Revisão: msi gt72 dominator pro
Índice:
- Características tecnicas
- MSI GT72 2QD-255ES
- Testes de desempenho
- Conclusão
- MSI GT72 2QD-255ES
- Potência da CPU
- Potência gráfica
- Materiais e Acabamentos
- Extras
- Preço
- 9/10
Apresentamos a revisão de um dos mais recentes laptops lançados pela MSI, um modelo de 17, 3 polegadas que tem apontado maneiras de conquistar o notebook de ponta, o MSI GT72 2QD-255ES
Este laptop é carregado com alguns dos melhores componentes disponíveis no mercado atualmente, um i7 4710MQ, 16 GB de RAM, uma impressionante nVidia gtx 970M com 6 GB, placa de rede sem fio Intel 7260 (AC 2 × 2), teclado retroiluminado, dois discos rígidos, um SSD de 256 GB e um drive mecânico de 1 TB para armazenamento e vários extras que não estão muito atrás. Sem mais delongas, acompanhamos a revisão.
Características tecnicas
- CPU O chipset OS da quarta geração do processador Intel® Core ™ i7 OS Windows 8.1 Memória Intel HM87 DDR3L, até 1600 MHz, slot * 4, máximo 32GB LCD Tamanho 17, 3 " LCD de 17, 3" Full HD (1920 × 1080), gráficos anti-reflexo GeForce GTX 970M Graphics VRAM GDDR5 Armazenamento de 6GB de até 1024GB Super RAID 3 + 1TB HDD de 7200rpm Unidade óptica Gravador de BD / DVD Som Super Multi Audio de Dynaudio 2.1 canais com 1 Woofer
Suporta saída SPDIF de 7.1 canais
Tecnologia exclusiva Audio Boost 2
Creative Sound Blaster Cinema 2 Webcam Tipo Full HD (30fps a 1080p) Leitor de cartão SD (XC / HC) Assassino de LAN DoubleShot Pro Gb LAN Assassino de LAN sem fio DoubleShot Pro 11ac Bluetooth Bluetooth 4.0 HDMI 1 (v1.4), Suporte para saída 4Kx2K USB 2.0 porta Porta USB 3.0 6 Mini-DisplayPort 2 (v1.2), Suporte Saída 4Kx2K Entrada de microfone / Saída de fone de ouvido 1/1 Linha 1 Teclado Luz de fundo em cores Teclado SteelSeries Adaptador CA 230W Bateria Ion de lítio de 9 células (83wHr) Dimensão 428 (L) x 294 (P) x 48 (A) mm Peso (KG) 3, 78 kg (com bateria)
MSI GT72 2QD-255ES
A embalagem é uma caixa bastante grande, seguindo a tradição dos modelos de 17 polegadas. A decoração segue a linha da série de jogos MSI
Detalhe das especificações técnicas do modelo recebidoDas duas caixas grandes, uma carrega o laptop, perfeitamente protegido como veremos, enquanto a outra traz todos os acessórios, que não são poucos
Detalhe da embalagem do notebook
Detalhes dos acessórios, um protetor de teclado e os destaques: alguns capacetes Steelseries SiberiaV2 e um mouse Steelseries Kinzu, ambos periféricos bastante sofisticados estão incluídos no laptop. Um envelope / pasta preto está incluído, assumimos que ele incluirá documentação nos modelos para venda ao público, em nossa amostra para análises que estava vazia.
O laptop é bem projetado, é um modelo bastante grosso, com quase 5 cm na parte traseira, mas, em troca, as saídas de ar são generosas e o número de portas é impressionante, com 6 USB3.0, dois miniDP e um HDMI 1.4, junto com o leitor de cartão e porta de rede típicos, muito bem localizado na parte traseira
O fundo não diminui nada, com uma grade preta e vermelha seguindo o estilo do resto do laptop e contribuindo para um resfriamento que, como veremos, é excelente.
A parte superior também não prejudica nada, com detalhes muito bons, como o logotipo MSI iluminado pela luz de fundo da tela. Detalhe do laptop abertoOs acabamentos são muito bons e a qualidade dos materiais é notável. Destacam-se a tampa externa em alumínio e a base do teclado no mesmo material. A parte inferior do corpo é plástica, mas robusta o suficiente para não prejudicar o todo. O logotipo do dragão MSI se ilumina, aproveitando a luz de fundo da tela, sem gastar bateria extra, semelhante ao macbook da maçã. O design do teclado é simplesmente espetacular, com iluminação RGB totalmente configurável, tanto em arco-íris quanto em imagens comerciais como monocolor ou em mudança.
