▷ Placa-mãe do alto-falante o que é e para que serve
Índice:
- Por que os PCs têm um alto-falante pequeno e qual a origem deles?
- O alto-falante ajuda a diagnosticar problemas de hardware ao iniciar o PC
Antes do aparecimento das placas de som, os computadores só podiam produzir som através de um pequeno alto-falante embutido dentro da caixa do computador. No entanto, eles também serviram a outro propósito após a chegada das placas de som; portanto, a maioria dos computadores ainda possui um pequeno alto-falante na caixa que se conecta à placa-mãe. Placa-mãe do alto-falante o que é e para que serve.
Por que os PCs têm um alto-falante pequeno e qual a origem deles?
Hoje, todos os usuários dão como certo o som rico que sai de nossos computadores, porque muitos de nós esquecemos que as placas de som não estavam disponíveis nos primeiros dias da computação doméstica. Graças à chegada de placas de som como Creative Sound Blasters, podemos desfrutar de alto-falantes de som surround, fones de ouvido de alta impedância, o que nos oferece uma experiência de computação multimídia muito rica e agradável.
Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre as melhores placas - mãe do mercado
Antes do aparecimento das placas de som, a maioria dos PCs era fornecida com pequenos alto-falantes, dentro da caixa ou diretamente conectados à placa-mãe. Como esses alto-falantes também serviram como uma ferramenta de diagnóstico e solução de problemas, eles continuam sendo um padrão ainda hoje em computadores contemporâneos. Explicamos para que serve um alto-falante da placa-mãe na computação moderna.
O alto-falante ajuda a diagnosticar problemas de hardware ao iniciar o PC
Como mencionado anteriormente, as placas de som nem sempre eram hardware padrão nos computadores domésticos. Antes de sua aparição, jogos e outras aplicações eram capazes apenas de produzir som a partir de um alto - falante relativamente pequeno e metálico no chassi do PC. Esse pequeno alto-falante ainda é usado hoje em dia para resolver problemas no computador, identificados por códigos de bipes.
Nos dias anteriores às interfaces gráficas do usuário, como o sistema operacional Windows, a solução de problemas e o diagnóstico de problemas que poderiam estar em um computador eram muito mais difíceis. A variedade de ferramentas de diagnóstico que temos hoje não existia. Você deve ter notado que, quando liga o PC, emite um bipe curto e simples. Este sinal sonoro indica que você acabou de ligar o PC corretamente. Esse bipe único é na verdade um código de bipe indicando que está tudo bem com o seu PC.
Um dos problemas com o diagnóstico de um erro no PC está relacionado ao fato de você frequentemente precisar acessar uma placa de vídeo, monitor, teclado, mouse etc. que trabalham para resolver problemas no PC. Mas e se um desses dispositivos for responsável pelo erro? É quase impossível diagnosticar um erro no monitor, por exemplo, sem acesso a um monitor que funcione para observar o comportamento do PC. Trabalhando em conjunto com a placa-mãe, o alto-falante interno emitirá uma série de códigos de bipes longos e curtos, além de constantes e intermitentes para indicar ao usuário qual é a origem do erro. Cada fabricante geralmente decide por si mesmo o que os códigos significam. Por exemplo, um código de erro de áudio popular que o alto-falante do seu PC pode emitir é um bipe longo e constante. Isso indica que o erro decorre da incapacidade da placa-mãe em detectar um teclado conectado.
Se dermos outro exemplo, dois bipes curtos podem indicar que a placa-mãe não pode detectar uma placa de vídeo; portanto, certamente haverá uma falha neste ou no próprio slot PCI Express da placa-mãe. Consultar o manual da placa-mãe pode ajudá-lo a determinar quais códigos correspondem a quais erros.
Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre O que significam os bipes da placa-mãe?
Os bipes do alto-falante na placa-mãe do PC funcionam da mesma maneira que o código Morse, os bipes do alto-falante na placa-mãe podem ajudá-lo a diagnosticar e corrigir erros de hardware no seu PC. Embora não sejam muito sofisticados para os padrões atuais, esses códigos de som eram essenciais nos dias em que os PCs eram muito menos fáceis de entender quando se tratava de erros de hardware no processo de inicialização.
Embora esteja um pouco desatualizado, a maioria dos PCs de hoje ainda inclui alto-falantes internos conectados à placa-mãe. Esses alto-falantes são capazes de emitir códigos de erro da placa-mãe na forma de bipes e combinações de bipes. Estas são sequências diferentes que indicam erros diferentes. Possivelmente muito em breve o alto-falante interno da placa-mãe não será mais usado, pois novas técnicas de solução de problemas mais ricas em informações são desenvolvidas para substituir esse método antigo, mas eficaz, de diagnóstico do PC.
Isso encerra nosso artigo no alto-falante da placa-mãe sobre o que é e para que serve. Esperamos que você ache muito útil para identificar um problema com o hardware do seu PC. Lembre-se de compartilhar os artigos nas redes sociais para poder ajudar mais usuários.
Fonte Computerhope▷ Ps / 2 o que é, para que serve e para que serve
Explicamos o que é a porta PS / 2, qual é a sua função e quais são as diferenças com a interface USB ✅ Classic em computadores dos anos 80
ᐅ Evga precision x1: para que serve e para que serve?
O EVGA Precision X1 é um dos aplicativos mais usados por usuários exigentes. É uma ferramenta de gerenciamento para placas gráficas da Nvidia.
Speccy: para que serve esse programa e para que serve?
Aqui, explicaremos algumas informações sobre o programa Speccy, do Piriform, e também como usá-lo para tirar o máximo proveito dele.