Notícia

O Steam já possui mais de 1500 jogos para Linux

Anonim

Quantas vezes ouvimos dizer que não há jogos no Linux… felizmente, a situação está mudando pouco a pouco e, embora ainda haja um longo caminho a percorrer, estamos cada vez mais vendo videogames AAA disponíveis para o sistema de pinguins.

Antes da chegada do Windows 8, jogar no Linux era praticamente sinônimo de usar bibliotecas de emulação como o WINE, com a perda de desempenho e estabilidade que isso implica. Então a Valve aproveitou a controvérsia originada no Windows 8 e em sua interface ModernUI para anunciar o SteamOS, um sistema operacional baseado em GNU / Linux orientado a videogames.

Desde então, mais e mais videogames foram portados para o Linux e o catálogo Steam já ultrapassa os 1500 títulos, um número ainda distante dos títulos de 6464 para Windows, embora esteja próximo dos 2323 títulos disponíveis para o OS X.

Ninguém pode negar que o Linux está crescendo lentamente como plataforma de videogame, embora a maioria seja títulos independentes, encontramos títulos como Counterstrike: Global Offensive, Shadow Warrior, Metro Redux, Bioshock Infinite, Dirt Showdown, Hitman Absolution e muitos mais.

O Windows 10 tem sido um tremendo sucesso para a Microsoft, e o DirectX 12 promete melhorar muito o desempenho e o realismo nos videogames, algo que pode ser um obstáculo ao avanço do Linux como plataforma de videogame. No entanto, o pinguim também reserva uma arma, Vulkan , a nova API do Khronos Group que sucede ao OpenGL e promete melhorias de desempenho muito grandes e também é multiplataforma, ao contrário do DirectX 12, limitado ao Windows 10.

O futuro do Linux nos videogames não será fácil, por mais que esteja melhorando nesse sentido e, felizmente, hoje a desculpa de que "no Linux não há jogos" não serve mais. Além disso, os fabricantes de GPUs devem colocar as baterias e melhorar seus drivers para Linux que geralmente estão abaixo daqueles projetados para Windows.

Fonte: eteknix

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button