Detalhe no canto inferior direito, onde refletimos alguns de seus excelentes recursos, como a licença XSplit, o suporte para 3 telas e o Super RAID3 (que é o RAID0 dos SSDs sobre os quais comentaremos), juntamente com o processador e os gráficos
Detalhe dos botões laterais, junto com o logotipo da Dynaudio, aqueles que ocupam os alto-falantes deste excelente laptop, que devemos dizer que estão perto de um nível muito bom mesmo para ouvir música, com alto-falantes bastante sólidos e um subwoofer mais baixo, é fácil esquecer que estamos diante de um laptop
Detalhe do equipamento lateral
Os LEDs de status são camuflados na iluminação das linhas vermelhas da frente, discretas e bastante bonitas.
Uma coisa que eu pessoalmente aprecio muito em um laptop é a facilidade de desmontá-lo para trocar peças e fazer extensões. Com este modelo, você não poderia estar mais feliz nesse aspecto, pois foi projetado com precisão para facilitar a abertura, todos os parafusos estão na tampa e são acessíveis rapidamente, em 1-2 minutos qualquer usuário com habilidade terá o laptop aberto.
A distribuição é muito boa, com um ventilador para os gráficos e outro para a CPU (conectado por heatpipes para tirar proveito de ambos em caso de baixa carga em um dos dois componentes). Temos dois slots de RAM disponíveis para expandir ainda mais a capacidade deste laptop, no raro caso em que os 16GB incluídos sejam insuficientes. Há um espaço extra para um disco rígido de 2, 5 ″, embora infelizmente não haja conexões disponíveis.
Detalhe do disco rígido mecânico, como vemos um modelo Hitachi de 7200 rpm e 1 TB, que mostrou um desempenho realmente bom para um disco de 2, 5 ″Detalhe do outro disco rígido, como podemos ver, é um RAID0 de SSDs fabricado pela Kingston com 128Gb cada (no total 256Gb), montado em uma placa que o conecta à porta correspondente
Por fim, os detalhes do subwoofer, à direita, bastante generosos para ser um laptop
Detalhe do ventilador certo, aquele que cuida da CPU. Logo abaixo está a placa de rede sem fio, banda dupla e AC 2 × 2, a melhor disponível em laptops.
Terminamos o interior e detalhamos os componentes e periféricos.
Começando com o teclado, o toque das teclas é muito bom, não podemos esquecer que estamos lidando com um teclado de membrana do tipo chiclet, mas a mão do Steelseries é perceptível, as teclas respondem muito bem e são duráveis. Como uma pequena reclamação, o tamanho da tecla Ç parece excessivo para mim, ocupando toda a parte superior da introdução de um personagem usado esporadicamente, enquanto os caracteres <e> estão ausentes. Obviamente, isso não remove um ótimo resultado do teclado, é claro no layout em espanhol (conforme indicado pelo -ES do número do modelo).
O laptop é bastante silencioso no carregamento, pelo que é apreciado o resfriamento usual, bem projetado e perfeitamente compatível, em parte graças à espessura da base e ao tamanho do laptop. Em repouso, por outro lado, sem ser irritante, não é uma das mais silenciosas que eu já tentei; na verdade, o ventilador nunca para.
Quanto ao processador, encontramos o menor dos processadores realmente poderosos da Intel, um i7 4710MQ, com 4 núcleos e 8 threads, e arquitetura haswell. Embora seja a mais discreta das frequências de sua série, ela tem tudo que seus irmãos mais velhos, e é certamente a escolha certa para um laptop de jogos. O sufixo -MQ significa que é um processador de soquete FCPGA (946 neste caso) , o que indica que ele está montado no soquete e não soldado, uma grande vantagem se precisarmos expandir o processador no futuro. Infelizmente, não temos mais processadores deste soquete para testar, mas qualquer processador que vemos em outro laptop da série GT72 é provavelmente compatível.
Embora este processador comece com uma frequência modesta de 2, 5 Ghz, ele tem uma frequência turbo de 3, 5 Ghz, quase como processadores de desktop, portanto, em condições térmicas corretas, não deve ficar longe deles, como veremos na seção de testes desempenho.
