Processadores

▷ Ryzen 9 3900x vs core i9

Índice:

Anonim

Se você mora em um abacaxi no fundo do mar, ainda acha que a Intel é a única resposta se você deseja ter o melhor equipamento hoje. No entanto, essa realidade não é mais tão clara, pois com a saída da AMD Ryzen 3000 , a empresa texana colocou o punho na mesa. Hoje vamos ver a batalha entre os Titãs, Ryzen 9 3900X e Core i9-9900k.

Ambos os gráficos representam o último passo para os processadores de classe desktop e ambos têm desempenho máximo. Temos que comentar que o Ryzen 9 3900X é o modelo atual mais poderoso, mas apenas por alguns meses. O Ryzen 9 3950X será lançado em breve , com ainda mais núcleos, mais threads e muito mais potência.

Embora existam processadores mais potentes e capazes, eles já pertencem à liga de luxo, então a deixaremos por mais um tempo. Agora, no que nos diz respeito: a Ryzen 9 3900X vs Core i9-9900k.

Como o Intel Core i9 é o que possui a maior coroa de campeões, começaremos falando sobre o AMD Ryzen 9 3900X .

Índice de conteúdo

AMD Ryzen 9 3900X

Como previmos, o Ryzen 9 3900X é o atual rei da linha Ryzen 3000. É um processador de 12 núcleos e 24 fios , pronto para todos os tipos de desafios. Se você soube das notícias, pode ter ouvido, mas lembramos de qualquer maneira.

A AMD tem trabalhado para melhorar muito seus novos processadores. Agora eles têm melhor IPC (Instruções por Ciclo) , melhor desempenho em núcleo único e muito melhor em núcleo múltiplo. Não é de admirar, portanto, que este gráfico se torne um dos MVPs desta próxima geração.

Possui a nova arquitetura (Zen 2), mas permanece no mesmo soquete (AM4), conforme prometido pela empresa de hardware. Além disso, suas frequências atingem valores bastante altos, e é por isso que eles devem ser adequados para criação de jogos e conteúdo.

Para saber mais sobre as especificações:

  • Arquitetura: Zen 2 Soquete compatível: AM4 Dissipador de calor: Sim (Wraith Prism com LED RGB) Gráficos integrados: Não Número de núcleos de CPU: 12 Número de segmentos: 24 Taxa de clock base: 3.8 Taxa de clock base: 3.8 GHz Taxa de clock de impulso: 4.6 GHz Cache Total L2: 6 MB Total L3 Cache: 64 MB Tamanho do transistor : 7nm Frequência RAM recomendada: DDR4-3200 TDP / TDP padrão: 105W Preço aproximado: 500 €

Este processador não possui gráficos integrados, mas nesses níveis de potência seria bastante raro não ter gráficos discretos. Em troca, ele possui um bom dissipador de energia para resfriar decentemente as altas temperaturas que o componente pode atingir.

A nova geração Ryzen 3000 vem com novos recursos interessantes. Entre eles, podemos diferenciar: suporte nativo a frequências mais altas de RAM e PCIe Gen 4 e caches maiores. Mas isso é suficiente para derrubar o rei dos processadores de desktop?

Intel Core i9-9900k

Por vários anos, a Intel manteve o regime, porque seus processadores eram os mais poderosos e o Intel Core i9-9900k é a prova disso. No entanto, hoje colocaremos essa reivindicação à prova mais uma vez.

O Intel Core i9-9900k é famoso e popular entre os usuários mais exigentes. Por exemplo, em muitos computadores já montados que você pode comprar, o melhor processador para incluir geralmente é o i9-9900k. Podemos ver isso nos novos modelos msi , componentes de PC e outros sites que oferecem esses mesmos serviços.

É um processador com boa potência multi-core, mas, acima de tudo, com excelente desempenho de núcleo único. Isso o torna um ótimo componente para jogos extremos e design e edição de conteúdo.

Aqui está uma lista de suas principais características:

  • Arquitetura: Coffee Lake S Soquete compatível: FCLGA 1151 Dissipador de calor: Não Gráficos integrados: Sim (Intel® UHD Graphics 630) Número de núcleos de CPU: 8 Número de segmentos: 16 Taxa de clock base: 3, 6 GHz Taxa de clock de impulso: 5, 0 GHz Cache L2 total: 2 MB Cache L3 total: 16 MB (Smart Cache) Tamanho do transistor: 14nm Frequência RAM recomendada: DDR4-2666 TDP / TDP padrão : 95W Preço aproximado: € 490

O Intel Core i9-9900k pertence à linha Coffee Lake , mas não abandona o soquete LGA 1151 como seus antecessores. Falta um dissipador de calor, pois espera que o usuário use um melhor, mas ele vem com gráficos integrados, o que é estranho.

