Rtx 2070 super vs rx 5700 xt: um confronto de alto nível?
Índice:
- AMD Radeon RX 5700 XT
- Nvidia RTX 2070 SUPER
- Radeon RX 5700 XT vs RTX 2070 SUPER
- Benchmarks sintéticos: RTX 2070 SUPER vs Radeon RX 5700 XT
- Benchmarks de jogos (fps): RTX 2070 SUPER vs Radeon RX 5700 XT
- Consumo de energia e temperaturas
- Conclusão sobre o duelo pela melhor GPU para 1440p
Continuando com a tendência de novos gráficos que estão prestes a sair, faremos uma comparação do próximo passo em potencial. Aqui vamos ver a feroz batalha entre o RTX 2070 SUPER e o RX 5700 XT.
Esses gráficos elevam a fasquia do confronto anterior (RTX 2060 SUPER vs. RX 5700) e lutam para alcançar maiores alturas. O RX 5700 XT é a irmã mais velha da linha AMD , enquanto o RTX 2070 SUPER é a irmã do meio da família SUPER .
Embora a AMD ainda não esteja lutando pelo trono do campeão desta geração, está gradualmente aumentando de poder. Até alguns anos atrás, a equipe vermelha era apenas em torno dos intervalos médios de gráficos, mas cada vez que oferecia uma briga à Nvidia em estratos mais altos.
A pergunta que ainda precisamos fazer é: a AMD conseguiu subir um nível mais alto e fechar a brecha com a Nvidia ou a concorrência ainda está vários andares acima?
Índice de conteúdo
AMD Radeon RX 5700 XT
O gráfico da equipe vermelha apresenta um novo paradigma para a empresa texana e busca enfrentar o próprio RTX 2070 SUPER. Suas especificações, de fato, são bastante semelhantes, portanto, não é razoável pensar que elas poderiam enfrentar condições iguais.
Sobre a Radeon RX 5700 XT , temos características semelhantes à sua irmãzinha. Vemos algumas diferenças, como frequências mais altas, tanto de base quanto de reforço, mais núcleos de computação e outros, mas em termos de estrutura de base eles são quase rastreados.
Ambos possuem transistores de 7 nm e um número aproximado de 10, 3 bilhões de transistores. Eles possuem 8 GB de memória de vídeo dedicada GDDR6 e uma taxa de transferência de 14 Gbps, no melhor…
Para dados mais detalhados, aqui está uma lista completa de recursos:
- Arquitetura: Placa PCB RDNA 1.0 : Navi 10 Freqüência básica: 1605 MHz Frequência de reforço : 1905 MHz Contagem de transistores: 10, 3 bilhões Tamanho do transistor: 7nm Velocidade da memória (efetiva): 14 Gbps Tamanho da memória: interface de memória GDDR6 de 8 GB : Largura de banda máxima de memória de 256 bits : 448 GB / s Conectores de alimentação: 1x8 pinos e 1 × 6 pinos TDP: 225W Data de lançamento: 07/07/2019 Preço aproximado: 450 €
A aposta da AMD é muito ousada, mas é apoiada por componentes de boa potência. Embora os números simples sorriam para a equipe vermelha, temos que ver quão bem ele usa seus recursos e, mais importante, os resultados.
Nvidia RTX 2070 SUPER
Os gráficos de médio alcance da Nvidia são a porta de entrada para o poder de alto desempenho da empresa verde.
Enquanto o RTX 2060 SUPER é bom em energia e com bom preço, o RTX 2080 SUPER oferece grande potência bruta diretamente .
Este gráfico é um dos melhores que a Nvidia pode nos oferecer e nos permite jogar videogames muito exigentes sem muita dificuldade. Não é tão acessível quanto outros gráficos da empresa, mas não se torna um modelo ultra top como o RTX 2080 SUPER ou RTX 2080 Ti poderia ser.
Possui características muito semelhantes ao RX 5700 XT , mas difere na montagem de núcleos CUDA, núcleos tensores e outras tecnologias exclusivas da empresa.
Aqui está uma lista mais detalhada de suas características:
- Arquitetura: Placa PCB de Turing : TU104 Frequência base: 1605 MHz Frequência de aumento: 1770 MHz Contagem de transistores: 10, 6 bilhões Tamanho do transistor: 12nm Velocidade da memória (efetiva): 14 Gbps Tamanho da memória: 8 GB GDDR6 Interface de memória: 256 de largura de banda de memória máxima: 448 GB / s Conectores de alimentação: 1x8pin e 1 × 6 pinos TDP: 215W Data de lançamento: 09/07/2019 Preço aproximado: 520 €
Mais do que nunca, os gráficos da Nvidia se parecem com os gráficos da AMD , mas eles obtêm o mesmo desempenho ou os superam? Vamos desvendar esta pergunta e descobrir a resposta.
