Hardware

Revisão: tp

Índice:

Anonim

Hoje vamos testar outro roteador TP-Link, neste caso o Archer C7, uma opção bastante barata para montar uma rede CA, obtendo desempenhos próximos ao cabo RJ-45 por WiFi 802.11ac 3 × 3 (teórico 1300mbps). Estamos em uma faixa mais alta do que o já analisado Archer C5, com um SoC semelhante, mas passando de 2 a 3 fluxos na parte sem fio, com os quais obtivemos 433mbps teóricos. O que mais se pode pedir?

Características tecnicas

RECURSOS DE HARDWARE
Interfaces 4 portas LAN de 10/100 / 1000Mbps

1 porta WAN de 10/100 / 1000Mbps

2 portas USB 2.0

Botões Botão WPS / Reset

Interruptor de ligar / desligar sem fio

Botão Liga / Desliga

Fonte de alimentação externa 12VDC / 2.5A
Dimensões (WXDXH) 9, 6 × 6, 4 × 1, 3 pol. (243 × 160, 6 × 32, 5 mm)
Tipo de antena 3 antenas destacáveis ​​de 5dBi (RP-SMA) para 5GHz

3 antenas internas para 2, 4 GHz

RECURSOS SEM FIO
Padrões sem fio IEEE 802.11ac / n / a 5GHz

IEEE 802.11b / g / n 2.4GHz

Frequência 2.4GHz e 5GHz
Taxas de transferência 5GHz: até 1300Mbps

2.4GHz: até 450Mbps

PIRE <20dBm (PIRE)
Receber sensibilidade 5GHz:

11a 6Mbps-96dBm

11a 54Mbps: -79dBm

11ac HT20: -71dBm

11ac HT40: -66dBm

11ac HT80: -63dBm

2.4GHz

11g 54M: -77dBm

11n HT20: -74dBm

11n HT40: -72dBm

Recursos sem fio Rádio Sem Fio On / Off, Bridge WDS, WMM, Estatísticas Sem Fio
Segurança sem fio Criptografia WEP de 64/128 bits, WPA / WPA2, WPA-PSK / WPA2-PSK
RECURSOS DE SOFTWARE
Tipo WAN IP dinâmico / IP estático / PPPoE /

PPTP (acesso duplo) / L2TP (acesso duplo) / BigPond

DHCP Servidor, Cliente, Lista de clientes DHCP,

Reserva de Endereço

Qualidade de serviço WMM, controle de largura de banda
Encaminhamento de porta Servidor virtual, acionamento de porta, UPnP, DMZ
DNS dinâmico DynDns, Comexe, NO-IP
Passagem de VPN PPTP, L2TP, IPSec
Controle de acesso Controle Parental, Controle de Gerenciamento Local, Lista de Hosts, Horário de Acesso, Gerenciamento de Regras
Firewall de segurança Firewall SPI, DoS

Filtro de Endereço IP / Filtro de Endereço MAC / Filtro de Domínio

Associação de endereços IP e MAC

Protocolos Suporta IPv4 e IPv6
Usb compartilhado Suporta Samba (Armazenamento) / Servidor FTP / Servidor Multimídia / Servidor de Impressão
Gerência Controle de acesso

Gerenciamento local

Gerenciamento Remoto

Rede de Convidados 1 x rede de convidado de 2, 4 GHz

Rede de convidado de 1 x 5GHz

Introdução e aparência

A caixa não é surpreendente, com o logotipo e os tons típicos do TP-LINK, exibindo a classificação AC1750, que é o intervalo que corresponde a esse roteador devido à sua configuração 3 × 3.

Ao abrir a caixa, encontramos o espaço muito bem usado e todos os componentes embalados conforme o esperado em um roteador dessa faixa

Os acessórios são reduzidos ao habitual, um cabo de rede, as três antenas e a fonte de alimentação. Também não queremos mais nada em um roteador.

