Laptops

Intel 660p ssd com qlc lançado oficialmente. preço incrível, mas menos durável

Índice:

Anonim

A batalha para ver quem oferece SSDs mais rápidos e de maior capacidade por um preço mais baixo está iniciada. Após meses de várias informações, o Intel 660p foi lançado oficialmente no mercado pela Intel.

Intel 660p: memórias QLC e preço baixo, mas… confiabilidade?

A Intel é coroada em relação à capacidade / velocidade / preço com este novo SSD, e é o preço da primeira coisa sobre a qual falaremos: essas unidades NVMe M.2 serão vendidas por US $ 99, ou seja, menos de 100 euros pelo Versão de 512 GB, a que mais nos interessa, pois esse é o preço aproximado de um SSD SATA com TLC 3D da mesma capacidade. Vamos comparar os números que a Intel oferece em termos de desempenho com o que é possivelmente seu maior concorrente, o Samsung 860 EVO:

Leitura sequencial Escrita sequencial Leitura aleatória de IOPS Gravação aleatória de IOPS
Intel 660p 512GB (<100 €) Até 1500MB / s Até 1000MB / s Até 90.000 IOPS Até 220.000 IOPS
Samsung 860 EVO 500GB (100 €) Até 560MB / s Até 530MB / s Até 100.000 IOPS Até 90.000 IOPS

O Intel 660p, sem surpresa, é consideravelmente mais rápido que o 860 EVO, um SSD limitado pela interface SATA. De fato, já foram exibidas análises como a do site Legitreviews, corroborando ótimos resultados, neste caso para a versão de 1 TB.

O segredo de oferecer um desempenho impressionante com alta capacidade a um preço tão baixo está nas memórias do QLC, vamos ver no que elas consistem.

As memórias flash NAND nas quais os SSDs se baseiam são divididas em células diferentes que, dependendo do tipo de memória, armazenam um certo número de bits. As memórias SLC armazenam 1 bit de informação em cada célula, permitindo no máximo dois estados (0, 1). Essas memórias são muito caras e são usadas apenas como um pequeno cache em alguns SSDs. Memórias MLC, 2 bits e quatro estados. TLC, 3 bits e oito estados. Finalmente, temos as novas memórias QLC com 4 bits e 16 estados possíveis.

Isso significa que as memórias QLC têm a maior densidade de dados para cada célula, permitindo um custo muito menor que o TLC e o MLC. No entanto, essa densidade faz com que a confiabilidade das memórias seja menor. Se muitas pessoas já estão céticas quanto ao uso de memórias TLC em favor da MLC, a QLC pode ser ainda mais questionável. Maior densidade também significa pior desempenho, embora aqui o 660p ofereça grandes números por seu preço, em parte graças ao cache do SLC que ele incorpora.

Especificamente, comparamos a durabilidade que o Intel 660p garante com o 860 EVO e aliás o 860 PRO (que usa MLC), e os dados são os seguintes, respectivamente: 100TBW, 300TBW e 600TBW. Não é mais do que a garantia fornecida pelo fabricante, pode durar mais ou menos, mas é um bom indicador do que o QLC implica.

A Intel foi a primeira a lançar memórias QLC no mercado doméstico, e outros fabricantes seguirão nos próximos meses.

Apesar de tudo, eles mantêm uma garantia de 5 anos (ou até 100 TBB), portanto cabe ao usuário decidir em que medida é um SSD confiável para usar. Lembre-se de que é difícil atingir 100 TB dentro de 5 anos; portanto, é muito provável que seja uma opção realmente atraente para usuários domésticos que não oferecerão um " ótimo uso" em comparação com clientes corporativos ou armazenem dados críticos, ou seja, a maioria de nós.

O preço da unidade de 1 TB é de US $ 199 e o de 2 TB seria de US $ 400 com 200 TB ( contra 1200 TB do Samsung 860 EVO e 2400 TB do PRO , mas muito mais barato que ambos ). O que você acha, acha que será confiável o suficiente? O desempenho extra vale a pena ?

RECOMENDAMOS: A Intel avança o lançamento do Skylake –X e Kaby Lake X Bit-tech Source

Laptops

Escolha dos editores

Back to top button