Xbox

Análise: msi z97i gaming ac

Índice:

Anonim

Hoje, temos em nossas mãos a aposta da MSI para o cada vez mais popular formato mini ITX, que não é outro senão o Z97I Gaming AC.

Em uma época em que a palavra “Gaming” no título geralmente é um indicador de pouco mais que estética agressiva e um prêmio considerável, essa placa parece ser a exceção, incluindo não apenas estética, mas tudo o que se espera de suas irmãs ATX mais velhas. que se encaixa no espaço disponível, chipset z97 e soquete 1150 que suportam os processadores intel de quarta geração, 2 slots de memória DDR3 de canal duplo com multiplicadores de até 3300 mhz, 6 fases de fonte de alimentação para o processador, fazendo-nos esperar um bom comportamento diante de overclocks bastante importantes, Rede CA 2 × 2 e um preço bastante moderado, dado o seu alcance.

Agradecemos à MSI pelo empréstimo deste prato para realizar a revisão.

Características tecnicas

  • CPU (máx. Suportada) chipset i7 FSB / Hyper Transport Bus de 100MHz Memória do chipset Intel® Z97 Express DDR3 DDR3 1066/1333/1600/1866 * / 2000 * / 2133 * / 2200 * / 2400 * / 2600 * / 2666 * / 2800 * / 3000 * / 3100 * / 3200 * / 3300 * (* OC) MHz Canal de memória Slots DIMM duplos 2 Memória máxima (GB) 16 PCI-Ex16 1 PCI-E Gen3 (16) SATAIII 4 portas USB 3.0 (frontal) 2 portas USB 2.0 (frontal) 2 RAID 0/1/5/10 LAN 10/100/1000 portas USB 3.0 (traseira) 4 portas USB 2.0 (traseira) 4 porta de áudio (traseira) 6 porta eSATA 2 Displayport 1 HDMI 2 Memória Max VGA (MB) compartilhado 512 Mini-ITX de fator de forma do DirectX 11

MSI Z97I Gaming AC: Aparência

Com as dimensões reduzidas da caixa, já podemos antecipar que é um produto muito restrito

A frente tem o design típico da série de jogos MSI, com seu habitual dragão prateado e tons pretos para o resto. Na parte de trás, antecipamos alguns dos recursos diferenciadores, como a placa de rede Killer E2200, os capacitores de áudio e a potência filtrada de 5V do USB para amplificadores. A última coisa que vemos é um diagrama das conexões traseiras: assim que tiramos a placa da caixa, vemos um design muito bem pensado e uma qualidade geral. As conexões são abundantes e as cores bem escolhidas e até certo ponto discretas.

Quanto aos acessórios, é surpreendente que, com uma caixa tão pequena, a placa seja tão bem dotada, além da inegável placa traseira, dos discos de driver necessários, um manual completo, apenas em inglês, o módulo de rede CA com suas antenas, um par de cabos SATA e um gancho de porta.

MSI Z97I Gaming AC: em detalhes

A placa em questão é baseada no chipset Z97 e no soquete 1150, o mais moderno da Intel para as faixas média e média / alta. Esse fator de forma mini-ITX está se tornando cada vez mais popular entre os usuários, e é apenas natural, embora anteriormente tenha sido reservado para alguns dispositivos de baixo consumo e baixo consumo de energia, normalmente usados ​​como HTPC, hoje você pode montar uma poderosa equipe de jogos sem nenhum problema neste formato, e este fórum é uma das melhores apostas para ele.

Na parte superior, destacam-se o conector de alimentação de 24 pinos e as 4 portas SATA3, um número comum em placas desse tamanho.

Detalhe das bobinas de 6 fases e do conector de alimentação EPS de 8 pinos do processador, o que confirma o que antecipamos, esta é uma placa altamente preparada para overclocking. Ao lado deles, os pinos para a frente.

A remoção do dissipador de calor revela os 6 MOSFETs correspondentes

E aproveitando a tarefa, aproveitamos para mostrar o chipset exposto (junto com o conector do ventilador da CPU)

Dissipador de calor do chipset e detalhes das fases. Conteúdo, mas suficiente, e com uma estética realmente boa.