Na memória RAM, eles optaram por um kit de 16 GB, em dois módulos de 8 GB a 1600mhz CL11-11-11-28 1T configurados em canal duplo, uma quantidade generosa para gastar vários anos de sobra e nada fora do comum nessas faixas. São módulos fabricados pela Kingston, DDR3L (1, 35V) conforme a demanda de haswell, considerando que as latências não são especialmente altas.
O laptop é muito ágil em termos de inicialização e uso, com apenas cinco segundos entre pressionar o botão e chegar à área de trabalho, e não é de admirar, pois a MSI optou por montar dois discos de 128 GB no RAID0, obtendo desempenho em leitura / gravação seqüencial que sai dos gráficos, atingindo 1000 MB / s em condições ideais, como veremos nos testes. Os discos rígidos são fabricados pela Kingston, pertencem a uma faixa média em termos de desempenho separadamente. O número do modelo do mesmo é Kingston-RBU-SNS8100S3128GD1, que, de acordo com a marca de passagem, fica um pouco abaixo do HyperX comercial de tamanho semelhante.
O disco rígido principal é um Hitachi de 1 TB, 7200 rpm. Nenhuma surpresa nesta parte, é um disco capaz e espaçoso para armazenar nossos dados. O desempenho é bastante notável, sem atingir as alturas de um SSD, encontramos 140 MB / s de leitura e gravação seqüencial.
Na seção de gráficos, é provavelmente o lugar onde mais se destaca, pois monta uma nVidia GTX 970M, uma verdadeira fera que excede até o excelente desempenho do 880M. Baseado no chip GM204, arquitetura Maxwell, é um chip realmente eficiente, com muito menos consumo de energia do que o mencionado 880M, que não apenas possui esse desempenho impressionante, mas também uma margem de overclocking razoável. Este gráfico apresenta 1280 núcleos CUDA e 6 GB de memória GDDR5 montados em um barramento de 192 bits. Mesmo com o impressionante valor da memória, eu pessoalmente considero que eles poderiam ter optado pelo modelo de 3 GB sem nenhuma perda, pois a resolução da tela não é mais necessária e, para 4K, o chip também será um pouco escasso. Seja como for, na faixa de preço deste laptop, é compreensível que eles tenham preferido curar-se em saúde. Veja abaixo as informações da GPU-Z. Dos valores ausentes, podemos pelo menos confirmar que é feito em 28nm, como o resto de Maxwell.
RECOMENDAMOS O MSI MEG X570 GODLIKE Review em espanhol (Análise completa)O laptop inclui um botão para alternar entre os gráficos dedicados e os gráficos integrados, uma excelente funcionalidade, embora, infelizmente, tenhamos que reiniciar para aplicar a alteração. O consumo é ligeiramente reduzido com esta prática, embora o sistema Optimus da nVidia também funcione, e não encontramos uma autonomia particularmente ruim, mesmo com os gráficos dedicados ativos, permanecendo em torno de 4 horas de uso leve (navegação, vídeos, automação de escritório), que será drasticamente reduzida em caso de jogos exigentes, como em todos os laptops similares.
Com os componentes que esse laptop monta, confiamos que qualquer referência que nos ocorra passará com boas notas, rivalizando com muitos computadores desktop de ponta. Veremos abaixo.
Testes de desempenho
O primeiro teste que veremos é o Cinebench, que é uma medida bastante objetiva para ver de relance o desempenho do processador. Como não temos mais processadores para comparar, comparamos com modelos de desktop. E mesmo assim, vemos um resultado muito bom, deixando o Pentium G3258 (que é um núcleo dual, mas muito capaz de jogos) com mais do dobro da potência e estando bem próximo de uma fera real como a 4790K, um resultado certamente excelente para um processador de laptop.
As temperaturas gostamos muito, se antes dissemos que o laptop é pesado e volumoso, vemos que aqui a vantagem é evidente, temos temperaturas muito baixas e uma margem de overclock muito boa para os gráficos. O ventilador não é particularmente barulhento, mas uma coisa que não gostamos é que ele pode ser ouvido mesmo com o laptop em repouso, o que, vendo as temperaturas, poderia ter sido perfeitamente evitadoOs resultados nos jogos são igualmente impressionantes, pois vemos que ele é equiparado a um desktop gtx680, superando-o mesmo em alguns campos, como vemos no 3DMark Fire Strike, que apesar de ter um processador com dois menos núcleos (o que resta nota no teste de física) obtém uma pontuação melhor, simplesmente espetacular. No Tomb Raider, não temos a mesma sorte, com um resultado um pouco menor, mas lembramos que estamos comparando os gráficos deste laptop com um desktop de ponta, o resultado já é muito bom.