O roteador parece muito bom com as antenas montadas

Detalhe da documentação incluída, consistindo em manual, guia de instalação rápida, informações sobre garantia e uma cópia da licença GNU

Quanto ao próprio roteador, esteticamente ele se destaca com o típico preto brilhante da série archer, com LEDs verdes. Nada de surpreendente neste momento, e não há queixas a respeito, é um roteador agradável e relativamente discreto, para o que é um roteador desta categoria. Não oferece a possibilidade de desligar os LEDs, mas, devido à sua posição, eles podem ser facilmente cobertos com fita adesiva se perturbarem.

Na parte traseira do roteador, encontramos todas as conexões, no lado esquerdo, em ordem, o plugue, o botão liga / desliga, um interruptor prático para desligar o Wifi, um par de portas USB 2.0 para conectar o armazenamento, seus respectivos LEDs de status e a porta WAN para conectar-se ao nosso modem ou roteador antigo.

No lado direito estão as quatro portas Gigabit Etherne, em amarelo, e ao lado o botão usado para o WPS ou para reiniciar o dispositivo. Em Professional Review, recomendamos, em qualquer caso, desativar a opção WPS do firmware devido aos sérios problemas de segurança que isso implica (deixando nossa senha à mercê de qualquer usuário que saiba usar ferramentas como o reaver, por mais seguro que seja).

Indo um pouco mais fundo

Como aconteceu com seu modelo inferior, o Archer C5, estamos enfrentando um roteador muito completo, suportando a tecnologia mais recente em termos de redes sem fio (onda 1) e, novamente, é um roteador com um preço muito ajustado pelo que oferece, desta vez, obtendo um roteador 3 × 3 (AC1300 em 5Ghz) em vez do 867 do C5 em troca de apenas € 20 a mais. Nas redes N, mantemos 450mbps (3 × 3). No total, 1300mbps + 450mbps = 1750mbps (que observamos, como em todos os roteadores, não são simultâneos a um dispositivo, mas a duas redes independentes).

Em uso normal, temos os 450 Mbps típicos de uma conexão 802.11n 3 × 3 na faixa de 2, 4 Ghz, embora os dispositivos com placas de rede 3 × 3 sejam uma grande minoria, a grande maioria dos laptops 2 × 2 e praticamente todos os telefones móveis 1 × 1 (150mbps) que não tiram proveito de todos os recursos deste roteador. Como em qualquer roteador, recomendamos usar novamente a rede de 5Ghz com todos os dispositivos que a suportam, mesmo que seja com o padrão N, pois geralmente é muito menos saturada do que o habitual 2.4 (amplamente utilizado por outras redes, telefones). telefones, alarmes de carros, dispositivos bluetooth, microondas…) e oferecem melhor desempenho, em troca de um pouco menos de alcance em ambientes muito adversos, ou seja, muitas paredes na estrada. Da mesma forma, o roteador padrão emite ambos, excelente para não deixar dispositivos antigos fora da nossa rede Wi-Fi.

O hardware deste roteador é de responsabilidade de uma empresa com grande reputação no setor, a Qualcomm Atheros, o SoC e a rede sem fio, embora nas redes AC esteja enfrentando dificuldades para enfrentar o pioneiro do setor, Broadcom.

A distribuição da placa nos lembra enormemente o Archer C5, não temos dissipadores de calor nos componentes, mas isso não parece ser um problema, já que esses chips consomem consideravelmente menos que seus colegas da Broadcom e têm um TDP muito baixo, embora eles não Eles são indicadores potenciais, nem é um roteador excessivamente quente e não é necessário mais preço neste lado. Com o uso leve (navegação na internet habitual, vídeos, jogos online) durante o período de nossa análise, não observamos temperaturas acima de 50º no SoC em nenhum momento. Na placa, vemos todos os componentes, as três antenas de 2, 4 Ghz espalhadas pela borda, o SoC na área central e o módulo sem fio presidindo a área esquerda. A soldagem em geral é boa, embora, é claro, o ponto das antenas de 2, 4 Ghz possa ser melhorado em ambos os lados do cabo.

