Tutoriais

▷ Rede pública e privada: qual a diferença

Índice:

Anonim

Saber a diferença entre uma rede pública e privada é mais importante do que, a priori, você pode imaginar. Neste artigo, veremos o que cada um envolve e que considerações devemos fazer ao escolher um ou outro para conectar nosso equipamento à Internet.

Índice de conteúdo

A Internet cobre praticamente o mundo inteiro, ou pelo menos o que conhecemos como mundo desenvolvido. A rede de redes é a maneira pela qual podemos nos comunicar com qualquer pessoa e com qualquer máquina sem precisar estar fisicamente no local.

Graças à Internet e às redes, podemos acessar qualquer página da Web com nosso telefone celular, PC ou laptop e consumir conteúdo a partir dele. Podemos até comprar online. Mas você realmente sabe apreciar a diferença entre uma rede pública e privada? Bem, ouça, porque esse conceito tem implicações para nossa segurança e a de nossos dados.

O que é uma rede pública

Uma rede pública é basicamente o tipo de rede que fornece um serviço de conexão ou telecomunicações aos nossos equipamentos em troca do pagamento de uma taxa de serviço. Quando nos conectamos à Internet, através de um roteador, estamos claramente nos conectando a uma rede pública. Nesse tipo de rede, temos acesso a servidores localizados em diferentes partes do mundo, para que eles nos forneçam um serviço que pode ser gratuito ou pago.

Uma rede pública não significa que temos acesso Wi-Fi a uma rede sem senha, de maneira alguma. Precisamente, essa rede Wi-Fi pode ser pública ou privada, como acontece quando nos conectamos via cabo. Uma rede pública também não significa que nossos arquivos estarão acessíveis ao público quando estivermos conectados a ela; é exatamente o contrário. Agora veremos isso quando nos colocarmos no contexto de um computador.

Mas, além da Internet, existem outras redes consideradas públicas. São, por exemplo , redes de telefonia, nas quais, mediante pagamento prévio a uma operadora, ela nos permite fazer chamadas e estabelecer conexões de voz e dados com outros dispositivos. Ou também podem ser a rede de televisão digital terrestre ou o rádio AM, FM, etc. São redes públicas às quais conectamos um dispositivo para receber serviço de televisão, em alguns casos gratuitos e em outros mediante pagamento.

E o que é uma rede privada

Bem, uma rede privada é basicamente o oposto, como é lógico. Em uma rede privada, há a figura de um administrador encarregado de configurá-lo, mantê-lo e gerenciar suas permissões e segurança.

Existem redes privadas nas organizações em que há uma infinidade de dispositivos localizados em um gabinete e conectados a switches através de cabos. Nessas redes privadas, um usuário externo a essa rede não poderá se conectar a ela para acessar a Internet; o acesso é restrito apenas aos usuários que estão nela, na maioria dos casos, é claro.

Mas a maioria de nós estará conectada a uma rede privada, mesmo que não pareça. No momento em que nosso equipamento está conectado através de um roteador, estamos criando uma pequena rede privada em nossa casa, da qual nós próprios somos os administradores. Dentro dessa rede, podemos fazer o mesmo que as empresas, ou seja, compartilhar arquivos entre computadores que também estão dentro, conectar computadores diferentes, criar armazenamentos de credenciais etc.

Na maioria dos casos, uma rede privada está conectada a uma rede pública, como no caso de todos nós e empresas que desejam acessar serviços de Internet. Todos eles sem exceção.

O caso das redes VPN

O caso das redes VPN é um pouco mais particular, pois, apesar de serem redes privadas, a conexão é feita através de uma rede pública. Vamos tentar explicar isso melhor.

Quando estamos conectados a uma rede virtual privada (VPN), estamos virtualmente criando uma rede interna com criptografia forte, para que apenas os computadores e dispositivos conectados a ela possam se comunicar e compartilhar livremente seus arquivos como se fossem de um computador. rede privada envolvida. Essas conexões são chamadas de túneis porque não têm contato com o exterior.

Quando queremos criar uma área de trabalho remota em nosso computador doméstico, de outro país, por exemplo, o que precisamos fazer é conectar esses dois computadores a uma VPN criada por nós mesmos ou a um serviço pago, para que apenas saibamos o que estamos fazendo. fazendo. Dessa maneira, as informações que viajam de um PC para outro não serão expostas à Internet para que todos saibam.

Quando conectar nosso equipamento a uma rede pública ou privada

Você pode nunca ter notado, mas quando prosseguimos para conectar um computador a uma rede, seja Wi-Fi ou cabo, o Windows nos pergunta se é uma rede pública ou privada. O sistema deve saber onde o PC está conectado para saber que tipo de segurança ele implementará em conexão com suas respectivas permissões de firewall ou compartilhamento de arquivos.

Rede privada:

Quando nossa conexão é configurada como uma rede privada, isso significa que o sistema operacional entende que estamos dentro de uma organização (a de nossa própria casa) onde há um dispositivo que nos isola fisicamente da rede da Internet. Dessa forma, você configurará o compartilhamento de arquivos entre os computadores que estão nessa rede, para que, se quisermos, eles possam vê-lo ou inseri-lo ou fazer modificações.

