▷ RJ45: o que é e para que serve?
Índice:
- O que são cabos RJ45 ?
- Estrutura e operação
- Velocidade
- Outros usos do cabo Ethernet
- Palavras finais nos cabos RJ45
No mundo da tecnologia e da computação, existem muitos termos que não são bem conhecidos. Hoje vamos tratar os conectores 8P8C , também conhecidos coloquialmente (e erroneamente) como cabos RJ45 .
Índice de conteúdo
O que são cabos RJ45 ?
O que algumas pessoas sabem como cabos RJ45 , na verdade, estão cometendo um pequeno erro de nome.
Pode ser o resultado de um pouco de ignorância ou as consequências de um aprendizado ruim, já que esses cabos são realmente RJ45 S. Os RJ45 são muito semelhantes, mas são usados para conexões telefônicas (o mais antigo tocará em você) . No entanto, para uso comum e conveniência, a partir de agora nos referiremos a este cabo como RJ45 .
A cabeça e o receptor são conectores do tipo 8P8C e têm esse nome por razões muito claras. Eles são chamados por causa de seu circuito eletrônico, composto por 8 pinos e 8 conectores e é um sistema compartilhado por mais tipos de cabos.
Mais especificamente, o conector RJ45 é usado para conectar computadores ao vasto mundo da Internet e tem um nome ainda melhor. Provavelmente soa mais como o nome do cabo Ethernet.
Sim, fizemos algumas voltas, mas tudo foi necessário para definir corretamente a realidade dos cabos RJ45 . Você pode encontrá-los de 1m a 25m ou mais e eles são uma parte essencial do mundo de hoje.
É certo que estamos migrando lentamente para a rede sem fio, mas até então, um bom cabo sempre será 100% confiável. Exceto em raras ocasiões, uma conexão com fio sempre será mais rápida que uma conexão sem fio.
Estrutura e operação
Como dissemos no início, os cabos RJ45 pertencem ao tipo 8P8C e isso se deve aos 4 pares de pinos em sua cabeça. Eles ocupam todos os espaços da peça de plástico e destaca que são todas de cores diferentes.
Pode parecer um pouco caótico, mas cada mini cabo possui uma funcionalidade diferente, e é por isso que eles estão marcados. Metade deles tem cores exatas, enquanto a outra metade tem padrões de zebra entre duas cores.
E como se já não houvesse confusão suficiente, também temos dois modelos diferentes do cabo RJ45 . Cada um tem uma combinação única de 8 pinos e funciona de maneira um pouco diferente. Obviamente, o importante é que ambos sejam usados para se conectar à Internet , com a pequena exceção de que um é mais popular que o outro.
Esses dois modelos são o T-568A e o T-568B e são esses segundos que geralmente são mais vistos.
Para que você possa ver a pequena diferença entre esses dois conectores, aqui mostramos a distribuição de seus pinos. Os de duas cores são os pinos pigmentados de zebra:
Os cabos de ambos os tipos geralmente têm um cabeçalho macho com essa combinação de pinos nas duas extremidades. No entanto, também existe um terceiro tipo de cabo que combina o T-568A e o T-568B com um conector macho de cada tipo em cada extremidade.
Como você pode imaginar, esse terceiro tipo é muito menos comum e é usado apenas em casos muito específicos, portanto, não é muito relevante.
Velocidade
Outra coisa sobre a qual precisamos falar é sobre as "certificações" de velocidade. É possível, embora não seja muito comum, que você veja termos como cat5 , cat5e ou cat6 , que determinam certas características dos cabos RJ45 .
Os nomes são estipulados sob os nomes 'categoria 5', 'categoria 5a' … e têm especificações diferenciadas, como frequência, largura de banda ou comprimento viável.
Atualmente, não há um padrão real, portanto você pode encontrar quase qualquer um desses cabos em uma loja. Obviamente, apenas alguns dispositivos suportam tecnologias e transferências mais avançadas, como a 10Gigabit, como é o caso de algumas placas-mãe de nova geração.
Outros usos do cabo Ethernet
Existem alguns outros usos para cabos RJ45 que vão além da transmissão de dados pela Internet . Aqui, mostraremos algumas maneiras de aproveitar esses cabos, graças ao seu formato consideravelmente personalizável.
Ao contrário de outros cabos, o conector RJ45 pode ser removido com muita facilidade.
Por exemplo, se você tiver excesso de cabo, é comum cortá-lo na altura necessária. Em seguida, o fio é retirado para remover os 8 pinos e todos devem ser colocados na peça de plástico na ordem apropriada.
RECOMENDAMOS VOCÊ O que acontece nas maiores redes sociais e plataformas de streaming em um único minutoAqui deixamos um vídeo exemplificando esse processo:
Por outro lado, nem todos os pinos têm o mesmo objetivo, portanto , isso abre muitas possibilidades.
Quatro deles enviam informações de maneira genérica, enquanto os outros quatro são ativados apenas se tivermos uma conexão Gigabit, por exemplo . Aproveitando esta operação, muitas outras funcionalidades podem ser alcançadas.
Aqui deixamos alguns vídeos (em inglês) onde eles mostram o potencial desses cabos. A verdade é que quanto menos interessantes as coisas que podemos explorar, como usá-las como portas USB ou até mesmo transmitir imagens a longas distâncias.
Nem todos os aplicativos que você viu nesses vídeos são realmente palpáveis ou muito úteis, mas são curiosos na melhor das hipóteses. Se você já fez um experimento como esse com um cabo Ethernet, recomendamos que você os compartilhe na caixa de comentários.
Palavras finais nos cabos RJ45
Os cabos RJ45 (8P8C) são um tipo de conectores que evoluem com relativa facilidade, mas possuem uma potência bastante boa. Outros casos semelhantes são o DisplayPorts , onde os cabos sempre estiveram um pouco à frente da tecnologia.
Felizmente, os cabos RJ-45 ou RJ45 são uma tecnologia bastante acessível para a maioria das economias. Você pode encontrar facilmente versões de 10 ou 25 metros por menos de € 15 em um grande número de estabelecimentos.
O ruim é que, na maioria dos casos, você terá que fazer um pouco de bricomania passando cabos pelos cantos ou pelas paredes.
Se você estiver nesse dilema, recomendamos o uso de um PLC (Programmable Logic Controller) para transferir a Internet via eletricidade. Você pode perder um pouco da velocidade de transferência, mas ganha muito conforto.
Esperamos que você tenha entendido tudo facilmente e que tenha aprendido algo novo hoje. É um tópico que poderia ser expandido um pouco mais, mas já estaria mais relacionado a telecomunicações e circuitos eletrônicos.
E agora você nos diz: você já passou um cabo pela parede? Qual seria o próximo passo na tecnologia da Internet? Compartilhe suas idéias na caixa de comentários.
Termos técnicos da fonteTechopedia8P8CVoix▷ Ps / 2 o que é, para que serve e para que serve
Explicamos o que é a porta PS / 2, qual é a sua função e quais são as diferenças com a interface USB ✅ Classic em computadores dos anos 80
ᐅ Evga precision x1: para que serve e para que serve?
O EVGA Precision X1 é um dos aplicativos mais usados por usuários exigentes. É uma ferramenta de gerenciamento para placas gráficas da Nvidia.
Speccy: para que serve esse programa e para que serve?
Aqui, explicaremos algumas informações sobre o programa Speccy, do Piriform, e também como usá-lo para tirar o máximo proveito dele.