Notícia

Análise: asus r9 290 directcu ii oc

Índice:

Anonim

Hoje temos em nossas mãos a placa gráfica Asus Radeon R9 290 Direct CU II. O topo de gama "jogador" da família AMD.

A Asus nos apresenta muitos novos recursos: sistema de refrigeração, PCB personalizada, excelentes componentes, placa traseira e desempenho brutal (até praticando overclocking). Não o perca!

Produto cedido por:

Características tecnicas

TESTES ASUS RADEON R9 290 DIRECT CU II OC 4GB

Chipset

AMD Radeon R9 290X.

Formato PCB

ATX.

Frequência do núcleo

Gráficos de 947 MHz,

Resolução digital e analógica

4096 × 3112.

Relógio de memória 1250 MHz,

Tecnologia de processo

DirectX 11.2

Tamanho da memória

4.096 MB de GDDR5.
Memória BUS 256 bits
Cartão BUS PCI-E 3.0 x16.
DirectX e OpenGL Sim
I / O DVI / HDMI. / Porta de exibição.
Dimensões 28, 7 x 14, 73 x 4, 06 cm
Garantia 2 anos.

Asus R9 290X DirectCU II na frente da câmera

Como o Asus GTX 780 Direct CU II, ele mantém o mesmo design e formato de caixa. Vemos que suas primeiras especificações são a versão OC do dissipador de calor Direct CU II, 4 GB de memória e sua tecnologia GPU Tweak.

Na parte de trás, temos todas as especificações e recursos mais importantes. Não posso mais resistir… Que comece o unboxing!

Ao remover a primeira tampa, vemos que temos outra caixa que armazena a placa gráfica e todos os seus acessórios. Tudo muito bem embalado e protegido. Dos 10 para a Asus!

O pacote é composto de:

  • Placa gráfica Asus ASUS Radeon R9 290 Direct CU II OC de 4 GB - Manual de instruções e driver em CD - Ladrão Molex para PCI Express.

O cartão é uma cópia da versão da NVIDIA: Asus GTX 780 Direct CU II. Possui dimensões de: 28, 7 x 14, 73 x 4, 06 cm, portanto, meça bem se encaixar dentro da caixa. A Asus usou as cores preto e vermelho da linha ROG. Muito esportivo e agressivo. O cartão está ótimo.

Todo mundo sabe que as séries R9 290 e 290X são as duas placas gráficas mais quentes do mercado. Portanto, é obrigatório montar um excelente dissipador de calor nesse sistema de resfriamento líquido para ter temperaturas "razoáveis".

O sistema Direct CU II é um dos poucos sistemas de ar capazes de ter o 290X em boas temperaturas: 75 a 80ºC com desempenho máximo. Isso se deve à sua nova tecnologia em seus ventiladores: CoolTech FAN, que permite maior fluxo de ar ao seu gigantesco dissipador de calor. O gráfico possui quatro tubos de calor de cobre niquelado de 10 mm.

As ventoinhas são 92mm e PWM. Eles são ajustáveis ​​a partir do próprio gráfico ou podemos criar nossa própria curva por meio de software: Asus Tweak, MSI Afterburner ou EVGA Precision.

A placa é alimentada por dois conectores PCI Express de 8 e 6 pinos. A AMD recomenda uma fonte de alimentação de 600w ou superior para uma operação suave.

E, finalmente, destaque sua excelente placa traseira. O que confere um design "brutal" ao cartão e dissipa as memórias e o PCB. Isso é uma vantagem, pois notaremos uma queda entre 1 e 2ºC em todo o mundo.

Asus R9 290X DirectCU II dentro

O dissipador de calor é removido desaparafusando os quatro parafusos traseiros. Temos uma grande grade de alumínio e uma base de cobre.

Como podemos ver na imagem a seguir, é um PCB personalizado com várias melhorias: 8 fases (6 + 2) de energia Digi + nos VRMs. Eles dão energia suficiente para fazer overclock.

Também temos um pequeno botão para ativar o BIOS que melhor nos convém. Temos dois modos: normal com overclock ou modo silencioso.

O cartão inclui 4 GB de RAM, os chips que a Asus decidiu montar são o Elpida W2032BBBG-6A-F com uma tensão nominal de 1.5v. Como aconteceu nos modelos anteriores do Direct CU II, eles não são resfriados pelo dissipador de calor, que venho pedindo há muito tempo.

