Tutoriais

▷ Sintomas ruins da placa-mãe (dicas e truques)?

Índice:

Anonim

A verdade é que descobrir os sintomas de uma placa - mãe danificada é uma tarefa bastante aleatória e difícil de executar se não seguirmos uma ordem ou uma metodologia. Além disso, é necessário algum conhecimento básico de hardware e erros que possam aparecer. Neste artigo, tentaremos explicar, da melhor maneira possível, como proceder diante de um problema desse tipo em nosso PC.

Índice de conteúdo

Partes mais importantes de uma placa-mãe

Vamos começar fazendo uma rápida revisão das partes que compõem a placa-mãe. Como você deve saber, a placa-mãe é um circuito eletrônico complexo responsável por interconectar todos os componentes de um computador. Não existe periférico, hardware ou disco rígido que não passe pela placa-mãe, por suas linhas de energia através das quais circulam todos os dados que irão para o componente principal, que é o processador.

Precisamente devido à sua complexidade e ao número de elementos, é bastante difícil encontrar o problema específico que você pode ter, no entanto, a solução quase sempre é simplificada: compre um novo.

Os componentes eletrônicos e periféricos conectados estarão em todas essas áreas marcadas e cada um deles também estará suscetível a falhas, e, por esse motivo, a localização de uma falha na placa se torna mais complicada.

Como saber quando uma placa-mãe está quebrada (ou componente)

Dar uma explicação concreta para este assunto é bastante complexo. De fato, quanto mais você passa a vida na computação, maior variedade de falhas e problemas descobre, mais os considera mais extravagantes e com comportamentos estranhos. Vamos tentar citar os mais frequentes:

Você toca no botão liga / desliga e o PC não inicia

  • Possível causa: fonte de alimentação, partida mal conectada

O PC inicia, mas nada aparece na tela

  • Possível causa: BIOS não configurado, monitor quebrado ou desconectado, placa gráfica

O PC inicia, mas nada aparece na tela e são emitidos sinais sonoros

  • Possível causa: componente com defeito ou mal conectado: CPU, RAM, HDD

A tela de postagem não termina de passar e mostra uma mensagem na tela

  • Possível causa: componente com defeito, ventilador da CPU desconectado, BIOS não configurado

Disco rígido, teclado e mouse não são detectados e o PC não termina a inicialização

  • Possível causa: periférico com defeito, conector com defeito ou incompatibilidade

O PC inicia, mas depois de um tempo é desligado ou reiniciado

  • Possível causa: calor elevado, fonte de alimentação

Antes de terminar a inicialização, uma tela azul aparece

  • Possível causa: erro de memória RAM, erro do sistema, erro no disco rígido

O computador inicia, mas não aparece imagem ou listras na tela

  • Possível causa: placa gráfica mal conectada ou quebrada, monitor quebrado

Ao conectar um USB, o computador é desligado ou reiniciado

  • Possível causa: derivação de energia do chassi, isolamento ruim, USB ruim

Bem, agora não nos lembramos de mais casos em que o resultado final é um erro na placa-mãe ou, atenção, nos componentes e periféricos conectados a ela. Mais tarde, tentaremos ver todas essas falhas e as possíveis soluções nas diferentes etapas a seguir.

Falha na placa-mãe ou outros componentes?

Esta é a próxima pergunta que você terá que se perguntar. A verdade é que é difícil para uma placa-mãe quebrar "repentinamente", com isso queremos dizer que, se estiver instalada em nosso chassi e não tivermos acessado o interior para instalar algo novo ou executar uma limpeza completa, é bastante difícil para quebrar. Obviamente, a menos que seja uma placa-mãe muito barata, de uma marca desconhecida ou antiga, embora sempre haja exceções.

Neste ponto, o que você faria? Bem, o normal será testar cada um dos periféricos e componentes que estão conectados à placa-mãe em outro computador com antecedência ou testar diretamente a placa-mãe com outros componentes. Estes são os componentes que podem provocar os comportamentos que mencionamos anteriormente:

  • Memória RAM do processador Unidades de disco rígido e SSD Placa gráfica Bateria da placa-mãe Fonte de alimentação Chassis Conectores USB, unidades flash ou periféricos Quaisquer outros objetos não identificados que conectamos à placa

Esses são os componentes possíveis que estão sempre conectados a uma placa-mãe e a verdade é que eles quase sempre serão os que falham ou fazem com que a placa-mãe falhe.

