Tutoriais

▷ S / PDIF, o que é e para que serve?

Índice:

Anonim

O S / PDIF é um tipo de conexão que encontramos em muitos dispositivos eletrônicos, incluindo computadores de mesa e laptops. No entanto, muitos usuários não sabem de sua existência ou não sabem exatamente em que consiste essa interface. Por isso , preparamos este artigo, com tudo o que você precisa saber sobre o S / PDIF.

Índice de conteúdo

O que é a interface S / PDIF e para que é usada?

S / PDIF ou SPDIF significa Sony / Phillips Digital Interface e é uma interface para transmissão de áudio digital. Neste artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre essa interface, incluindo quando e como usá-la. Áudio digital significa que o sinal de áudio é transmitido codificado em uma série de 0s e 1s em vez de ser transmitido em formato analógico, tornando-o mais fidelidade, pois nenhum ruído será adicionado ao sinal. Portanto, é sempre melhor transmitir áudio em formato digital.

Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre as melhores placas - mãe do mercado

Atualmente, existem três interfaces no nível do consumidor para transmitir áudio em formato digital: SPDIF HDMI e DisplayPort. O SPDIF transmite apenas áudio, mas o HMDI e o DisplayPort também transmitem sinal de vídeo digital. Por que você deve usar o SPDIF? Isso ocorre porque nem todos os equipamentos de áudio / vídeo têm uma saída HDMI ou DisplayPort disponível. Por exemplo, um CD player ou unidade MiniDisc de nível profissional terá uma saída SPDIF disponível, mas nenhum dos outros dois, pois este computador não produz vídeo, apenas áudio. Além disso, os cabos e conectores SPDIF são muito finos, enquanto os cabos e conectores HDMI e DisplayPort são volumosos, pois possuem mais cabos internos.

Se você estiver conectando dois dispositivos de áudio, provavelmente precisará usar o SPDIF, pois a fonte de áudio provavelmente não possui um conector HDMI. Por exemplo, conectar um CD player ou unidade MiniDisc de nível profissional a um amplificador ou um mixer de nível profissional compatível com SPDIF. Se um ou ambos os computadores não tiverem um conector SPDIF, a conexão de áudio digital não será possível e você precisará conectá-los através de uma conexão analógica normal, através de um par de cabos RCA. Além disso, como veremos mais adiante, existem dois tipos de conectores SPDIF no nível do consumidor: coaxial (RCA) e óptico (Toslink). Se você possui um CD player profissional que possui apenas uma saída SPDIF coaxial e o receptor de áudio possui apenas uma entrada SPDIF óptica, não será possível conectá-los ao SPDIF.

Suponha que você esteja tentando conectar o equipamento à sua configuração de home theater, que é a situação mais comum. Na configuração do sistema de home theater, você tem dois componentes principais, a TV e o receptor de áudio (amplificador). Por razões óbvias, você deseja que o sinal de vídeo vá para a TV e o sinal de áudio para o receptor de áudio.

Se você possui apenas uma televisão, ou seja, não possui um receptor de home theater com vários alto-falantes ao redor, sua melhor conexão será HDMI, se for compatível com sua televisão e com o equipamento que você deseja conectar à sua televisão. Dessa forma, você terá áudio e vídeo digital, o melhor cenário possível. Se a sua fonte de áudio / vídeo ou televisão não tiver um conector HDMI, serão necessários dois conjuntos de cabos, um para conectar o vídeo à televisão, usando a melhor conexão de vídeo disponível e um cabo SPDIF que conecta a fonte de áudio / vídeo ao seu receptor de áudio ou sua TV, se você não tiver um receptor de áudio.

Se o receptor no seu sistema de home theater não puder extrair o áudio dos conectores HDMI, você será solicitado a usar cabos SPDIF para transportar o áudio digital. Existem duas configurações possíveis para esse cenário. Em vez de ter apenas um cabo de cada fonte de áudio / vídeo, agora teremos dois: o cabo HDMI, que transporta o sinal de vídeo, e o cabo SPDIF, que transporta o sinal de áudio. Nesse caso, todas as fontes de áudio e vídeo estão diretamente conectadas à TV e, supondo que a TV possa extrair o áudio de suas entradas HDMI e encaminhá-lo para a saída SPDIF, você usará essa saída SPDIF para conectar a TV ao receptor de áudio.. Os dispositivos que geram apenas áudio (por exemplo, CD players, decks MiniDisc etc.) devem ser conectados diretamente ao receptor de áudio. Nesse caso, a seleção de qual equipamento será usado será feita na televisão, não no receptor de áudio.

Diferentes tipos de conexões S / PDIF e seu uso no PC

Existem dois tipos de conexões SPDIF no nível do consumidor, coaxial e óptica. A conexão coaxial usa um conector RCA mono, geralmente pintado de laranja, para facilitar a diferenciação das conexões de vídeo usando um conector semelhante.

A conexão óptica usa um conector quadrado chamado Toslink. Alguns computadores têm ambos os conectores; alguns têm apenas um deles. O cabo coaxial SPDIF é um simples cabo RCA mono, enquanto o cabo óptico SPDIF é de fibra óptica. Existem dois tipos de conector óptico. O mais comum é quadrado, mas também está disponível um conector óptico de 3, 5 mm. Este conector de 3, 5 mm é do mesmo tamanho que um conector de fone de ouvido de 3, 5 mm e é comumente usado em notebooks. Também existem adaptadores para converter o conector quadrado normal em um conector de 3, 5 mm.

A disponibilidade de conectores SPDIF prontos para uso dependerá do modelo da placa-mãe ou do notebook. Observando o painel traseiro do seu PC, você pode ver facilmente se ele possui conectores SPDIF ópticos e / ou coaxiais. Nos laptops, a presença de uma saída SPDIF é mais difícil de detectar, pois geralmente é emparelhada com o fone de ouvido, que suporta o conector óptico de 3, 5 mm. Portanto, a maioria dos usuários pensa que não possui saída SPDIF em seus laptops, enquanto esse recurso pode estar disponível.

Você deve olhar ao redor do fone de ouvido para ver se a palavra "SPDIF" está escrita perto dele. No entanto, vários modelos de notebooks não mostram indicação de que possuem saída SPDIF. Você precisará verificar a página de especificações do produto para ver se o SPDIF está listado. Nesse caso, o fone de ouvido também é uma saída SPDIF.

Existem outros truques para detectar o suporte ao SPDIF. Você pode tentar usar o PC no escuro e tocar uma música para ver se há uma luz vermelha saindo do fone de ouvido, indicando que há uma interface SPDIF dentro. Outro truque é ver a cor do conector. Se estiver apenas verde, o conector provavelmente não possui a função SPDIF, mas se estiver preto, provavelmente está. Infelizmente, nem todos os fabricantes seguem esse esquema.

Cabos S / PDIF recomendados

deleyCON Cabo óptico de áudio digital digital de 0, 5 m S / PDIF 2X Conector Toslink Cabo de fibra óptica Conector de metal 5 mm Flexível - Preto 8, 59 EUR Cabo Toslink 2, 5 m ~ 24k banhado a ouro ~ ~ Chumbo Optical Digital S / PDIF estéreo ~ ~ Áudio 7.85 EUR FosPower (Toslink banhado a ouro de 3 pés / 0, 9 m, 24 K, banhado a ouro para Mini Toslink Cabo óptico digital S / PDIF de áudio

Isso encerra nosso artigo sobre a conexão S / PDIF, esperamos que você seja muito útil e tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre essa interface de áudio digital. Você sabia sobre essa conexão? Você já usou no seu PC ou centro multimídia?

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button