▷ Thunderbolt 3 o que é e para que serve?
Índice:
- O que é Thunderbolt 3 e qual a sua importância
- Compartilhar portas economiza espaço
- Cabos passivos x ativos
Felizmente, o Thunderbolt 3 não compete com o USB-C, ao contrário do Thunderbolt original. Em vez disso, combina a força da interface Thunderbolt 3 com a porta USB-C potencialmente onipresente.
À medida que os laptops continuam diminuindo, os fabricantes de PC descobriram que as portas de E / S atuais, como VGA, HDMI e USB Tipo A, não se encaixam mais nesses laptops mais sofisticados. Para substituí-los, foi introduzida a interface USB-C, teoricamente duas vezes mais rápida que o USB 3.0, e seu fator de forma elimina a orientação para cima e para baixo.
Índice de conteúdo
O que é Thunderbolt 3 e qual a sua importância
O Thunderbolt foi desenvolvido pela Intel em 2011, quando o USB 3.0 foi capaz de oferecer velocidades de transferência de dados de até 5 Gigabits por segundo (ou 640 Megabytes por segundo), a primeira geração do Thunderbolt conseguiu dobrar esse valor. Mas, diferentemente do USB, o Thunderbolt podia transferir vários tipos de dados - não apenas dados seriais para dispositivos de armazenamento e periféricos, mas também dados de vídeo para monitores.
Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre Tipos de parafusos para placas-mãe e PC em geral
Thunderbolt 3 é a versão atual da interface Thunderbolt. O Thunderbolt 3 permite que os dados sejam transferidos a uma velocidade de até 40 Gbps. Isso é duas vezes mais rápido que a taxa de transferência de 20 Gbps do Thunderbolt 2 e quatro vezes mais rápido que os 10 Gbps de USB-C e a interface Thunderbolt original. O Thunderbolt 3 permite conectar discos rígidos rápidos, vários monitores, incluindo resoluções 4K e 5K, e outros periféricos, como as caixas de expansão PCIe Gen 3, ao seu desktop ou laptop. A grande novidade, porém, é que o Thunderbolt 3 foi projetado para funcionar na porta da mesma maneira que o USB-C e é compatível com cabos e dispositivos USB-C. As interfaces Thunderbolt e Thunderbolt 2 originais usam conectores Mini DisplayPort em forma, o que significa que são totalmente incompatíveis com qualquer porta USB.
Compartilhar portas economiza espaço
Laptops mais antigos com portas Thunderbolt 2 e USB 3.0 separadas “desperdiçam” espaço, porque quando tudo é dito e feito, ambas as portas fazem um trabalho semelhante: conectar periféricos, embora em velocidades diferentes. A Intel criou o novo Thunderbolt para funcionar exatamente nas mesmas portas físicas que o USB-C. Isso ajudará na adoção, pois os fabricantes de PCs não precisarão ocupar espaço adicional no chassi do sistema para uma porta Thunderbolt 3 separada. É importante notar, no entanto, que, embora sejam fisicamente iguais, a porta Thunderbolt 3 possui um circuito por trás para permitir velocidades de desempenho mais rápidas. As portas que suportam apenas USB-C e não Thunderbolt 3 provavelmente serão mais comuns. Para verificar rapidamente se a porta que você possui é uma versão USB-C ou Thunderbolt 3, procure o ícone Thunderbolt ao lado da porta, que parece um raio.
Todos os dispositivos USB-C podem ser conectados e funcionarão em uma porta Thunderbolt 3, mas transferirão os dados em uma velocidade mais baixa que o USB-C. Uma coisa fácil de lembrar é que as portas Thunderbolt 3 são tecnicamente compatíveis com dispositivos USB-C. O Thunderbolt 3, no entanto, não suporta necessariamente USB-C. Embora seja verdade que você possa conectar fisicamente um dispositivo Thunderbolt 3 a uma porta USB-C, não é garantido que funcione. Alguns dispositivos Thunderbolt 3, como adaptadores de energia, podem carregar seu laptop apenas com USB-C, mas os dispositivos que transferem dados provavelmente não o farão. É provável que você receba uma mensagem na tela informando que o dispositivo Thunderbolt 3 não suporta a porta USB-C.
Cabos passivos x ativos
Os cabos mais simples são passivos e feitos de cobre metálico. Os cabos passivos Thunderbolt 3 são idênticos aos cabos USB-C e se conectam às portas Thunderbolt ou USB-C. O Thunderbolt 3 transfere dados de até 20 Gbps por cabos passivos, em velocidades equivalentes ao Thunderbolt 2 e dobra a velocidade do USB-C. Mas, embora os cabos passivos sejam os mais compatíveis com Thunderbolt 3 e USB-C, eles não são necessariamente os mais eficientes.
Para obter todos os benefícios do Thunderbolt, você precisará usar cabos ativos. Os cabos Thunderbolt ativos usarão chips integrados para obter um desempenho total de 40 Gbps. Você deve usar cabos ativos onde o desempenho é realmente importante, como quando você conecta seu laptop a monitores 4K ou 5K. Você também desejará usar um cabo ativo para obter o desempenho mais rápido do armazenamento de arquivos local, para estações de trabalho e servidores, especialmente se conectado a uma matriz RAID baseada em uma unidade de estado sólido (SSD).
Os cabos ópticos ativos são outro tipo totalmente feito de plástico e vidro, como cabos de fibra óptica. Eles usam transmissão óptica para transmitir a mesma taxa de transferência de 40 Gbps, mas os cabos ópticos podem estender seu comprimento para uma extensão maior. É mais provável que você veja cabos ópticos usados em extensões de cabo longas em um data center do que em sua mesa.
Isso termina nosso artigo no Thunderbolt: o que é e para que serve. Esperamos que você ache muito útil entender a grande importância dessa interface de nova geração que a Intel criou. Você pode deixar um comentário se tiver algo a acrescentar ou desejar fazer uma sugestão.
Fonte da Wikipedia▷ Ps / 2 o que é, para que serve e para que serve
Explicamos o que é a porta PS / 2, qual é a sua função e quais são as diferenças com a interface USB ✅ Classic em computadores dos anos 80
ᐅ Evga precision x1: para que serve e para que serve?
O EVGA Precision X1 é um dos aplicativos mais usados por usuários exigentes. É uma ferramenta de gerenciamento para placas gráficas da Nvidia.
Speccy: para que serve esse programa e para que serve?
Aqui, explicaremos algumas informações sobre o programa Speccy, do Piriform, e também como usá-lo para tirar o máximo proveito dele.