Ser mais veterano faz com que falte tecnologias de ponta, como o PCIe Gen 4, ou suporte a frequências mais altas de RAM , mas isso não significa que ainda continue sendo um processador poderoso e poderoso.

A seguir, veremos a comparação frente a frente de ambos os processadores.

Ryzen 9 3900X vs Core i9-9900k

Eles costumam dizer que as comparações são odiosas, mas , neste caso, são necessárias. No mundo da tecnologia, temos que comparar constantemente o novo com o antigo, pois assim sabemos qual é a melhoria. É por isso que, então, aqui temos dois concorrentes do processador high-end.

É verdade que, nesse confronto, as diferenças geracionais são muito notáveis, de modo que o veredicto inicial é bastante claro. Começando pelo mais interno, o tamanho dos transistores usados ​​pela Intel é "um pouco maior" do que os usados ​​pela AMD . A equipe vermelha usa os de 7nm, enquanto a Intel é relegada a usar transistores de 14nm e não há notícias sobre quando eles irão saltar para 10nm.

Removendo as seções em que não podemos comparar os dois processadores, o Ryzen 9 3900X apresenta valores mais altos ou mais altos em quase todas as áreas. Por exemplo, temos mais núcleos e threads, mais cache nas três camadas ou tecnologias mais recentes.

Deste último, temos que destacar o PCIe Gen 4 , pois é um novo padrão que esperamos que seja instalado nos próximos anos. Até o momento, apenas alguns processadores suportam essa tecnologia e oferece velocidades de transferência de dados consideravelmente mais rápidas que o atual PCIe Gen 3.

Por seu lado, o processador Intel revida e nos oferece alguns pequenos benefícios, como menor consumo ou frequências de impulso mais altas.

Ao contrário do que aconteceu conosco nas comparações entre gráficos, aqui temos uma diferença muito difícil de ocultar. Apenas em termos de números e tecnologias, o Ryzen 9 3900X é muito superior ao seu equivalente da Intel . Não é de surpreender que a AMD possa tirar vantagem dessa vantagem ou são apenas números vazios?

Benchmarks sintéticos: Ryzen 9 3900X vs Core i9-9900k

Fizemos vários testes nesses processadores e os dados são bastante interessantes. Apesar do equilíbrio estar do lado do AMD Ryzen 9, o Intel Core i9 oferece batalhas em diferentes campos. A seguir, veremos o conjunto de resultados e os comentaremos por grupos.

Primeiramente, no teste AIDA64 , vemos como o processador AMD atinge números consideravelmente mais altos. Tanto na leitura quanto na escrita, o Ryzen 9 aproveita e nos permite maiores larguras de banda. Nos dois testes, obtivemos uma melhoria de cerca de 5% e 10% em relação ao Core i9.

Por outro lado, em termos de latência, o componente antigo mostra sua boa otimização e obtém tempos muito melhores com uma aceleração de cerca de 40%.

Se falamos de testes em processadores, todos nos lembramos do Cinebench . Como não poderia ser diferente, testamos este programa em seus dois aspectos e em um e vários núcleos, e os resultados são muito positivos para a AMD .

No Cinebench R15 , vemos os resultados que esperamos, ou seja, superioridade do Intel Core em single-core e superioridade da Ryzen em multi-core. No entanto, a AMD está se aproximando no desempenho de núcleo único e, por sua vez, aumenta a vantagem que eles têm sobre a concorrência em múltiplos núcleos.

No entanto, no Cinebench R20, as mesas mudam. Incrivelmente, o processador Ryzen com a configuração de RAM DDR4 de 3600 MHz atinge uma pontuação um pouco maior que a Intel, algo que não acontece há muito tempo. Por outro lado, os dados com vários núcleos permanecem os mesmos, com uma clara vantagem da equipe vermelha.

No Wprime, vemos resultados semelhantes aos obtidos com o Cinebench R20. A AMD eliminou suas principais fraquezas, tornando este processador um bom oponente de núcleo único sem perder seu poder de núcleo múltiplo.

Finalmente, nesses últimos testes, vemos uma mistura de resultados. Em alguns, o Ryzen 9 3900X assume a liderança, mas em outros, o Core i9-9900k continua sendo o líder.

O que podemos ver é um padrão. Toda vez que o processador Intel obtém melhores resultados, o Ryzen 9 está logo atrás . Por outro lado, quase sempre quando o processador AMD está à frente, ele está vários níveis acima da concorrência. Podemos ver isso no Blender, no 3DMark Fire Strike ou no Time Spy.

No entanto, vejamos isso de um ponto de vista que interessa a muitos usuários: frames.

