Logs do processador: o que é e como funciona
Índice:
- Que são? Para que eles trabalham?
- Tipos de registro
- Registros de dados
- Registro de Dados de Memória ( MDR )
- Registros de endereço
- Registros de uso geral ( GPRs )
- Registros de finalidade específica ( SPRs )
- Registros de status
- Registros de ponto flutuante
- Registros constantes
Os registros de um processador são uma pergunta que envolve muitos, portanto, dedicamos um espaço para explicá-lo em detalhes.
Os registros são muito úteis para a operação de um processador, pois ajudam, orientando-o para onde enviar os dados processados. Como sabemos que é algo abstrato que não é fácil de explicar, explicamos isso de uma maneira compreensível abaixo.
Vamos começar!
Índice de conteúdo
Que são? Para que eles trabalham?
Os registradores estão dentro de cada microprocessador e sua função é armazenar os valores , comandos, instruções ou estados binários dos dados que ordenam quais dados devem ser processados, como, por exemplo, como devem ser feitos. Um registro ainda é uma memória de alta velocidade com pouca capacidade.
Cada registro pode conter uma instrução, um endereço de armazenamento ou qualquer tipo de dado. Em um processador, encontramos espaços com capacidade que varia de 4 a 64 bits, porque cada registro deve ser grande o suficiente para conter uma instrução. No caso de um computador de 64 bits, cada registro possui um tamanho de 64 bits.
Cada microprocessador possui várias tarefas ou deveres para processar informações. Ele recebe as informações em linguagem binária dos aplicativos (zeros e uns) e as processa de uma certa maneira. Digamos que a CPU traduza esses dados para que nós, usuários, os entendamos.
Dentro de um microprocessador, encontramos o registro de informações, cuja função é armazenar temporariamente os dados que são acessados com freqüência.
Tipos de registro
Os registros do processador são divididos ou classificados de acordo com a finalidade a que servem ou as instruções que eles comandam.
Registros de dados
Eles armazenam valores de dados numéricos, como caracteres ou pedidos pequenos. Os processadores antigos tinham um registro de dados especial: o acumulador, que era usado para determinadas operações.
Registro de Dados de Memória ( MDR )
É a que nos referimos antes, é um registro que está no processador e que está conectado ao barramento de dados. Tem pouca capacidade e alta velocidade com a qual grava ou lê os dados do barramento direcionados para a memória ou para a porta de E / S, ou seja, um periférico.
Registros de endereço
Eles armazenam endereços usados para acessar a memória principal ou primária, que geralmente conhecemos como ROM ou RAM. Nesse sentido, podemos ver processadores com registradores usados apenas para salvar endereços ou valores numéricos.
Registros de uso geral ( GPRs )
São registros que servem para armazenar endereços ou dados gerais. É um tipo de registrador misto que, como indica o próprio, não possui uma função específica.
Registros de finalidade específica ( SPRs )
Nesta ocasião, estamos lidando com registros que armazenam dados de estado do sistema, como o registro de estado ou o ponteiro de instrução . Eles podem ser combinados com o PSW ( Program Status Word ).
Registros de status
Eles são usados para salvar valores reais cuja função é determinar quando uma instrução deve ser executada ou não. Também conhecido como CCR ( Condition Code Register) . Nesse tipo de registro, encontramos o seguinte:
- Registro de bandeira ou " BANDEIRAS ". Encontramos nos processadores Intel com arquitetura X86. Estamos diante de um registro com 16 bits de largura. Mas, tem 2 sucessores:
- EFLAGS, 32 bits de largura. RFLAGS, 64 bits de largura.
Registros de ponto flutuante
Primeiro, devemos explicar o que é um ponto flutuante. O ponto flutuante é uma representação, na forma de uma fórmula, de números reais de diferentes tamanhos usados para executar operações aritméticas. Nós o encontraremos em sistemas que exigem sistemas de processamento muito rápidos.
Portanto, esses registros mantêm essas representações em muitas arquiteturas.
Registros constantes
Seu objetivo é salvar valores somente leitura, como zero, um ou π.
Recomendamos a leitura dos melhores processadores do mercado
Até agora, nossa explicação sobre o que são os registros do processador. Sabemos que pode ser algo complexo de entender; portanto, não hesite em nos perguntar ou complementar essas informações com sua sabedoria.
▷ O que é um processador quântico e como ele funciona?
A era do processador quântico está se aproximando e a computação desaparecerá como a conhecemos. Aprendemos que é um processador quântico.
▷ O que é um processador e como ele funciona
Se você deseja saber o que é um processador, para que serve, quais são suas partes e também como ele funciona ✅ Vamos mostrar tudo isso e muito mais aqui
▷ O que é um processador de braço e como ele funciona?
O que é um processador ARM e qual é a diferença com o processador Intel ou AMD do meu PC para jogos - todos os detalhes que você precisa saber.