Radeon RX 5700 XT vs RTX 2070 SUPER
Se considerarmos apenas as seções em que os dois gráficos podem ser comparados, as análises são, na melhor das hipóteses, inconclusivas.
A Nvidia e a AMD compartilham muitos números em seções diferentes, mas não apenas entre si, mas também com suas irmãzinhas. Por exemplo, todos os quatro têm 8 GB de DDR6 VRAM, uma interface de 256 bits e cerca de 10, 5 milhões de transistores, entre outras coisas.
O que podemos destacar são, por exemplo, os TDPs (Thermal Design Powers, em espanhol). Ambos têm cerca de 220W , portanto não é incomum que eles precisem de dois pinos 1 × 8 e 1 × 6 para obter energia.
Por outro lado, as frequências básicas são peculiarmente equivalentes a 1605 MHz em média , mas em termos de frequências de reforço, a AMD atinge valores muito mais altos. Quando sujeito a trabalho árduo, o RX 5700 XT aumenta sua frequência em até 130 MHz acima da concorrência, alcançando 1905 MHz em comparação com os 1770 MHz da competição.
Finalmente, voltamos a falar sobre transistores. A Nvidia usa modelos de 12 nm na arquitetura de Turing, enquanto a AMD monta transistores mais modernos de apenas 7 nm. Embora pareça ótimo, a AMD ele não parece tirar o máximo proveito do potencial, pois os dois gráficos têm um contador com um número semelhante de transistores.
De acordo com os dados, transistores menores permitem coisas como:
- Empacote mais transistores no mesmo espaço Mais potência. Menor consumo de energia.
No entanto, quase todas essas seções não são atendidas, pois o RX 5700 XT não possui mais transistores, nem é notavelmente mais poderoso e, muito menos, consome menos energia. Para esclarecer algumas coisas, veremos como esses gráficos se comportam em testes sintéticos e videogames.
Benchmarks sintéticos: RTX 2070 SUPER vs Radeon RX 5700 XT
Com os testes sintéticos, temos resultados semelhantes aos obtidos com o confronto anterior. Em alguns, o RX 5700 XT assume a liderança, mas em outros o RTX 2070 SUPER recupera terreno.
A oscilação dos pontos é bastante irregular. Enquanto em um teste a AMD recebe mais de 500 pontos , no próximo, apenas 50 . No entanto, no teste do Time Spy , os resultados mudam. Os gráficos da Nvidia recebem as baterias e marcam uma pontuação de 10113 , ou seja, 1000 pontos acima da AMD .
Se o compararmos com a RTX 2060 SUPER vs a Radeon RX 5700, em ambos os testes do Fire Strike , a RX 5700 obteve resultados estáveis de cerca de 200 pontos acima. Por outro lado, a Nvidia tinha cerca de 700 pontos extras no Time Spy , então a instabilidade desses resultados nos parece muito peculiar.
As diferenças entre os testes devem-se principalmente à maneira como eles realizam os cálculos. No entanto, como cada gráfico tem suas tecnologias, não podemos compará-las diretamente. Além disso, assim como nos aconteceu na comparação anterior, não temos um resultado claro vendo esses benchmarks, portanto, veremos os gráficos de outra perspectiva: os quadros.
Benchmarks de jogos (fps): RTX 2070 SUPER vs Radeon RX 5700 XT
Quando colocamos a lente dos videogames, temos resultados muito mais interessantes. Os dados ainda são um pouco irregulares, mas há uma vantagem mais clara.
Devemos mencionar que os bons resultados do RX 5700 XT em Doom (2016) se devem ao fato de que os testes foram realizados no Vulkan . Com essa configuração, os gráficos da AMD alcançam taxas de quadros melhores e mais estáveis.
Porém, diferentemente de suas irmãs mais novas, aqui vemos uma diferença muito mais acentuada. Em geral, vemos fps mais altos no RTX 2070 SUPER, onde há uma taxa entre 5 e 15 quadros extras, dependendo do título.