O SoC deste roteador é idêntico ao do arqueador C5; é um processador MIPS, especificamente um QCA9558 com 1 núcleo operando a 720mhz, uma opção longe dos principais modelos, mas bastante aceitável para o alcance do roteador, comparável a os processadores que montaram os primeiros roteadores AC de primeira linha, como o Asus RT-AC66U. Mais do que suficiente para as tarefas usuais do roteador, provavelmente mostrará algo pouco em relação ao uso de discos USB, como veremos na próxima seção.

O QCA9880 é responsável pela rede sem fio, novamente a mesma encontrada no arqueiro C5, embora a revisão seja diferente. É um chip 3 × 3, de acordo com as especificações do fabricante; neste modelo é totalmente utilizado enquanto no C5 é revestido.

Todo o conjunto é acompanhado por 8MiB de memória flash para o firmware e 128MiB de RAM, quantidade mais do que satisfatória para as necessidades de um roteador.

Equipamento de teste

Para fazer as medições de desempenho, usaremos os seguintes componentes:

  • Roteador TP-LINK Archer C7 com versão de firmware 3.13.33 Build 130729 e revisão de hardware v1

    Placa de rede Asus PCE-AC68. Pendrive USB3.0 Sandisk Extreme (aproximadamente 200mbps de leitura / gravação no máximo), formatado como NTFSE Team 1, com placa de rede Intel (R) 82579VJperf versão 2.0.2 (uma interface gráfica Java conveniente para uso IPerf)

Desempenho com armazenamento externo

Como seu irmão mais novo, o Archer C5, este Archer C7 inclui duas portas USB2.0 que podem ser usadas para compartilhar dados de uma unidade flash USB via DLNA, para reproduzi-los em uma TV inteligente ou dispositivos similares, via FTP ou via SMB para visualizar arquivos em computadores Windows. Todos os serviços são desativáveis ​​e com permissões de acesso configuráveis.

Para avaliar esta seção, copiaremos um arquivo de vídeo mkv de aproximadamente 5 GB do nosso PC para uma unidade flash USB compartilhada pelo NFS no roteador, de uma maneira e de outra, obtendo a velocidade média nos dois casos. Observe que a leitura / gravação USB é uma das tarefas em que o desempenho do processador de um roteador é mais perceptível, já que todas as funções de comunicação sem fio, NAT e comutador são aceleradas pelo hardware e, exceto por cargas irreais, o processador não possui trabalho demais. Nesse caso, estamos enfrentando um SoC de gama média, portanto não esperamos um desempenho espetacular.

Como é cada vez mais comum os roteadores de ponta incluirem portas USB3.0, e mais do que uma adição é um recurso básico, nesta revisão incluiremos uma única tabela com o desempenho dos roteadores usando sua porta mais rápida, como obviamente qualquer roteador com uma porta USB3.0 tem desempenho suficiente para que nas conexões USB2.0 a limitação seja a interface.

O desempenho, como vemos, é muito limitado, além do uso das portas USB3.0, pelo poder do SoC, obtendo resultados idênticos aos do Archer C5, que passam por apenas metade da largura de banda disponível em condições realistas em uma conexão USB2.0. O nível é semelhante ao já visto no Asus RT-AC66U. Assim como no C5, esse desempenho é mais que suficiente para usar esse roteador como um servidor multimídia, assistir nossos filmes na rede e ter nosso armazenamento privado na nuvem (afinal, 10MiB / s já é velocidade mais que suficiente) para que a limitação seja a capacidade de upload / download da nossa conexão e não o roteador). Para compartilhar arquivos em nossa rede, isso também é mostrado como uma opção sólida, embora tenhamos que ter um pouco de paciência com arquivos maiores, especialmente se estamos acostumados a conexões de rede Gigabit. Em resumo, o melhor companheiro deste roteador a ser usado como armazenamento é uma unidade flash USB 2.0 de médio alcance, com pelo menos 10MiB / s de leitura e gravação, e teremos armazenamento barato, consumo muito baixo e desempenho aceitável para a nossa rede.

Diferentemente dos roteadores mais caros, com uma porta USB3.0 e um SoC melhor, não recomendamos o uso desse roteador como substituto de um NAS, mas como um complemento para um NAS dedicado, se você realmente precisar deste serviço.

