Avaliações

Análise: asus rog matrix gtx 780ti

Índice:

Anonim

Enquanto aguardamos os modelos personalizados mais extremos das recém-lançadas GTX 970 e GTX 980, precisamos analisar um dos gráficos mais avançados da geração que nos deixa: o Asus 780Ti Matrix Platinum

É um gráfico baseado no chip 780Ti, ou seja, um GK110 com 15SMX (2880 núcleos CUDA) habilitado, um aumento de 1072mhz (em comparação com 928mhz do modelo de referência), 384 bits de barramento e 3 Gb de memória GDDR5 rodando a 7Ghz (efetivo).

Como o título indica, este gráfico pertence à série ROG, portanto, temos alguns recursos destinados a usuários entusiastas e overclocking extremo; portanto, sem mais delongas, começamos com a revisão deste cartão.

Características tecnicas

  • Mecanismo gráficoNVIDIA GeForce GTX 780 TiBusPCI Express 3.0Memória de vídeoGDDR5 3GB Frequência de relógioGPU OC Frequency: 1072 MHz

    Frequência GPU padrão: 1006 MHz CUDA Core 2880 Frequência de memória 7000 MHz (GDDR5) Interface de memória Interface de 384 bits Saída DVI: Sim x 1 (DVI-I), Sim x 1 (DVI-D)

    Saída HDMI: Sim x 1

    DisplayPort: Sim x 1 (DP regular)

    Suporte HDCP: Sim Acessórios 2 x Cabo de alimentação

    1 x Software de etiqueta de metal ROG ASUS GPU Tweak & Driver ASUS apresenta a série Matrix

    Dimensões Super Power11.7 "x 6" x 1.6 "polegadas

    29, 718 x 15, 24 x 4, 06 cm Nota • Para obter o máximo desempenho de resfriamento possível, o dissipador de calor ASUS MATRIX-GTX780TI-P-3GD5 ocupa 2 slots. Verifique as dimensões do seu chassi e da placa mãe antes de comprá-lo, para garantir que ele se encaixe no seu sistema.

    • Observe que a melhoria real da velocidade do relógio variará com base nas condições reais do sistema. Para mais informações, visite http://www.geforce.com/

    • Remova a película protetora da placa traseira antes de usar o cartão.

ROG 780Ti Matrix Platinum

A primeira impressão é impecável, com as conhecidas cores vermelhas da série ROG

Na parte de trás destaca uma vista explodida do excelente sistema de refrigeração, bem como as saídas que este gráfico inclui

A frente se abre como nas placas-mãe da série ROG, mostrando diretamente os gráficos e com um pouco mais de informações sobre os recursos avançados, que desta vez eles nem sequer nos mencionaram no verso

Detalhe da capa

E do gráfico de fora

Abrindo a tampa e removendo o plástico, chegamos ao que nos interessa, os gráficos e seus acessórios. Vimos que, mesmo em um produto dessa faixa, eles incluíram adaptadores da molex ao pciexpress, de modo que, embora tenhamos fontes antigas, se forem de qualidade, não temos nenhum problema. Destaca que os ventiladores são assimétricos, o esquerdo sendo projetado para empurrar o ar para baixo e para os lados, e o direito apenas para baixo, para alcançar o fluxo mais eficiente possível sobre as aletas do dissipador de calor. Podemos verificar que o sistema é extremamente eficaz, é um dos gráficos mais silenciosos que testamos, inaudível em repouso e com um som muito contido, mesmo ultrapassando os parâmetros de referência.

Os gráficos parecem impecáveis ​​e exalam qualidade dos quatro lados. Aprecia-se que, nessas faixas, pelo menos, a placa traseira do gráfico esteja incluída sem nos fazer passar pela caixa novamente como outros fabricantes

Um detalhe que eu pessoalmente amei e um dos grandes elementos de marketing deste gráfico para os usuários mais extremos, além dos pontos de medição usuais, a Asus incluiu um aquecedor para descongelar a RAM, para que, em caso de overclock, com LN2 e chegou à inevitável condensação, para recuperar a funcionalidade rapidamente e retornar à carga. Não é uma característica para todos os públicos, mas também não é um produto para todos os públicos, certo?