Vamos para o lado direito, onde estão localizados os dois slots de RAM e um dos conectores USB3 do painel frontal:

Na parte inferior, temos o slot pciexpress solitário que usaremos no caso de precisarmos adicionar uma placa gráfica dedicada (na maioria dos casos) ou alguma outra placa de expansão, se decidirmos usar a integrada.

Terminamos o tour ao lado dele, onde encontramos o único conector para uma ventoinha adicional que incorpora essa placa no centro da imagem e à esquerda, com um orifício para o parafuso em ouro, o alojamento para a placa de rede, que está incluído mas podemos escolher entre andar ou não. Na borda da placa, o botão de redefinição do BIOS.

A placa de rede incluída é uma intel AC7260 com bluetooth, um módulo CA 2 × 2 (867mbps) comum em notebooks de ponta, que se destaca por oferecer desempenho muito bom, alcance razoável e consumo medido. Na imagem a seguir você pode ver já montado

Detalhe dos condensadores de áudio específicos na parte superior

Na parte de trás, pode-se ver uma qualidade de solda muito boa, e a placa traseira do soquete em primeiro plano

As conexões traseiras serão mais que suficientes, mesmo para os usuários mais exigentes, à esquerda, as conexões de áudio (ao contrário do habitual em placas de formato maior), depois duas portas USB3.0 e duas portas eSATA (em vermelho), um conector PS2 e duas portas USB2.0 (também em vermelho), seguidas por outras duas USB2.0 com uma HDMI embaixo, o bloco com o conector óptico, a segunda HDMI e uma porta de exibição. Por fim, o conector RJ45 da placa de rede Killer E2200 e as duas portas USB3.0, que são aquelas que possuem a tecnologia de filtragem que a MSI anuncia na caixa, prendem os 5V e não emitimos ruído a um possível amplificador. Aprecia-se começar a ver as portas de displayport para as integradas, afinal é o padrão futuro.

O resultado montado é realmente excelente e espetacular; abaixo, você pode ver como está pronto para se conectar, com o dissipador de calor da Intel e 8 GB de RAM. Para essas fotos, a placa de rede sem fio não foi montada, mas todos os testes serão com ela conectada, pois entendemos que é o uso habitual desta placa.

Equipamento de teste e testes de desempenho

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel Pentium G3258 "Edição de aniversário"

Placa de base:

MSI Z97I Gaming AC

Memória:

G.Skill RipjawsX 2x4Gb 2133mhz CL9

Dissipador de calor

Processador Intel // Cooler master Seidon 120XL + NB Eloop 1900rpm

Disco rígido

Intel X-25M G2 160Gb

Placa gráfica

Integrado

Fonte de energia

Antec Alta Corrente Pro 850W

Como de costume, a influência do conselho nos benchmarks é mínima. Nós não usamos benchmarks de jogos neste teste, pois com o poder dos integrados éramos realmente limitados, mas é claro que esta placa acompanhada de gráficos poderosos sem muito consumo, como um GTX970, nos permite ter uma equipe de jogos em Nível mais alto em pouco mais tamanho do que uma caixa de sapatos, com uma caixa como a Silverstone RVZ01.

TESTES

Cinebench R15 (estoque)

239 pontos

Cinebench R15 (4, 7 Ghz)

322 pontos

Os resultados são idênticos aos obtidos por Miguel com placas de tamanho normal, e certamente o par de pontos abaixo se deve ao uso de memória em 2133mhz, ou simplesmente devido à variabilidade de uma passagem para outra.

BIOS

O MSI fez a lição de casa e nos traz um BIOS realmente completo. Longe vão os tempos em que não tínhamos uma opção de tensão de compensação e as configurações eram limitadas; esse BIOS tem pouco a invejar daqueles que incluem outros fabricantes tradicionalmente mais líderes nesse ponto específico.