Desempenho sem fio

Chegamos à parte mais interessante da análise, pois, como veremos, as velocidades obtidas com uma conexão AC1300 permitem substituir perfeitamente, com boas condições, uma conexão de cabo, tanto por confiabilidade quanto por velocidade. Como é comum nas conexões sem fio, em condições ideais, uma boa aproximação ao desempenho máximo real é de cerca de 50% da velocidade máxima teórica.

Para realizar os testes, usaremos o JPerf 2.0.2, com uma equipe em nossa rede atuando como servidor e conectada ao roteador 1 e outra como cliente conectado ao roteador 2, uma maneira de cada vez. Também veremos como o número de fluxos afeta a velocidade e se o roteador gerencia corretamente seus 2 links se houver apenas uma conexão ativa.

Como aconteceu conosco ao fazer a revisão do RT-AC87U, encontramos valores muito bons, mas sentimentos um tanto contraditórios. Por um lado, este roteador oferece o melhor desempenho em upload de curto alcance de tudo o que testamos. Por outro lado, o valor do aumento é bastante medíocre e os resultados de longa distância são um pequeno passo abaixo do que consideraríamos um excelente desempenho. Melhoria em tudo para o Archer C5, mas não basta atrapalhar os roteadores principais, embora, devido ao seu preço apertado, que é de cerca de € 100 na Amazon.es, não se iluda, não precisa fazê-lo, já excede totalmente.

Reiteramos que, como na revisão C5, a comparação de longa distância com os roteadores Asus é um tanto injusta, pois os últimos desde a última revisão de firmware suportam os novos canais DFS que foram lançados recentemente para uso em redes sem fio., um passo totalmente necessário, pois, de acordo com os regulamentos europeus, havia apenas 4 canais disponíveis para redes CA, uma quantidade obviamente insuficiente. Usando esses canais, que no Archer C5 e C7 ainda não são selecionáveis ​​(embora esperemos que eles estejam em futuras revisões de firmware), a Asus ganhou cerca de 30% da largura de banda. Em suma, o resultado do Archer C7 é bastante bom mesmo a longas distâncias, permitindo que jogos on-line e velocidades suficientes aproveitem até as conexões mais rápidas da Internet em um nível muito alto.

RECOMENDAMOS VOCÊ Análise do Asus ROG Strix XG32VQR em espanhol (Revisão completa)

Já sabemos que nas redes de 5Ghz, o maior inimigo das altas velocidades são os obstáculos que estão no caminho (paredes, portas…), neste roteador, com mais motivos, se possível, é obrigatório minimizar a distância e os obstáculos. Este é um roteador altamente recomendado para usuários de conexão rápida, tanto para downloads quanto para jogos. Os mais exigentes têm melhores opções, mas também muito mais caras.

Firmware e configuração

O firmware está bem completo, em inglês sim, mas as seções são claras e bem organizadas. Podemos criar redes de convidados, configurar o acesso ao FTP ou ao serviço de compartilhamento de arquivos em apenas alguns cliques. Faltam algumas configurações mais avançadas, como a largura de banda do canal na rede de 5Ghz (que no nosso caso foi definida como 80mhz) ou um sistema para usar um repetidor em redes WiFi sem depender do estranho WDS.

Abaixo, você pode ver capturas de tela de muitas das seções mais relevantes, com esta pode ter uma idéia do que esperar do firmware deste roteador.

Suporte DD-WRT

Infelizmente, o suporte a DD-WRT deste roteador é limitado ao hardware correspondente à segunda revisão (v2), portanto, recomendamos vivamente que todos os usuários que planejam usar este poderoso firmware com esse roteador consultem a loja para obter a revisão de hardware antes de comprar. A versão que recebemos para teste corresponde à v1, portanto, não poderemos mostrar o processo de instalação e configuração. Por esses motivos, há uma publicação extensa nos fóruns deste projeto que pode ser consultada no seguinte URL: http://www.dd-wrt.com/phpBB2/viewtopic.php?p=895605. Acabamos de traduzir a explicação de Brainslayer, um dos principais desenvolvedores deste projeto.

toda a história é a seguinte

A atheros / qualcomm tentou sair do caminho ath9k e tirou o controle da qualidade do driver dos desenvolvedores.

agora todo driver está codificado em um firmware integrado. e eu quero dizer tudo, desde frequência, energia e também controle de pilha sem fio. tudo em um firmware de fonte fechada.

mas descobriram que a memória flash interna é muito pequena para os recursos necessários e ficaram com ela.

