Notícia

Revisão: noctua industrial e noctua redux fans

Índice:

Anonim

Estamos lidando com a nova linha de ventiladores Noctua, um conhecido fabricante na área de refrigeração a ar, que se destaca por oferecer produtos com excelente qualidade de fabricação e uma ampla garantia, ambos bem acima da norma para esses produtos, todos isso com som e desempenho restritos a condizer.

1. Introdução

Antes de tudo, destacamos que todos os modelos que analisaremos hoje seguem um novo esquema de cores, que combina com a combinação de cores usual (marrom claro para o quadro / marrom escuro para as lâminas), que já é uma marca registrada da marca, para tentar a sorte com combinações muito mais discretas, modelos totalmente pretos para a série Industrial e modelos cinza em dois tons para a série Redux. Temos certeza de que essa mudança irá encantar muitos usuários que não foram convencidos pela estética clássica da marca por suas configurações (uma estética que tem amantes e detratores em partes iguais).

Vemos que o Noctua não está estagnado e está mirando novos setores de mercado, mas o que essas duas séries nos trazem de novo?

Com a série Industrial, vemos modelos semelhantes aos premiados modelos Noctua, neste caso rotações muito altas, mas com desempenho excepcional, muito boa escolha para ambientes onde o ruído não importa, mas precisamos de alto fluxo de ar e durabilidade testados de bombas, isto é, estações de trabalho, servidores ou até, como o próprio nome sugere, ambientes industriais, estejam ou não relacionados ao mundo do hardware.

Com a série Redux, vemos velhos conhecidos, com a nova combinação de cores cinza, mas logicamente essa não é a maior diferença. A maior diferença é que, embora o Noctua tenha sido criticado muitas vezes por oferecer produtos de alta qualidade, com uma infinidade de acessórios (adaptadores de baixo ruído e ultra baixo ruído, adaptadores molex…), mas a preços na faixa mais alta, em Este caso busca exatamente o oposto, ajustando o preço o máximo possível, mantendo a qualidade e o desempenho da fabricação. É quase surpreendente que, quando abrimos a caixa, nos deparamos exclusiva e exclusivamente com o ventilador e seus parafusos de fixação, sem acessórios de qualquer tipo. Mas é isso que procuramos muitas vezes, afinal, quase todas as placas modernas possuem conectores de ventoinha, ela nos permite configurá-las ao nosso gosto e grande parte desses extras acabou sendo salva sem tirar vantagem.

Todos os ventiladores possuem especificações muito boas para fluxo, ruído e pressão estática. Apresentamos abaixo como alguns modelos se comparam. Observe que, obviamente, quanto maior o tamanho, melhor o desempenho geral, com o mesmo ruído.

Além do tamanho, vemos que rendimentos mais altos são acompanhados por níveis de ruído mais altos. É difícil distinguir o volume devido à grande diferença de escala, então vamos ver como os ventiladores se comportam em termos de fluxo e pressão para o ruído gerado.

Obviamente, o resultado é o que intuímos, em termos de fluxo, que os modelos de 12 e 14cm se destacam muito melhor quando comparados ao irmão menor de 8 anos e, embora nesta análise tenhamos modelos para várias necessidades (poderosas e barulhentas, outros um pouco mais silenciosos com desempenho médio / alto), vemos que o fluxo de ar fornecido é uma quantidade razoável em todos os casos para o ruído gerado.

Os modelos com pressão estática mais alta são adequados para usos restritivos, como dissipadores de calor densos, radiadores ou caixas de filtro, enquanto os modelos com maior fluxo e baixa pressão são adequados para tarefas de baixa restrição, como ventiladores de caixa ou para forneça ar para áreas quentes (como o chipset ou o VRM da placa-mãe / gráficos).

Vamos ver abaixo o que cada modelo pode nos oferecer, juntamente com suas características e particularidades técnicas.

NF-A14 industrialPPC-2000 PWM

Encontramos uma ventoinha de sete pás em tons pretos, com juntas antivibração (estas sim, no clássico noctua brown), e a primeira coisa que chama a atenção são os três sulcos que cada uma das pás possui, projetada para reduzir o ruído vórtice.

Também vemos algumas pequenas marcas em forma de gota no interior da estrutura, como em todas as que incorporam a tecnologia AAO, para reduzir a aderência do ar e aproveitar ao máximo todo o fluxo gerado.

Em termos de desempenho, é óbvio, um fluxo na faixa alta mesmo para uma ventoinha de 140 mm e uma pressão estática na faixa muito alta, tornando-a uma escolha perfeita para aplicações muito restritivas onde o ruído não importa (ou se vamos regulá-los, em qualquer caso), como radiadores densos de refrigeração líquida ou grandes dissipadores de calor da CPU.

