Tutoriais

Teclado sem fio vs teclado com fio

Índice:

Anonim

Você já se perguntou qual é a diferença entre um teclado sem fio e um com fio? Continue lendo, porque aqui vamos dar uma resposta de uma vez por todas.

Embora a realidade fosse diferente no passado, as tabelas mudaram. Agora podemos comprar um mouse ou teclado sem fio, sabendo que eles certamente são as mesmas ou melhores alternativas que os dispositivos tradicionais.

No entanto, hoje não falaremos sobre tecnologia sem fio, em geral, mas nos concentraremos mais especificamente em teclados. Alerta de spoiler: Hoje, já temos teclados mecânicos sem fio de qualidade, então tudo termina com o que você está procurando no teclado.

Índice de conteúdo

História até o teclado sem fio

Os teclados como os conhecemos hoje estão em nossa sociedade há muito mais tempo do que você pode imaginar.

Maquina de escrever

Poderíamos voltar ao século XIX, onde as primeiras máquinas de escrever com formato QWERTY começaram a ser comercializadas . Mais tarde, em meados do século 20, começaram a ser criados computadores pessoais ( computadores pessoais, PC) e os teclados foram adaptados para ter o mesmo formato. Foi assim que o QWERTY foi implantado no subconsciente da maioria das pessoas, embora seja verdade que existem outras distribuições conhecidas, como DVORAK ou AZERTY.

Não vimos revoluções além dessas até algumas décadas depois com teclados de membrana e sem fio. No final dos anos 90 , as tecnologias sem fio para usuários já eram experimentadas , mas somente no início dos anos 2000 eles ganhariam fama e relevância.

  • Os primeiros dispositivos eram conectados por sinais infravermelhos e eram relativamente lentos e dependentes das condições da sala; então, a tecnologia Bluetooth abriu uma gama de possibilidades que permitiam maior versatilidade de conexão. Além disso, a cada poucos anos, o padrão é atualizado, oferecendo ainda mais recursos aos usuários. Finalmente, hoje em dia, muitos dispositivos operam com radiofrequências de 2, 4 GHz, conexões que servem exclusivamente para conectar dois dispositivos. Dessa maneira, alcançamos as mais altas velocidades de transferência sem sacrificar a integridade ou a segurança.

A revolução sem fio

A tecnologia sem fio levou anos para ser concretizada, mas, quando o fez, levou a dispositivos super úteis. No campo dos teclados, os primeiros periféricos sem fio foram criados no início dos anos 2000 , embora fossem vistos apenas como dispositivos centrados em utilidades.

Teclado sem fio de membrana flexível

A tecnologia de membrana foi desenvolvida em breve e obtivemos teclados leves e úteis para qualquer situação. Além disso, nasceram dispositivos híbridos dois-em-um, ou seja, teclados + trackpad . E o último desta raça pode ser visto em teclados feitos inteiramente de membrana, dispositivos sem fio que, por sua vez, são flexíveis e deformáveis. No entanto, o mundo dos jogos seguiria um caminho muito diferente.

Apesar de ser a membrana muito mais versátil e útil, a velocidade, a sensação e a precisão dos teclados mecânicos sempre permaneceram acima de tudo. Por esse motivo, os melhores periféricos procuraram manter os cabos para obter melhores resultados.

Interferência, perda de dados, pior precisão e mais peso. Essas foram algumas das principais reclamações pelas quais os principais periféricos de jogos permaneceram um nível acima de muitos anos. Além disso, devemos acrescentar o custo do investimento em novas tecnologias, para que os preços sempre tenham sido e sejam mais altos nas versões sem fio.

No entanto, há alguns anos, vimos como a indústria de jogos está girando lentamente em direção a esse paradigma sem fio. Quando atingimos o teto tecnológico em termos de precisão e custos (por enquanto) , o que nos restava era aumentar a eficiência. Graças a isso, o mercado sem fio cresceu gradualmente e agora muitos dos principais dispositivos são, de fato, sem fio.

Que tecnologias sem fio temos?

Hoje, ficamos com dois dos três tipos de teclado mencionados anteriormente. Por um lado, temos os teclados sem fio Bluetooth e, por outro, os teclados "dedicados" (vamos chamá-los assim por enquanto). Cada um tem seu próprio papel específico e raramente é desempenhado, exceto pelos teclados sem fio projetados para funcionar em qualquer situação.

Bluetooth

Tecnologia Bluetooth

Por um lado, temos teclados sem fio Bluetooth , que se destacam por poderem se conectar a vários dispositivos compatíveis. Podemos conectar via Bluetooth a computadores, consoles, laptops e até alguns dispositivos móveis.

A conexão Bluetooth funciona usando um padrão de radiofrequência na banda ISM de 2, 4 GHz. O problema com esse método é que a conexão não foi projetada para ser ágil e, portanto, não atinge altas taxas de transferência.

É por esse motivo que os teclados sem fio nunca devem ser usados ​​com a configuração do Bluetooth para videogames. Teremos latência, respostas mais lentas e outros problemas de tecnologia.

