esse costume que muitos usuários executam pode não ser o mais benéfico. Enquanto os roteadores estão ficando melhores fabricados e durando mais tempo. Portanto, eles podem não afetar muito a vida útil inteira.

Se nos voltarmos para os argumentos que médicos e pesquisadores usam, eles são muito diferentes. Lembre-se de que o roteador emite radiação. Algo que, como esperado, pode ter efeitos na saúde dos usuários a médio e longo prazo. As consequências que eles podem ter são variadas. Porém, muitos estudos se concentram na análise do efeito das ondas eletromagnéticas na atividade cerebral e nos sistemas corporais.

Vários estudos associaram os efeitos dessas ondas ao aparecimento de doenças como o câncer. Embora, parece que não é algo que conseguiu ser demonstrado no momento. Embora seja algo que deve ser analisado a longo prazo. Uma das queixas mais frequentes de muitas pessoas é o problema do sono. Muitas pessoas sofrem de insônia ou outras síndromes do sono como conseqüência dessas ondas. Pelo menos é o que eles afirmam.

Recomendamos que você leia os melhores roteadores do mercado

Também existem estudos que analisam se as pessoas dormem melhor quando o roteador está desligado. Os vários efeitos possíveis sobre a população infantil também são discutidos. No caso das crianças, a exposição pode ser muito mais prejudicial, porque elas estão em processo de desenvolvimento.

Medidas recomendadas pelos médicos

Como você pode ver, os argumentos são diferentes. Principalmente porque todo mundo está analisando essa prática de um ponto de vista totalmente diferente. Os médicos oferecem uma série de diretrizes há algum tempo que podem ser recomendadas. Tentar reduzir o impacto das ondas eletromagnéticas. Uma vez que os possíveis efeitos à saúde ainda não são conhecidos. Portanto, é necessária alguma cautela. Aqui estão as diretrizes recomendadas:

  • Localize o roteador em um local silencioso da casa (evite cozinha e quarto) Desligue o roteador à noite Tente apostar na conexão a cabo sempre que possível Tente reduzir o uso de dispositivos móveis e computadores

Os efeitos permanecem obscuros para a maioria. Embora seja necessário estudar os efeitos que tem a longo prazo. Algo para o qual ainda não há informações. Portanto, certamente teremos que esperar um pouco para podermos ter dados científicos que mostrem os efeitos das ondas eletromagnéticas nas pessoas. Por enquanto, desligar o roteador à noite pode ser uma boa medida. Ajuda muitos usuários a evitar problemas de sono. E também consegue economizar alguns euros por ano. Você desliga o roteador à noite?

Internet

Escolha dos editores

Back to top button