Hardware

O Surface Pro x possui um processador Qualcomm sq1 de braço 2.1tf

Índice:

Anonim

No evento Surface hoje, a Microsoft anunciou dois chips personalizados. O primeiro é para o Surface Laptop 3 e é baseado no Ryzen 3700U da AMD. O segundo, que alimenta o Surface Pro X, é chamado de 'SQ1' e é baseado na solução SoC Snapdragon 8cx (Compute eXtreme) da Qualcomm, lançada no ano passado.

O processador Surface Pro X SQ1 é avaliado em 2, 1 teraflops

O Snapdragon 8cx foi o primeiro chip da Qualcomm projetado especificamente para computadores com o Windows Always Connected. Este SoC possui oito núcleos Kryo 495, divididos em dois grupos de quatro núcleos cada, para alto desempenho e eficiência energética. A frequência principal não é conhecida, mas o Galaxy Book S da Samsung, alimentado pelo 8cx, tem uma frequência base de 2, 84 GHz.

O processador ARM SQ1 personalizado foi criado em colaboração com a Microsoft e a Qualcomm especificamente para o sistema operacional Windows 10 e é amplamente baseado no 8cx.

De acordo com os detalhes, o CPU Kryo SQ1 roda em torno de 3GHz. O SQ1 também possui oito núcleos e, como o 8cx, é fabricado com um nó de 7nm. No caminho para a GPU, a Microsoft também parece ter trabalhado extensivamente com a Qualcomm. A GPU do SQ1 é avaliada em 2, 1 teraflops, o que é bastante impressionante. No entanto, como o Surface Laptop 3, este também será usado para criação de conteúdo, e não para jogos. Por outro lado, a GPU Snapdragon 8cx Adreno possui uma saída de 1, 8 teraflops, portanto o SQ1 deve consumir um pouco mais de energia que o chip Qualcomm.

Visite nosso guia sobre os melhores laptops do mercado

O SoC também suporta memória LPDDR4X de oito canais, portanto essa especificação também será no SQ1. A plataforma da Microsoft possui uma base TDP de 7W que pode ser dimensionada para até 15W, dependendo da necessidade. O Surface Pro X da Microsoft procura dar vida nova à plataforma 'Windows-on-ARM'.

Veremos como a Microsoft faz para resolver os problemas de desempenho do Windows 10 no ARM, que foi uma das principais reclamações dos dispositivos 'Sempre conectados' . Vamos mantê-lo informado.

Fonte Wccftech

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button