Tutoriais

▷ Telnet o que é e para que serve 【o mais completo】

Índice:

Anonim

O Telnet é uma ferramenta usada há décadas por administradores de sistemas de computadores no campo de redes. As conexões remotas não são exatamente novas, desde as primeiras redes e com sistemas sem desktops, ferramentas como o Telnet foram usadas para conectar-se a servidores e equipamentos conectados a uma rede, remotamente e internamente. Aqui vamos saber melhor o que é o Telnet e para que foi usado.

Índice de conteúdo

Embora agora tenha sido substituído por ferramentas mais seguras, como SSH, o Telnet ainda tem algum uso em ambientes seguros para administradores de sistema.

O que é o Telnet

O nome Telnet vem da sigla Telecomunication Network, e basicamente um protocolo de rede TCP / IP usado desde 1960 para estabelecer conexões remotas com outros computadores, servidores e dispositivos com um sistema compatível no acesso por esse sistema de comunicação. Por padrão, a porta 23 de conexão é usada.

Além do próprio protocolo, o programa que o utiliza para estabelecer a conexão também recebe esse nome. Para acessar a outra máquina remotamente, precisamos usar um terminal, por exemplo, o Windows Command Prompt ou o Linux Terminal. Dessa forma, podemos interagir na máquina remota navegando em seus arquivos, executando outros comandos internos, se tivermos permissão, e monitorando o estado da própria máquina sem a necessidade de ir fisicamente ao local onde está localizada.

Além de ser usado em sistemas MSDOS e Windows, também é compatível com sistemas baseados em UNIX, como Mac e Linux, e FreeBSD. Com este protocolo, também poderemos verificar a conectividade de outras máquinas e verificar se elas têm certas portas abertas para o exterior. Isso é algo que veremos em um momento.

Como o Telnet funciona

Como dizemos, este protocolo e programa podem ser usados ​​no modo de comando. Para estabelecermos uma conexão entre dois computadores com o Telnet, primeiro precisamos ter um cliente no final em que somos e um servidor na máquina que pretendemos acessar. Se também fizermos fora de uma intranet ou LAN, precisaremos ter a porta 23 aberta na máquina de destino.

A próxima coisa que precisaremos é abrir uma sessão na máquina de destino na qual há uma ou mais contas de usuário com acesso permitido. Em resumo, para acessar uma máquina de destino com um cliente, ela deve conter uma conta de usuário ativada para acesso e precisaremos saber o nome e a senha do usuário para estabelecer a comunicação.

Problemas de segurança com Telnet e SSH como substituto

Atualmente, o uso do Telnet é praticamente limitado a redes internas onde existe um escudo de segurança que isola a rede do lado de fora. Em todos os outros casos, o protocolo SSH é sempre usado.

O grande problema com o telnet é que as informações de um terminal para outro viajam sem criptografia, apenas em texto simples. Para um hacker, essas informações são extremamente fáceis de obter, considerando que tanto o nome de usuário quanto a senha para estabelecer a comunicação também vêm como texto simples, a brecha na segurança é brutal.

Em resposta a esses problemas, o uso de outro protocolo de comunicação criptografado usado em sistemas UNIX, chamado SSH (Secure Shell), tornou-se popular. Hoje é perfeitamente compatível com os ambientes Windows, onde podemos instalar o cliente e o servidor para usá-lo. O SSH usa chaves RSA como criptografia para que as informações que trafegam não possam ser descriptografadas facilmente. Existem também outras aplicações, como OPENSSH, Putty, Shell ou SSH-Agent, nas quais este protocolo de comunicação pode ser usado. Nesse caso, a conexão viaja pela porta TCP 22.

Como usar o Telnet

Para usar o Telnet, precisamos de um terminal de comando, prompt de comando ou Windows PowerShell. Uma vez aberto, tudo o que precisamos escrever é

telnet

E nós acessaremos o aplicativo. Se uma vez dentro colocarmos:

ajuda

Podemos ver as diferentes opções que temos para usar o programa.

Mas se queremos estabelecer uma conexão direta, teremos apenas que colocar:

telnet

Ainda posso usar o Telnet?

Atualmente, em sistemas operacionais anteriores ao Windows 10 e Windows 8, eles ainda têm um servidor Telnet implementado no sistema como um recurso instalável. Para que possamos nos conectar a eles de um cliente sem problemas. Também está disponível nas versões do Windows Server. Em outros sistemas operacionais como o Linux, precisaremos instalá-lo através dos repositórios.

No caso do Windows 10, para evitar problemas de segurança, teremos apenas o cliente Telnet disponível nos recursos. Para usar um servidor, precisaremos de um programa externo como o Putty.

Ativar cliente Telnet no Windows 10

Já temos um tutorial em que ensinamos como ativar o cliente telnet no Windows 10. É extremamente simples.

Como ativar o cliente Telnet no Windows 10

Como ativar o servidor Telnet no Windows e Linux

Da mesma forma, nos esforçamos para mostrar completamente como podemos ativar um servidor Telnet em sistemas Windows que não sejam o Windows 10 e também em sistemas operacionais Linux como o Ubuntu. É um tópico muito interessante se você estiver pensando em usar este protocolo de comunicação.

Como usar o servidor Telnet no Linux

Como usar o servidor Telnet no Windows

Teste portas abertas com Telnet

Como vimos anteriormente, com o Telnet, podemos facilmente testar se um host tem portas abertas ou fechadas. Para isso, precisamos apenas saber o endereço IP externo ou o nome do domínio. A sintaxe será a seguinte:

telnet

Quando fazemos a conexão, se a porta estiver realmente aberta, teremos uma tela preta vazia. Se, por outro lado, estiver fechado, um erro será exibido após uma tentativa de conexão. Vamos vê-lo em nossa página Professional Review, em um servidor Web, as portas 80 e 443 de http e https devem estar abertas, juntamente com uma porta como 22 para conexões remotas via SSH.

Colocamos:

telnet www.profesionalreview.com 80 telnet www.profesionalreview.com 443 telnet www.profesionalreview.com 22

Mesmo com a porta 22, o host nos dá uma pista de que funciona com o OpenSSH no sistema Debian.

Vamos tentar, por exemplo, com a porta Telnet 23:

Vemos que não conseguimos estabelecer uma conexão, portanto ela está fechada.

Como você pode ver, o uso do Telnet é bastante simples e não tem muita complicação. Mas se você quiser usá-lo para conexões remotas, é melhor optar pelo SSH, que é muito mais seguro. O Telnet é recomendado apenas para conexões em redes internas.

Você também pode achar esses tutoriais interessantes:

Para que você planeja usar o Telnet? Se você tiver alguma dúvida ou quiser esclarecer alguma coisa, escreva-nos nos comentários.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button