NF-F12 industrialPPC-2000 PWM

Especificações

Nesse caso, estamos lidando com outro projeto de sete lâminas, novamente em preto e com juntas antivibração, e herdeiro do NF-F12 PWM, conhecido por fornecer uma pressão estática muito alta para a faixa de ruído e revoluções em que ele se moveu (embora o o desempenho foi altamente variável, dependendo do radiador).

O truque desses ventiladores é o sistema FocusedFlow, que é simplesmente uma adição inteligente ao quadro na forma de pequenas aletas que redirecionam o ar das pás, aumentando a pressão final. Obviamente, a espessura final não muda, permanecemos no padrão de 25 mm, por isso é compatível com a grande maioria dos dissipadores de calor, mas como podemos ver, a pressão sobe para valores realmente altos, resolvendo uma das maiores deficiências do série noctua antiga (bom fluxo e sonoridade, mas baixa pressão estática)

Com esta versão, vemos que as revoluções aumentaram de 1500 do modelo mencionado para 2000, aumentando drasticamente uma pressão estática já excelente e, é claro, o fluxo.

É um excelente ventilador para aplicações restritivas (como radiadores muito densos, dissipadores de calor grandes ou caixas com filtros de tecido muito restritivos) e, novamente, recomendamos usá-lo regulado ou em aplicações onde o ruído não é um problema (equipamento remoto, ou ambientes industriais, como mencionamos).

NF-P14s redux-1500 PWM

Especificações

Abrimos o intervalo de redux com os NF-P14s. Vamos analisar o modelo mais alto de toda a faixa, com 1500 RPM na velocidade máxima, mas todos os comentários são igualmente aplicáveis ​​aos demais.

Nesse caso, não estão incluídos selos antivibração, que certamente são bem-vindos em caixas promíscuas, chocalhos e pequenos ruídos devido à vibração, embora, no nosso caso, nenhuma das duas unidades testadas tenha vibrado sequer um iota, portanto entendemos que eles consideram desnecessário.

Um design de 9 lâminas, neste caso, com tons de cinza e cortes no dente de serra para minimizar turbulência e ruído.

É um modelo de 500 RPM mais lento e, portanto, significativamente menos barulhento que o NF-A14 (sobre o qual falamos anteriormente), embora, por outro lado, também tenhamos perdido fluxo e, acima de tudo, pressão. Nesta ventoinha, vemos um modelo mais adequado para equipamentos pessoais, onde precisamos de ventoinhas de 140 mm, sendo uma solução mais confortável e silenciosa para ambientes que não possuem os requisitos de um ambiente industrial. Ainda estamos com valores médios / altos para ambos os parâmetros, portanto não há problema em montá-los em radiadores.

Da mesma forma, se vamos regular os ventiladores, vemos na NF-A14 uma aposta mais segura, pois podemos ter, mesmo que em troca de ruídos, mais poder, se a situação exigir. Se nossas necessidades de refrigeração não forem tão altas, recomendamos examinar os modelos 1200 e especialmente os modelos 900 RPM, que é uma ótima opção para maximizar permanentemente com níveis de ruído muito baixos, por exemplo, em grandes radiadores com baixa densidade (cerca de 10-15 FPI).

NF-S12B redux-1200 PWM

Especificações

No segundo ventilador da série redux, encontramos a versão do conhecido NF-S12B FLX. Mais uma vez, é um ventilador em tons de cinza, sem borrachas antivibração.

Nesse caso, vemos um fluxo muito bom, um volume baixo, mas a pressão estática começa a estar na faixa média-baixa. Essas características o tornam um excelente ventilador de caixa, onde queremos mover o ar sem restrições excessivas, além dos filtros.

Dos modelos testados, é provavelmente o mais suportável na velocidade máxima, embora novamente o mais lógico seja tirar proveito do fato de ser um modelo PWM e podermos regulá-lo à vontade.

O desempenho é bastante bom, mesmo em um dissipador de calor, como veremos nos testes de desempenho, embora não seja seu ambiente natural; no caso de escolher, recomendamos limitar seu uso a dissipadores de calor de restrição média e radiadores de densidade muito baixa (10-15 FPI). Em outros casos, existem alternativas melhores, sem ir além do NF-F12.

NF-R8 redux-1800 PWM

Especificações

O último fã que iremos revisar é, no momento, o menor da família redux. Compartilha tons e características e, novamente, a ausência de juntas antivibração.

Em um momento em que parece que o padrão adotado por toda a indústria de PCs ao projetar sistemas de refrigeração de gabinete e radiador é de 120 mm, é bem-vindo ver que a Noctua não esqueceu tamanhos menos populares, como 80 mm, sempre necessários para caixas de pequeno formato, caixas antigas que, com a fonte acima, não podem acomodar uma ventoinha de 12 cm ou os mini-PCs mini-ITX e máquinas Steam cada vez mais difundidos.