Os VRMs são dissipados por um dissipador de calor preto. Também podemos ver os Chokes.

Bancada de testes e testes

BANCO DE TESTE

Processador:

Intel i7 4770k

Placa de base:

Asus Z87 Impact.

Memória:

G.Skills Trident X 2400 mhz.

Dissipador de calor

Refrigeração líquida personalizada.

Disco rígido

Samsung 120 GB EVO

Placa gráfica

Asus R9 290X DirectCU II OC

Fonte de energia

Antec HCP-850W

Box Dimastech Benchtable

Para avaliar o desempenho da placa gráfica, usamos os seguintes aplicativos:

  • Você está em: Home''Notícias''Notícias''Notícias

Todos os nossos testes foram realizados com uma resolução de 1920px x 1080px.

O que estamos procurando nos testes?

Primeiro, a melhor qualidade de imagem possível. O valor mais importante para nós é o FPS médio (quadros por segundo), quanto maior o número de FPS, mais fluido o jogo será. Para diferenciar um pouco a qualidade, deixamos uma tabela para avaliar a qualidade no FPS:

QUADROS POR SEGUNDOS

Quadros para segundos. (FPS)

Jogabilidade

Menos de 30 FPS Limitada
30 - 40 FPS Jogável
40 - 60 FPS Bom
Maior que 60 FPS Bastante bom ou excelente
Recomendamos que você analise: Zenbook Asus UX31

Não vamos nos enganar; existem jogos que podem ter uma média de 100 FPS. Pode ser porque o jogo é bastante antigo e não requer recursos gráficos excessivos ou que os gráficos sejam os mais poderosos do mercado, ou temos sistemas de GPU por milhares de euros. Mas a realidade é diferente, e jogos como Crysis 3 e Metro 2033 são muito exigentes e geralmente não dão notas altas.

TESTES DIRETOS CU II DA ASUS GTX780

3Dmark Vantage

40530 PTS.

3DMark Fire Strike (Desempenho)

9238 PTS.

Crysis 3

65 FPS

Tomb Raider

76 FPS.

Heaven 4.0.

2240 PTS.

Campo de batalha 4

69 FPS

Palavras finais e conclusão

Toda vez que toco em um produto da Asus, seja uma placa-mãe, uma placa de vídeo ou um laptop, ele tem algo especial. Está sempre na elite e não decepciona. Desta vez, tive o melhor R9 290 do mercado de longe. Seu tamanho gigantesco (28, 7 x 14, 73 x 4, 06 cm) valoriza os componentes de qualidade (DIGI +), um dissipador de calor eficiente e durabilidade por muitos anos.

Devo destacar seu excelente dissipador de calor "Direct CU II" com a tecnologia CoolTech FAN. Esta nova revisão melhora a dissipação dos dissipadores de calor anteriores em 30%. E é capaz de fazer a placa gráfica funcionar a 1250 mhz de CORE sem exceder 80ºC e em um nível muito silencioso. Se criarmos uma curva um pouco mais poderosa, desceremos para 72ºC. Também não preciso esquecer a placa traseira que a Asus está usando em todos os seus gráficos personalizados.

Em relação ao desempenho em testes sintéticos e experiência de jogo, é muito bom. Superando o GTX 780 e com muita paridade com o GTX Titan. Testamos jogos como Battlefield 4 (69 FPS), Crysis 3 (65 FPS) ou Tomb Raider com 76 FPS. A experiência é muito boa.

Em resumo, se você está procurando uma placa gráfica TOP GAMER, silenciosa, com boas temperaturas e com uma margem de overclock. O Asus R9 290 Direct CU II deve estar entre os escolhidos. Seu preço de mercado varia de 380 a 400 € na loja online. Um pouco menos que seu rival direto (GTX 780), mas com desempenho muito maior.

VANTAGENS

DESVANTAGENS

+ PODER EM RAUDALES.

+ 6 +2 FASES E DIGI + TECNOLOGIA.

+ PCB PERSONALIZADO.

+ SÉRIE SOBRECLOCO.

+ MUITO BOM REFRIGERAÇÃO E QUIETO.

+ O MELHOR DO MERCADO.

A equipe de Revisão Profissional concede a você a medalha de platina:

Notícia

Escolha dos editores

Back to top button