Radiofrequência "dedicada"

A outra tecnologia que comumente usamos é a de frequências de rádio dedicadas de 2, 4 GHz , uma tecnologia semelhante ao Bluetooth, mas focada exclusivamente na transferência rápida e eficiente de dados. Geralmente é sinalizado com o ícone Wi-Fi, embora não tenha relação direta e exija uma antena (geralmente um USB) para funcionar.

Antena USB do teclado sem fio

Esses dispositivos mudaram o mercado de jogos oferecendo taxas de atualização de 1000Hz (idênticas aos dispositivos com fio) e, recentemente, uma precisão incrível em praticamente qualquer superfície. Com essas duas tecnologias, a pedra fundamental da tecnologia sem fio foi construída e, pouco a pouco, foi construída sobre ela.

Por exemplo, empresas como a Logitech desenvolveram dispositivos eficientes que, sem sacrificar a precisão, recebem baterias de longa duração em seus dispositivos. Por outro lado, o SteelSeries implementou um sistema de sensor duplo para permitir oscilações mais naturais.

Híbridos

Os dispositivos híbridos são um pouco complicados, pois realmente não combinam as duas tecnologias. O que vimos são mouses e teclados sem fio capazes de usar os dois modos de conexão. Dessa forma, eles poderiam usar uma conexão ultrarrápida através da antena ou uma conexão mais útil com a conexão Bluetooth .

Essas versões são muito comuns em dispositivos destinados a ser all-in-one, aqueles que desejam oferecer tudo e serem úteis em todos os momentos e lugares.

O tour pelo teclado sem fio

Certamente, no teclado sem fio, não temos muito a dizer. A evolução lógica dos teclados comuns seguiu (QWERTY → mecânica → membrana → sem fio → parte superior sem fio). Somente quando a tecnologia sem fio amadureceu o suficiente, foi implementada alterando os métodos de transferência de dados. Afinal, a diferença entre um dispositivo com fio e sem fio não está em sua estrutura, mas em como ele envia dados para o computador.

RECOMENDAMOS A Logitech lança seu novo teclado mecânico G PRO X

Neste artigo, recomendamos um par de teclados sem fio de boa qualidade. Como já mencionamos várias vezes, o Bluetooth não está focado em oferecer alta qualidade, mas utilidade; portanto, as recomendações serão exclusivamente para periféricos de jogos.

Obviamente, as séries sem fio das empresas costumam ser projetadas para um público não tão focado na competitividade e sempre garantem que sejam o mais portáteis possível.

Logitech G613

Teclado para jogos Logitech G613

Recentemente, criamos um artigo sobre os melhores teclados que você pode comprar em 2019 e o Logitech G613 foi um dos poucos escolhidos. É um teclado completo e sem fio, adequado para jogos e tarefas do dia-a-dia.

Ele se encaixa na seção de dispositivos híbridos, pois é capaz de se conectar via Bluetooth e via antena. Tem a particularidade de manter as duas conexões simultaneamente e alternar entre elas com um único botão.

Sua bateria é realmente durável, mas tem a falha de que não é uma bateria como tal, mas sim um par de baterias. Por outro lado, falta luz de fundo e não podemos obtê-lo com uma distribuição de chaves em espanhol.

Exceto por essas pequenas falhas, o teclado sem fio supera o que solicitamos e, além disso, possui um formato completo; portanto, teremos todas as teclas e muito mais que esperamos de qualquer teclado.

Corsair K63 Wireless

Teclado sem fio para jogos Corsair K63

Por outro lado, o Corsair K63 Wireless é o teclado sem fio e mecânico por excelência da marca americana. Ele também teve seu papel de liderança no artigo mencionado anteriormente e se destaca na Logitech por ter um formato TKL (TenKeyLess), ou seja, sem teclado numérico.

É um bom teclado com opção de uso híbrido e, desta vez, temos uma bateria interna que dura aproximadamente 15 horas. As teclas estão em contraluz e teremos alguns botões extras para controlar modos especiais e algumas seções multimídia.

Algumas das falhas mais importantes que temos é que a iluminação não é RGB real e que só podemos fazê-lo com interruptores vermelhos. Para os jogos, é uma boa decisão, mas para escrever eles podem se tornar escolhas regulares.

Considerações finais sobre o teclado sem fio

Os teclados sem fio são um paradigma ao qual avançaremos gradualmente (espero) , embora seja algo com o qual ainda não estamos muito acostumados. Os principais modelos de periféricos ainda estão em modelos com fio e a tecnologia sem fio ainda significa um preço extra.

Além disso, muitas marcas famosas ainda não foram incentivadas a dar o salto, como SteelSeries , Razer ou msi , por isso algumas empresas menores fizeram seu nome. Alguns teclados de marcas famosas, como VelociFire ou MajesTouch, se lançaram no pool de teclados sem fio; no entanto, eles são difíceis de obter e ainda mais com a distribuição em espanhol.

Recomendamos a leitura dos melhores teclados do mercado

O mercado de mouse sem fio já floresceu e temos um grande número de modelos de diferentes marcas, por isso estamos em suspense para ver o que vem para os teclados. Em eventos recentes, vimos novas tecnologias interessantes, mas quando chegará um dispositivo sem fio para montá-las?

Você tem um teclado sem fio? Qual teclado com fio você gostaria de ter uma versão sem fio? Conte-nos suas idéias abaixo.

Fonte Appuals

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button