RECOMENDAMOS A revisão Corsair Crystal 280X RGB em espanhol (revisão completa)

Para o tamanho do ventilador, vemos valores muito bons de vazão e pressão e, em muitos casos, onde temos que nos adaptar ao fator de forma, não temos mais opções, não sem aumentar drasticamente as revoluções e o ruído.

Nos casos em que podemos usar uma ventoinha de 120 mm, é absolutamente recomendável ir aos irmãos mais velhos, conseguiremos o mesmo com menos volume.

No caso de estarmos limitados a 80 mm, temos a nossa recomendação, como suporte para um dissipador de calor de baixo perfil ou como um ventilador de gabinete (provavelmente único) de um HTPC.

Testes de desempenho

Os dados no papel são bons, mas logicamente, o que nos interessa usuários desses produtos é o desempenho que podemos obter em condições reais.

Portanto, vamos montá-los em nosso HTPC, como os únicos ventiladores que resfriam um i3 2100 usando um excelente NH-D14 como dissipador de calor. Observe que essa comparação não é significativa, pois vamos comparar ventiladores de diferentes tamanhos e níveis de ruído, mas nos dará uma idéia do desempenho esperado.

Dadas as características do equipamento usado para os testes, não esperamos obter um ganho significativo entre os diferentes ventiladores, logicamente, exceto o passo de resfriamento passivo para ativo primeiro e o passo de 8 a 12 cm. Desses dois saltos, certamente falaremos sobre uma diferença de 1-2º, pois qualquer um dos ventiladores maiores significa "matar moscas com tiros de canhão" para que o equipamento seja refrigerado.

Os resultados coincidem com o esperado, embora eu tenha ficado agradavelmente surpreso com a forma como o pequeno NF-R8 se defende nesse uso em particular, estando muito próximo do restante das opções (em processadores TDP superiores, a diferença seria maior, por exemplo). que, a menos que as restrições de espaço sejam grandes, ainda é aconselhável optar por qualquer um de seus irmãos mais velhos).

Nos modelos de 12 e 14cm, como supusemos, embora as altas rotações sejam apreciadas, as diferenças são poucas, apenas o NF-S12B dispara um pouco, certamente devido à sua menor pressão estática, e certamente em troca de ganho de volume..

Subjetivamente em rotações máximas, tanto o NF-A14 quanto o NF-P14s são um tanto escandalosos, junto com o NF-F12, totalmente compressíveis, dada a alta velocidade com que todos trabalham (2000, 1500 e 2000 rpm, respectivamente). Mas não devemos esquecer que , em todos os casos, é possível regular os modelos PWM ao nosso gosto, para sempre ter o máximo de silêncio possível sem sacrificar um pouco o desempenho superior quando queremos ultrapassar benchmarks ou acelerar o overclock ao máximo.

Palavras finais e conclusão

Muitos dirão que esses fãs não trazem nada de novo e, certamente, não veremos nada que não tenhamos visto anteriormente com os modelos equivalentes da série clássica, mas o que certamente pode ser dito é que o que eles fazem, eles fazem bem. Estamos diante de uma série que traz um ar fresco à marca com novas cores, um desempenho bastante bom em todos os casos para o ruído gerado, se os usarmos para as aplicações corretas, garantia de 6 anos e com a segurança de uma marca que responde bem a qualquer problema.

Uma de suas grandes virtudes também é sua grande desvantagem: a Noctua nos acostumou muito bem com os acessórios incluídos em seus ventiladores. Pessoalmente, tenho vários adaptadores de baixo e ultra baixo ruído para limitar a velocidade dos ventiladores e de outros fabricantes do Noctua. perfeitamente por anos. Cabos That e Y, adaptadores molex… Foi um valor agregado muito importante, embora seja inegável que, em troca, temos preços mais competitivos, algo necessário, dada a feroz concorrência que existe atualmente no setor, especialmente em tamanho tão grande. comum como 120mm.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ BOM DESEMPENHO PARA O RUÍDO GERADO

+ AUSÊNCIA TOTAL DE EXTRAS E ACESSÓRIOS, SUA GRANDE VANTAGEM É SUA GRANDE PEGA.
+ AJUSTÁVEL POR TENSÃO OU PWM

+ SEM BORRACHA ANTI-VIBRAÇÃO NA SÉRIE REDUX (SE NÃO PARECER NECESSÁRIO).

+ 6 ANOS DE GARANTIA, APOIO À NOITE

+ MATERIAIS, PRIMEIROS ROLAMENTOS DE QUALIDADE

+ PREÇO BONITO AJUSTADO, PARA SER NOITE

Não é de surpreender que cada ventilador tenha seu uso, de fluxo moderado, mas com alta pressão estática para aplicações restritivas e vice-versa. Avaliando cada fã no campo em que funciona melhor, todos eles atendem amplamente às nossas expectativas, e é por isso que a equipe de Revisão Profissional concede a cada um deles a medalha de ouro:

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button