Etapas para localizar sintomas de uma placa-mãe quebrada

Imagine todos os problemas que podem ocorrer com tantos periféricos conectados à nossa placa-mãe. Portanto, a primeira coisa que precisamos fazer é ter certeza de que ela é realmente a placa-mãe. Portanto, tentaremos ver todas as etapas a seguir até isolar a placa-mãe. problema

Se o computador não ligar

  1. Possivelmente a falha é da fonte de alimentação. Verifique se as luzes do PC se acendem, na placa-mãe, no chassi ou o que for, se nada acender, remova a fonte de alimentação e tente outra que você sabe que está funcionando bem. Se as luzes estiverem acesas, verifique se os conectores de partida estão instalados.

Inspecione os componentes físicos da placa

Nunca é desnecessário abrir o PC e verificar em detalhes a aparência da placa - mãe e de outros componentes. Se for um prato de qualidade duvidosa e muito barato, é possível que algum componente tenha queimado, seja por ser antigo ou por causa do calor.

  1. Verifique os capacitores: eles são pequenos cilindros bastante visíveis e localizados no VRM da placa. Verifique se eles não estão inflados ou destacados da placa. Esses elementos são fáceis de alterar devido ao tamanho acessível. Verifique as bobinas e os conectores de energia: as bobinas são os quadrados próximos aos capacitores e encarregados de estabilizar a tensão que entra na placa. Olhe para as costas e para a frente do prato, se não há nada destacado ou algo queimado.

Se ligar, verifique se está tudo conectado

  1. Verifique se os componentes principais estão conectados com segurança: os conectores da fonte de alimentação à placa, que são os EPS de 4 ou 8 pinos e o conector ATX. Verifique se o disco rígido está conectado à energia e à placa-mãe com SATA. Da mesma forma, remova e reinsira a memória RAM, certificando-se de que o clique típico é ouvido. Se você tiver mais componentes, verifique se estão bem conectados.Veja se os cabos de partida estão bem conectados. Use o manual da placa-mãe para descobrir como conectá-los corretamente.

Como encontrar o manual da placa-mãe

  1. Agora tente reiniciar o computador

Você ouve um sinal sonoro ao iniciar. Veja o LED de depuração

Nesse momento, sua placa-mãe poderá emitir uma série de bipes na inicialização, se o alto-falante estiver instalado no painel de inicialização. Se você não o possui, é hora de procurar no gabinete da placa-mãe, se você o comprou como um componente independente.

Mais uma vez, veja no manual como o alto-falante está conectado, embora em quase todas as placas a maneira de fazê-lo esteja perfeitamente indicada ao lado do painel. Lembre-se de que, em todos os casos, o fio branco do conector será negativo, enquanto os fios coloridos serão positivos.

Nesse ponto, é possível que sua placa possua o LED Debug, que consiste em um painel digital LED instalado na própria placa que gera códigos com letras e números notificando erros e estados. É o substituto do sinal sonoro, por assim dizer.

Tabela de códigos de bipes:

Bips Significado
Sem som Não há corrente, a placa não liga. Possivelmente falha de energia
Bips contínuos Falha de energia. Talvez um cabo mal colocado e um cabo EPS desconectado
Bipes curtos e constantes Falha na placa-mãe
1 bipe curto Falha na atualização da memória
1 bip longo Falha no slot ou no módulo de RAM (se não ligar)

Tudo correto (após a iluminação)

2 bipes curtos Falha na paridade da memória
2 bips longos Velocidade do ventilador da CPU baixa / nula
3 bipes curtos Falha nos primeiros 64 KB de memória
4 bips curtos Falha no temporizador do sistema
5 bips curtos Falha no processador. Aquele que nos interessa
6 bipes curtos Falha no teclado ou conexão com este
7 bips curtos Falha no processador, na placa-mãe ou no processador do modo virtual
8 bips curtos Falha no teste de leitura / gravação na memória
9 bipes curtos Falha na ROM do BIOS
10 bips curtos Falha no desligamento de gravação / leitura do CMOS
11 bips curtos Falha no cache do processador
1 sinal longo + 2 curtos