Abaixo, você pode ver um resumo dos menus mais relevantes, bem como as configurações básicas de uma das primeiras tentativas de overclock do nosso G3258. A frequência mostrada nas capturas de tela é a frequência do estoque, enquanto as configurações de tensão são definidas para os primeiros testes de estabilidade em 4Ghz, que é o máximo que carregamos com o coletor de estoque. Com um dissipador de calor de ponta, como o Cooler Master Seidon 120XL, alcançamos os 4.7Ghz sem problemas, igualando o resultado obtido com uma placa de tamanho completo na mesma voltagem.

Infelizmente, temos um espaço limitado, como em todas as placas mini-ITX, portanto, no caso de escolher dissipadores de alta qualidade para overclock moderado / alto ou apenas silêncio, nossa única opção são os kits de líquidos selados "Tudo em um "Como o que usamos, é muito provável que um dissipador de calor de torre grande fique com o dissipador de chipset ou outras áreas, embora entendamos que também não é o tipo usual de dissipador de calor em um PC tão pequeno.

RECOMENDAMOS VOCÊ MSI Nightblade X2 Review (LGA 1151 - 2016)

O BIOS possui um ajuste visual e muito completo para as curvas do ventilador, um recurso que já vimos em modelos avançados da MSI e de outros fabricantes, mas isso ainda é uma vantagem.

Terminamos com uma das opções de BIOS desta placa que os usuários inexperientes apreciarão mais, a seção Board Explorer, que nos permite acessar informações sobre os diferentes elementos da placa com um único clique

Conclusão

Realmente gostamos desta opção MSI completa para equipamentos mini-ITX, é uma placa que atende às expectativas dos usuários mais exigentes e vem com ótimos extras para o formato, como rede AC ou áudio integrado, responsável chip Realtek, mas com melhorias consideráveis ​​em comparação com o habitual integrado.

Infelizmente, a concorrência é muito alta neste formato, com excelentes opções como o impacto do Asus Maximus VII, com fases ainda mais poderosas e igualmente completas, embora tenhamos de observar que, neste caso, a alternativa da Asus tem um prêmio de preço superior a € 50, que inclina o saldo significativamente a favor da opção oferecida pela MSI. O preço deste prato é de cerca de € 150 nas lojas espanholas, e contando o prêmio que os pratos de alta qualidade sempre têm em um formato pequeno, é uma quantia razoavelmente razoável para um produto tão redondo., é muito difícil ficarmos desapontados, ele tem tudo o que podemos pedir a uma placa grande, com a única ausência notável é o número de portas e slots de expansão, por razões óbvias. O suporte à RAM atinge até 16gb em 2 slots, em suma, também é difícil para esta placa se tornar obsoleta antes de toda a plataforma, especialmente se a acompanharmos com um i7.

O BIOS é realmente completo, fácil de ver e certamente muito melhor do que esperávamos. As curvas dos ventiladores são modificáveis ​​e altamente visuais, e é claro que tudo pode ser feito com o teclado e o mouse. Como já mencionei na seção anterior, finalmente temos voltagem adaptativa + deslocamento em uma plataforma MSI.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ ALCANCE A CAPACIDADE MUITO BOM, MESMO QUE LEVAM EM CONTA O FATOR FORMULÁRIO

- SOMENTE DOIS CONECTORES PARA VENTILADORES

+ RED AC 2X2, PORTAS USB3.0 E EXTRAS EM QUANTIDADE PARA SER UM FORMATO MINI-ITX

- NO SLOT M.2, ESPECIALMENTE INTERESSANTE NESTES TAMANHOS

+ ESTÉTICAMENTE MUITO BEM SUCEDIDO, ESPECIALMENTE DADO O PEQUENO ESPAÇO

+ CARTÃO DE SOM INTEGRADO SUPERIOR AO USUAL

+ FILTRADO NA LINHA 5V PARA O MAIS BAIXO USB3.0

A equipe de Revisão Profissional concede a ele a medalha de platina

MSI Z97I Gaming AC

Qualidade dos componentes

Capacidade de overclock

Extras, conexões e portas adicionais

BIOS

9.7 / 10

Uma placa excelente para montar um dispositivo de jogo pequeno, mas poderoso, ou um HTPC

Xbox

Escolha dos editores

Back to top button