Observamos que, depois de revisar os benchmarks de outras publicações com acesso a mais configurações de laptop para testar, podemos dizer que esse 970M é cerca de 10% mais poderoso, em média, do que um desktop gtx 680. O suficiente para jogar com configurações altas para praticamente todos os videogames, e aqueles que também estão em muito boas condições.
O desempenho do SSD é, como esperávamos, excepcional. Com blocos pequenos, eles não são os melhores valores que vimos, mas com blocos grandes o RAID0 é observado, atingindo valores que excedem 1000 MB / s. Pouco mais pode ser solicitado sobre o disco rígido deste laptop
Conclusão
Este MSI GT72 2QD está posicionado como uma das alternativas mais fortes em sua gama. Realmente gostamos da qualidade geral do material, do desempenho dos SSDs RAID0, do resfriamento super frio e da desmontagem fácil para limpar e substituir os componentes.
Por contras, devemos observar que o preço é bastante alto e a concorrência são modelos da mesma marca, sendo possível encontrar o GT72 2QD mais básico (especificamente o submodelo 609XES) por 1.600 €, é difícil não notar o último antes. Em troca do preço, este laptop nos traz a licença do Windows 8.1 incluída, o armazenamento de estado sólido RAID0 e aciarias de periféricos de última geração, mas sem dúvida a área dos 2000 € em que esse laptop entra começa a ter alternativas muito tentadoras.
Da mesma forma, dada a qualidade deste laptop, o preço parece bastante justificável. A tela é muito generosa e confortável de jogar com 17, 3 ″, embora infelizmente não estamos diante de um painel IPS, mas de um TN.
Tudo o que não aparece nas brochuras foi tratado em detalhes também, com uma placa de rede sem fio AC, uma placa Killer a cabo e várias portas USB3.0. Se você deseja que um laptop entre na faixa entusiasta sem deixar seu bolso na 980M, essa deve ser uma das suas primeiras opções.
VANTAGENS |
DESVANTAGENS |
+ EXCELENTE DESEMPENHO E GRÁFICO DO PROCESSADOR. 16GB RAM | - PREÇO MUITO ALTO, MODELOS COM MENOS EXTRAS E SEM O MAIS ACESSÍVEL MSI GT72 2QD-609XES |
+ SSD de 256 GB, 128 + 128 NO RAID0, 1 TB DE DADOS, ARMAZENAMENTO MUITO RÁPIDO E QUANTIDADE | - APARELHOS E BASTANTES PESADOS, EM INTERCÂMBIO MUITO BEM VENTILADO |
+ TECLADO BACKLIGHT DE MUITO BOA QUALIDADE. ÁUDIO TAMBÉM EXCELENTE, COM SUBWOOFER INTEGRADO | - TELA TN, ALGO MELHOR VISUALIZANDO OS ÂNGULOS. MUITO BOM RESPOSTA E TEMPO DE RESOLUÇÃO |
+ REFRIGERAÇÃO MUITO FRACA, MARGEM OC EM GRÁFICO | |
+ ESTÉTICA IMPECÁVEL | |
+ RED INALÁMBRICA AC |
A equipe de Revisão Profissional concedeu a ele a medalha de ouro por seu excelente desempenho.
MSI GT72 2QD-255ES
Potência da CPU
Potência gráfica
Materiais e Acabamentos
Extras
Preço
9/10
Um laptop potente, completo e repleto de extras que vêm batendo forte
Revisão: corsair dominator platinum
Dominator Platinum é o mais recente design de memória DDR3 da prestigiada marca Corsair. Eles são caracterizados pela combinação de altas frequências (de
Msi recria com seu laptop msi gt72 dominator pro gaming
MSI GT72 Dominator PRO, o novo jogador portátil lançado pela MSI. Neste artigo, vemos suas principais características técnicas e seu preço inicial na Espanha.
Revisão de torque da edição especial do Corsair dominator em espanhol (análise)
Revisão completa em espanhol da nova RAM de torque DDR4 Corsair Dominator Special Edition: recursos, desempenho AIDA64, compatibilidade e preço