Rede pública:

Se, no outro caso, nos conectarmos a uma rede pública, nosso sistema entenderá que nosso equipamento está diretamente conectado à Internet ou a uma rede na qual existem outros usuários conectados que não precisam saber nada sobre nós (por exemplo, uma barra ou um biblioteca). Dessa forma, o sistema colocará todos os meios necessários para que outras equipes não possam nos ver, nem mesmo o nome da nossa equipe. Então eles não sabem que estamos conectados.

Obviamente, existem maneiras de descobrir, mas, em princípio, estaremos a salvo de outras pessoas com uma rede pública. Por padrão, o Windows configura todas as conexões de rede via Wi-Fi como uma rede pública.

Diferenças entre uma rede pública e privada

Dito tudo isso, resumiremos as diferenças básicas entre os dois tipos de redes que vimos:

Público

  • Para acessá-los, teremos que ter um serviço de assinatura ou assinante, embora em outras ocasiões possamos fazê-lo livremente, como rádio ou TDT. Eles são acessíveis a todos, mas lembre-se do ponto anterior. São grandes, provinciais, nacionais ou globais, como a televisão ou a Internet e estão sujeitos a regulamentos de acesso e privacidade, tanto no país em que operam como no resto do mundo. Quando nos conectamos a um deles, nossos A equipe restringirá o uso de arquivos compartilhados e a identificação da equipe. (pode ser modificado). Sem a proteção adequada ativada, nosso computador estará vulnerável a todos os tipos de ataques externos. (Embora bom, isso acontece em qualquer caso, seja qual for a rede). A velocidade de transferência de dados depende dos serviços contratados e da operadora.

Particular

  • Somente equipamentos e dispositivos que estão dentro do alcance operacional da rede poderão acessá-lo . Na maioria dos casos corporativos, serão necessárias credenciais que o administrador deve registrar. Sua configuração interna, equipamentos e permissões são invisíveis do lado de fora, de uma rede pública. As VPNs podem ser criadas para ampliar seu alcance operacional, quase sempre conectadas a uma rede pública por meio de um gateway seguro para receber e enviar dados para o exterior.No interior, teremos acesso a dados compartilhados ou outros dispositivos. A taxa de transferência de dados não depende de um operador, apenas da capacidade dos roteadores.

Como saber se estou conectado a uma rede pública ou privada

Agora vamos ver no sistema operacional Windows, como podemos saber a que tipo de rede estamos conectados. Além disso, também veremos como alterar essa configuração e onde as permissões de configuração estão localizadas.

Saber se minha rede é pública ou privada

Bem, é muito fácil conhecer essas informações, pois sempre há várias maneiras de chegar lá, mas veremos o mais rápido.

Teremos que nos colocar na barra de tarefas e identificar na área correta o ícone de conexão da nossa rede, Wi-Fi ou cabo. Clique nele para exibir as informações.

Clique na conexão atual, que será o primeiro ícone que vemos na parte superior.

Acessaremos o painel de controle, onde o mesmo ícone aparecerá no lado direito da janela. Na área esquerda, podemos encontrar ícones para outras conexões, por exemplo, se tivermos uma rede com fio e Wi-Fi, ambos aparecerão.

De qualquer forma, clique no ícone superior sob as diferentes " Ethernet " se for uma rede com fio e " Wi-Fi " se for sem fio.

Agora, as informações que nos interessam aparecerão. Veremos que a opção " Público " ou " Privado " está ativa. Claro que podemos alterá-lo simplesmente clicando em uma das opções.

Quando estamos conectados via Wi-Fi em uma área pública que não é nosso roteador, teremos que ter a opção de rede pública ativa, para que nosso equipamento fique invisível.

Alterar permissões avançadas de compartilhamento em nossa rede

Com essas permissões, podemos configurar de forma estendida as permissões de acesso aos nossos arquivos, visibilidade e outros parâmetros de acordo com a nossa conexão de rede. Então, podemos ficar invisíveis em uma rede privada ou estar visíveis em uma rede pública. Vamos ver onde essas permissões estão localizadas:

Vamos para o menu Iniciar e escreva " Painel de Controle ". Pressione Enter para acessá-lo.

Agora vamos clicar na opção " Rede e centro de recursos compartilhados ".

Em seguida, clique em " alterar configurações avançadas de compartilhamento ".

Agora vamos acessar uma janela com uma lista de opções divididas por categorias. Nele estará:

  • Perfil de rede privada: onde teremos a detecção de rede ativada por padrão para torná-los visíveis e compartilhar arquivos.

  • Perfil de rede pública: onde devemos ter as opções de detecção de rede e compartilhamento de arquivos desativados.

  • Todas as redes: devemos ter o compartilhamento de arquivos desativado, a criptografia de 128 bits ativada para conexões e o compartilhamento de senha também.

Bem, isso é o mais relevante sobre a rede pública e privada e as diferenças entre elas, tanto de maneira prática quanto do ponto de vista do nosso PC.

Também recomendamos estes tutoriais:

Esperamos que este artigo tenha servido para esclarecer suas dúvidas e esclarecer esses dois conceitos de rede.

Tutoriais

Escolha dos editores

Back to top button