Detalhe dos heatpipes e do conector pciexpress

Gráficos e todos os seus acessórios

Neste 780Ti, eles optaram por duas saídas DVI, uma delas com conversor para analógico (compatível com adaptadores para VGA), ambos com link duplo, é claro, junto com uma conexão HDMI e uma Displayport de tamanho completo.

Detalhe dos conectores de energia

Um detalhe estético muito curioso, que encantará os usuários com equipamentos e modders expostos, é o led que nos informa sobre a carga. Assim, veremos tons frios quando o gráfico estiver parado, enquanto o led ficará quente quando o gráfico estiver sob carga.

Bancada de testes e testes de desempenho

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel i7 5820k

Placa de base:

Asus Rampage V Extreme

Memória:

Crucial DDR4 4x8gb 2133MT / S CL15

Dissipador de calor

Cooler master Seidon 120XL + NB Eloop 1900rpm

Disco rígido

Intel X-25M G2 160Gb

Placa gráfica

Asus 780Ti Matrix Platinum

Fonte de energia

Antec Alta Corrente Pro 850W

Usaremos os benchmarks de 3 jogos para avaliar o desempenho desta fera. Também compararemos o desempenho do estoque e o desempenho obtido com o overclock, que em nossa amostra tem sido considerável em RAM, chegando a quase 7, 7 Ghz, embora um pouco baixo na CPU, mal atingindo +100 no impulso. Um resultado lógico se levarmos em conta que ele já possui um overclock bastante considerável como padrão e não resta muito o que espremer no chip, pelo menos não sem altas tensões e resfriamento extremo.

Como vemos que o desempenho é muito bom, ele não atinge o nível de dois gtx 680 no SLI (a configuração que usamos na revisão do i7 4930K), mas eles também são valores mais que suficientes para reproduzir 1080p. O gráfico conforme avançamos é silencioso em toda a sua gama de uso, totalmente inaudível em repouso e pouco perceptível sob carga.

RECOMENDAMOS VOCÊ Razer Orbweaver Chroma Review (análise completa em espanhol)

Os ganhos com overclock são em torno de 10%, como podemos ver, embora em nossa amostra tenhamos conseguido fazer overclock consideravelmente da memória, o chip gráfico já está muito próximo do seu limite serial. Na verdade, parte dessa margem de quase 1 Ghz de memória é porque ela não vem com overclock na fábrica. Em outros produtos, eu posso entender mais, mas em um gráfico dessa faixa parece-me uma falta considerável.

Palavras finais e conclusão

Estamos diante de um gráfico que foi o melhor dos melhores em termos de monogpus, poderoso, silencioso, com extras que os usuários mais extremos apreciam muito e um consumo bastante medido.

Infelizmente, é difícil fazer uma recomendação de um produto tão caro com seus sucessores em cena, mas é claro que este gráfico é uma delícia para seus sortudos proprietários e para aqueles que o adquirem em segunda mão ou em liquidações nos próximos dias.

É um gráfico mais do que confortável para a resolução usual de 1920 × 1080, que se defende bem mesmo em 1440p e que continuará a guerra mesmo com seus sucessores batendo forte. Infelizmente, apesar de consumir relativamente pouco, não é uma competição pelo altamente eficiente Maxwell. Seu preço reflete sua qualidade, um produto premium disponível para muito poucos.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ ESCLAREÇA FORA DA CAIXA BONITA GENEROSA NO CHIP GRÁFICO

- MEMÓRIA SEM CLARO CONTRA O MODELO DE REFERÊNCIA

+ EXTRAS QUE PENSAM NOS USOS MAIS EXTREMOS: RAM HEATER, ETC.

- RELEVÂNCIA MUITO LIMITADA AGORA QUE SEUS SUCESSORES ESTÃO À VENDA

+ DOS PROJETOS MAIS AGRESSIVOS E BONITOS QUE JÁ VIRAM

- PREÇO MUITO ALTO, ATENDO EM CONTA O DESEMPENHO E OS EXTRAS

+ SILENCIOSO A MAIS SEM ENERGIA

+ DESEMPENHO MAIS DO QUE BASTANTE PARA UMA BOA TEMPORADA

A equipe de revisão profissional concede a ele a medalha de ouro

Asus ROG Matrix 780Ti

Qualidade dos componentes

Refrigeração

Experiência em jogos

Extras

Preço

9/10

A Asus nos traz novamente um gráfico exclusivo para o usuário mais extremo

Avaliações

Escolha dos editores

Back to top button