Benchmarks de jogos (fps): Ryzen 9 3900X vs Core i9-9900k

Quanto aos benchmarks em videogames, os dados são muito mais equilibrados. Como em outros comparativos, em alguns videogames um processador domina o outro, enquanto em outros ocorre o oposto.

A seguir, veremos o caso de seis jogos específicos nas resoluções 1080p, 1440p e 4K com tudo em ultra. O equipamento que usamos para fazer os testes é o seguinte:

  • Placa - mãe: Asus Crosshair VIII Hero Memória RAM: 16GB G.Skill Trident Z RGB Royal DDR4 3600 MHz Disco rígido: Corsair MP500 + NVME Placa gráfica PCI Express 4.0 : Nvidia RTX 2060 Founders Edition Fonte de alimentação: Corsair AX860i

Se você olhar, os jogos acima são mais compatíveis com a AMD , enquanto os abaixo funcionam melhor na Intel . Os quadros são razoavelmente uniformes, portanto não temos um vencedor claro nesta seção.

Nos jogos finais, a Intel calcula a média de 5-20 fps extra em relação à AMD (dependendo da resolução). Por outro lado, naqueles na linha superior, temos uma vantagem mais clara da AMD, com cerca de 2-15 fps a mais do que em sua contrapartida da Intel .

Na seção de jogos, podemos ver que a AMD recuperou muito terreno, uma vez que seus processadores funcionam muito melhor em núcleo único e demonstram isso em jogos diferentes.

Como curiosidade, temos o Ryzen 7 3700X, que é capaz de superar esses dois titãs em algumas ocasiões. Isso apenas mostra que o músculo nas especificações nem sempre oferece quadros melhores.

Consumo e temperaturas

Quanto ao consumo e temperaturas, as coisas são bastante equilibradas. Como você verá abaixo, o processador AMD tem maior consumo no modo de espera e, quando o colocamos em funcionamento, excede em muito o seu oponente.

Nos dois casos, a energia consumida pela AMD é muito maior, portanto , você precisará de uma fonte de alimentação mais generosa. Dependendo dos componentes com os quais você os une, recomendamos uma fonte entre 550 V e 750 V. Existem sites como este onde você pode calcular qual seria sua voltagem ideal com base nas peças que você monta.

Faltam dados nos processadores com overclock, pois até agora não podemos fazer overclock no novo Ryzen .

Quanto às temperaturas, temos uma agradável surpresa.

Os processadores Ryzen 9 3900X mostram uma temperatura de espera significativamente mais alta. No entanto, ao submetê-los à carga, obtemos resultados muito acima da média em apenas 58ºC. Isso nos dá boas vibrações quando pensamos que podemos fazer um overclock desses processadores no futuro.

Por seu lado, o processador Intel segue linhas bastante comuns, com baixas temperaturas em repouso e certamente altas quando o colocamos em funcionamento.

Lembre-se de que isso está altamente relacionado ao tipo de refrigeração que você usa, como usa e quão eficiente é. No nosso caso, usamos o dissipador de calor de estoque e tentamos usar um com uma estrutura semelhante para o i9-9900k.

Conclusões finais sobre o rei do high-end

Pouco podemos dizer que você não está esperando por isso, pois acreditamos que o Ryzen 9 3900X é um processador bastante superior. É verdade que, principalmente, o deve a sua arquitetura e tecnologias mais avançadas, mas a César, o que é de César.

Tanto para jogos quanto para criação de conteúdo, esse processador quase certamente se tornará um dos melhores. Com preços razoáveis, o Ryzen 9 3900X tem muitas cartas para se tornar o rei desta geração, pelo menos enquanto o Ryzen 9 3950X não estiver disponível .

Em alguns meses, o novo Ryzen 9 3950X será lançado, sobre o qual falamos em algumas notícias. Pinta para ser o processador mais poderoso desta geração, embora tenhamos que ver como ele funciona em linhas gerais e muito mais por seu preço.

Por sua vez, o Intel Core i9-9900k oferece desempenho incrível e, embora seja mais antigo, oferece concorrência ao novo candidato. Acreditamos, no entanto, que seu tempo acabou e, por um preço semelhante, será substituído pela concorrência.

Recomendamos a leitura dos melhores processadores do mercado

Com o nascimento do Zen , vimos um grande potencial que parecia expandir-se exponencialmente. Com o Zen 2 , vimos um vislumbre do grande poder que eles podem alcançar. Quem sabe para onde mais iremos, mas podemos dizer que a AMD marcou com esses processadores e até agora sem vulnerabilidades críticas como a Intel.

E você, o que você acha do novo Ryzen 3000 ? Você compraria uma Ryzen 9 3900X por seus € 500 ? Conte-nos suas idéias abaixo.

Processadores

Escolha dos editores

Back to top button