2 bips longos + 1 curto

Falha na placa gráfica
1 sinal longo + 3 curto Falha no teste de memória RAM

Quanto à tabela de códigos do LED Debug, observe-os melhor no manual da placa-mãe. Em todos os que trazem esse sistema, há uma tabela com mais de 50 códigos e também é comum em todos os fabricantes.

  1. Se, ao iniciar o computador, você obtiver um código ou uma combinação de sinais sonoros, o que você precisa fazer é verificar a operação correta do periférico ao qual ele corresponde

Faça um CMOS ou CLRPWD claro

Isso é para limpar ou redefinir os padrões no BIOS. Fisicamente, trata-se de colocar um jumper ou contato em dois pinos da placa-mãe por alguns segundos para redefinir o BIOS. Esta informação vem no manual da placa de base.

Às vezes, a simples falha do seu PC é essa e é muito fácil de resolver.

Como redefinir o BIOS da sua placa-mãe

Os sintomas dessa falha são que o computador é inicializado, mas não mostra nada na imagem, ou simplesmente a tela de postagem não é concluída.

Dissipador de calor conectado e ventilador conectado

  1. Verifique se o dissipador de calor está bem conectado à CPU, é possível que a CPU esteja muito quente e não permita que o PC inicie.Certifique-se de que o ventilador esteja conectado ao local onde diz " CPU FAN ", caso contrário o BIOS não permitirá que você inicie o computador porque é considerado inseguro.

Soquete em bom estado

  1. Se você colocar uma nova CPU no seu PC e ela travar, é hora de desmontá-la e verificar se você dobrou os pinos no soquete ou na CPU no processo.

Como endireitar os pinos de um processador ou placa-mãe

Isolar componentes

É hora de isolar os componentes para ver se a falha está realmente na placa-mãe.

  1. Desconecte os periféricos e o hardware conectados à placa, um por um. Sempre que você desconectar um, tente inicializar. Comece nesta ordem: cabos USB do chassi, disco rígido, placa gráfica, RAM e, finalmente, CPU.Tente inicializar e esperar um único bipe. Nesse caso, a placa estará em boas condições. Teste cada componente em um computador que você sabe que está funcionando bem e que é compatível. Dessa forma, você poderá saber se, com seus componentes, o outro PC inicia corretamente.

Como posso descobrir a compatibilidade dos componentes do meu PC

  1. Se todos eles funcionarem, incluindo o processador, o problema está na placa-mãe

Depois isole a placa mãe

Se você já tem quase certeza de que eles são um sintoma de uma placa-mãe danificada, faça o seguinte:

  1. Remova a placa-mãe do chassi e conecte-a a um PC que você sabe que está funcionando.Se o erro for reproduzido, é claramente um problema com a placa-mãe.Se você estiver surpreso com o funcionamento, verifique melhor seus próprios componentes. Você pode experimentá-lo fora do chassi e somente com o básico, memória e CPU. Seu chassi não pode isolar eletricamente a placa. Esse sintoma geralmente causa, por exemplo, reinicializações ao conectar periféricos. Pergunte-nos no fórum do hardware ou na caixa de comentários o problema que você tem se não encontrar a solução.

Conclusão e links de interesse

Sem dúvida, o processo de decifrar os sintomas de uma placa - mãe danificada é bastante tedioso e, às vezes, pode até acabar com a nossa paciência se não encontrarmos a falha. O mais normal é que é uma configuração ruim deste ou de algum componente que está quebrando, já que uma placa-mãe não é fácil de quebrar.

Agora deixamos alguns links que podem ser interessantes para você:

Esperamos que este artigo tenha sido útil para localizar o problema da sua placa-mãe, lembre-se de ser paciente e, especialmente, de outro PC disponível para testar seu hardware.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button