Tutoriais

Ata Sata 2 vs sata 3: diferenças entre as duas versões?

Índice:

Anonim

A maioria dos dispositivos de armazenamento ainda usa a interface SATA para conectar-se ao PC. A versão 3.0 do SATA foi lançada em 2009 e foi prometida dobrar a velocidade do seu antecessor SATA 2.0. Neste artigo, veremos a diferença na vida real entre as duas versões. SATA 2 VS SATA 3.

Com a quantidade de dados que usamos e armazenamos todos os dias, todos os aspectos do armazenamento de dados se tornam extremamente importantes, incluindo as maiores taxas de transferência entre os dispositivos de armazenamento. Atualmente, os discos rígidos são frequentemente substituídos por SSDs para um grande aumento nessas taxas de transferência, mas obter a melhor entrega de dados pode exigir um pouco mais de configuração.

Índice de conteúdo

O que é a conexão SATA e quais são as diferenças entre suas versões

O SATA (Serial ATA) é um padrão IDE (Integrated Drive Electronics), que basicamente para os consumidores significa plugues, conectores e cabos que permitem que dispositivos de armazenamento como HDD, SSD e unidades ópticas se conectem à placa-mãe, que permite a transferência de dados. Muitas pessoas ainda conseguem se lembrar de enormes cabos de fita em PCs mais antigos, que eram cabos PATA (Parallel ATA), que foram gradualmente substituídos por cabos SATA desde o início dos anos 2000.

Como em todas as tecnologias, a interface SATA passou por algumas iterações para se adequar aos padrões modernos. A SATA teve três versões notáveis ​​até agora. Além de algumas pequenas diferenças, como o NCQ (Native Command Queuing, introduzido no SATA 2.0) que permite que os discos rígidos passem por comandos mais rapidamente, a principal diferença entre as versões 2.0 e 3.0 do SATA é a velocidade de transferência de dados que pode fornecer. O SATA 1.0 está quase extinto atualmente, como não há computadores novos usando essa conexão, portanto não há nada de especial a ser discutido neste cabo, a não ser que o desenvolvimento do SATA esteja totalmente iniciado. As três versões de conectores e cabos são compatíveis entre si, assim como o USB.

Versão SATA

Velocidade

SATA 1.0

1, 5 Gb / s

SATA 2.0

3 Gb / s

SATA 3.0

6 Gb / s

eSATA é uma interface SATA localizada fora do PC

Os conectores SATA básicos estão localizados dentro do PC e permitem conectar apenas dispositivos de armazenamento interno. Para tentar melhorar a funcionalidade, surgiu o eSATA (SATA externo), que se tornou bastante popular nos primeiros anos. O eSATA, além da durabilidade geral e melhor proteção contra campos eletromagnéticos externos, é simplesmente um conector SATA normal localizado na parte traseira de um PC, semelhante aos conectores USB. Isso permite que dispositivos de armazenamento externos sejam conectados ao PC. O soquete eSATA está basicamente conectado à sua interface SATA na placa-mãe; portanto, a versão do eSATA que você pode obter depende de qual deles sua placa-mãe suporta.

Nenhuma diferença entre os cabos SATA 2 VS SATA 3

Todos esses diferentes padrões, conectores e velocidades podem ser um pouco confusos, mas a parte que mais preocupa as pessoas ao trabalhar com a interface SATA é bastante simples. Todos os cabos SATA internos não são apenas compatíveis, mas também o mesmo em todas as versões. Por exemplo, você pode usar o que é identificado como cabo SATA 1.0 com um dispositivo SATA 3.0 e placa-mãe e não perder nenhuma velocidade de transferência, o que basicamente significa que "cabo SATA III" é basicamente um termo de marketing para fazer com que pareça novo e melhor.

Intel 520 480GB Velocidade de leitura Velocidade de gravação
SATA 2 504, 8 MB / s 504 MB / s
SATA 3 414, 7 MB / s 414, 1 MB / s

No entanto, isso não significa que as portas de diferentes versões do SATA não reduzam a velocidade. Por exemplo, um disco rígido SATA 3.0 conectado a uma porta SATA 2.0 pode perder muita velocidade devido ao gargalo na lateral da placa-mãe. Portanto, você pode usar qualquer cabo SATA que já precise conectar à sua porta SATA, mas verifique se a placa-mãe suporta a versão do SATA que o disco rígido escolhido pode. Você pode verificar a versão SATA da sua placa-mãe no manual.

O eSATA, por outro lado, possui seu próprio conector para garantir a blindagem do sinal, melhor transferência do sinal e maior durabilidade fora do gabinete do PC, para que a conexão eSATA não seja compatível com SATA. Embora o cabo em si seja diferente, o mesmo princípio dos cabos SATA também se aplica aqui: Não há versão para um cabo eSATA, versões diferentes de cabo não afetam suas velocidades de transferência.

A SATA não fornece energia aos dispositivos através de seus cabos de dados; portanto, as unidades SATA costumam usar conectores de 15 pinos usados ​​para fornecer energia. Os dispositivos também podem usar um conector Molex para alimentação. Este é um conector branco mais quadrado com 4 pinos grandes. Quando se trata de discos rígidos externos, muitos deles usam portas USB para alimentação.

Resumo final SATA II VS SATA III

  • SATA é a conexão feita especificamente para conectar dispositivos de armazenamento ao PC, tornando-o a melhor escolha dos fabricantes. O SATA 2.0 fornece metade da velocidade do SATA 3.0: 3Gb / s vs. 6Gb / s, respectivamente. A única outra diferença é o enfileiramento de comandos nativo. Ao comprar um dispositivo de armazenamento SATA ou eSATA, verifique se a versão SATA da sua placa-mãe pode lidar com a versão desse dispositivo. Não há diferença entre os cabos de versões diferentes, ou seja, o cabo SATA 3.0 é o mesmo que o cabo SATA 2.0, o cabo eSATA 3.0 é o mesmo que o cabo eSATA 2.0.

Recomendamos a leitura dos seguintes tutoriais e guias:

Isso termina nosso artigo sobre SATA 2 vs SATA 3, esperamos que você tenha achado muito útil.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button