é por isso que o recurso combinado de ap e cliente não é possível com esse dispositivo até agora. e apenas o ap, assim como o firmware do cliente, são ambos de bugs. A história completa é a seguinte

A Atheros / Qualcomm tentou sair do caminho do ath9k e removeu o controle de qualidade do driver dos desenvolvedores. Agora todo o driver está programado no firmware da placa. E quero dizer tudo, frequência, energia e até controle de bateria sem fio. Tudo é firmware de fonte fechada.

Mas eles descobriram que a memória flash na placa é muito pequena para todos os recursos que você precisa e estão bloqueadas nesse momento.

Portanto, o recurso combinado de ponto de acesso e cliente não é possível com esse dispositivo no momento. E o modo somente de ponto de acesso também, já que o firmware do cliente também é totalmente dublado.

Conclusão

Assim como seu irmão mais novo, este roteador é uma das opções mais baratas para atualizar nossa rede sem fio para o padrão AC, e também é um salto qualitativo em comparação aos roteadores que alugam ou distribuem ISPs, com estabilidade e desempenho que toca em um nível muito bom. Esse roteador é altamente recomendado, pois prevemos substituir o de nosso ISP em qualquer caso, e também teremos velocidades muito boas se o acompanharmos com clientes AC.

O desempenho em distâncias curtas é realmente bom, levando às nossas tabelas em alguns testes (principalmente em subidas, como foi o caso do C5). A longas distâncias, ele está situado em um desempenho médio, que também junto com o poderoso firmware será mais que suficiente, mesmo para usuários exigentes.

Temos duas portas USB2.0 neste roteador, que abrem uma grande variedade de possibilidades para compartilhar arquivos entre nossos computadores ou via UPnP para TVs inteligentes e outros players. Infelizmente, o SoC nos limita bastante, o desempenho é idêntico ao obtido no Archer C5, vemos números discretos que não atingem 20mbps, pode ser justo lidar com os maiores arquivos rapidamente.

Com um preço de cerca de € 100, ele é o roteador AC1750 mais barato no momento em que escrevemos essas linhas, quase € 40 a menos que o RT-AC66U comparável, um valor / preço realmente excelente. Em troca da economia, temos um firmware mais limitado em opções do que no Asus, por exemplo, não temos um modo repetidor, e o SoC é um pouco menor e o chip WiFi é menos amigável que o Broadcom para instalar firmwares personalizados.

Recomendamos que os usuários que estão pensando em comprar este roteador comprem a revisão v2, para ter suporte ao DD-WRT e aumentar as possibilidades desse roteador.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ MUITO BOM DESEMPENHO EM DISTÂNCIAS CURTAS E MÉDIAS, BOM BASTANTE EM COMPRIMENTOS

-… INESPERADAMENTE SOMENTE NA REVISÃO V2, MUITO IMBATÍVEL NO MESMO FUTURO O APOIO À V1

+ PREÇO MUITO AJUSTADO PARA SER UM ROUTER AC

- DISCREET USB2.0 DESEMPENHO, O PROCESSADOR FAZ UMA NOTA AQUI

+ BANDA DUPLA 2.4 / 5GHZ

+ SUPORTE PARA DD-WRT...

Dado o seu preço restrito e desempenho notável, a equipe de Revisão Profissional concede a você a medalha de ouro e a medalha de qualidade / preço:

Desempenho de 5Ghz

Desempenho 2.4Ghz

Âmbito de aplicação

Poder SoC

Firmware e extras

Preço

8.5 / 10

De longe o melhor roteador que podemos ter por € 100

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button