O RTX 2070 SUPER aproveita o RX 5700 XT na maioria dos jogos, exceto Doom (2016) devido à configuração mencionada anteriormente. No entanto, os gráficos da Nvidia conseguiram se sobressair quando atingimos as resoluções 4K . Há outra pequena exceção no Deus Ex em 1440p, onde o RX 5700 XT obtém mais fps, mas em 4K vemos como a métrica é atendida novamente.
Consumo de energia e temperaturas
Em termos de consumo de energia, podemos ver resultados muito semelhantes aos que esperaríamos de uma batalha entre AMD e Nvidia . No entanto, aqui o RX 5700 XT melhora consideravelmente seu consumo, posicionando-se no mesmo local que seu adversário.
Os consumos de ambos os gráficos são muito uniformes e é notável que eles sejam bastante eficientes no modo de espera com apenas 58W. Por outro lado, quando você coloca a carga de trabalho, vemos como os dois excedem em muito o TDP e atingem números em torno de 300W.
O RTX 2070 SUPER carregado gasta alguns watts extras em média. É típico da equipe verde que tem baixo consumo, mas que, quando é necessário músculo, liga todos os motores ao máximo. Isso é alcançado, entre outras coisas, graças à sua solução de resfriamento superior.
Como podemos ver aqui, o gráfico da Nvidia atinge temperaturas muito melhores do que as do seu oponente. Em repouso, temos uma temperatura de -24ºC , enquanto sob carga, essa vantagem é reduzida para -10ºC . Essa variação é muito interessante, mas temos que levar em conta que são versões de fábrica.
Embora as temperaturas sejam muito diferentes, como vemos modelos de marcas como ASUS, AORUS e outras, veremos melhores soluções de refrigeração. Portanto, não faz muito sentido, neste momento, colocar peso nas temperaturas. Além disso, os 81ºC que o RX 5700 XT retira não são, em nenhum sentido, temperaturas muito altas, pois os componentes podem operar em níveis elevados sem problemas.
Conclusão sobre o duelo pela melhor GPU para 1440p
Nesta batalha, o RTX 2070 SUPER vs o RX 5700 XT acreditamos que a resposta mais apropriada é dizer que o 2070 é superior ao 5700 . Dá-nos melhores resultados em quadros, tem um bom consumo e mantém boas temperaturas. Além disso, ele nos dá o poder extra de usar RTX e DLSS , tecnologias que parecem surgir nos próximos anos.
Também devemos ressaltar que o gráfico da Nvidia custará cerca de € 70 a mais do que o da AMD, que é um fator determinante. Esse custo extra é merecido em troca do poder que ele nos dá? Nossa resposta seria algo mais ou menos assim.
- Em 1080p, essa resposta é clara. A RTX 2070 SUPER é diretamente melhor porque os quadros que obtemos são muito melhores. Em 1440p, a conclusão é mais vaga, porque os quadros que obtemos são bastante uniformes. Se você estimar o Ray Tracing e o DLSS , escolha o RTX 2070 SUPER . Se você prefere gráficos mais baratos, porém poderosos, opte pelo RX 5700 XT. Em 4K, nenhum dos dois é basicamente recomendado porque eles não atingem boas taxas de quadros por segundo.
Como você pode ver, o terreno dos gráficos é cada vez mais irreconhecível. Há alguns anos, a Nvidia domina totalmente o mercado, mas a AMD está de volta a distribuir candela.
Ambos os gráficos parecem muito bons para nós e seus preços não são ruins. Obviamente, esperamos que ambos sejam desvalorizados e que possamos obtê-los por preços mais baixos, como de costume.
E você, o que você espera desses dois gráficos? Quanto você pagaria por cada um deles? Comente suas respostas na caixa de comentários.
Fonte Bechmarks própriaLeagoo s9: o primeiro smartphone Android com alto nível
LEAGOO S9: O primeiro smartphone Android com alto nível. Saiba mais sobre o novo telefone da marca apresentado no MWC 2018.
Thermaltake lança suas caixas de 20 gt e rgb plus de alto nível
O fabricante Thermaltake tem uma presença muito variada no mercado de gabinetes para computadores, e hoje eles lançaram dois novos modelos pertencentes ao Thermaltake lançaram seus novos gabinetes Level 20 GT, com duas opções sofisticadas realmente interessantes.
Nova placa asus prime x299 deluxe 30º aniversário, comemoração de alto nível
Nova placa Asus Prime X299 Deluxe para 30º aniversário, melhor para processadores Intel Workstation que comemoram o 30º aniversário da marca