Mouse ergonômico: como encontrar o modelo ideal
Índice:
- História do mouse ergonômico
- Benefícios de um mouse ergonômico
- Tipos de desenhos
- Vertical
- Horizontal
- Joysticks
- Outros recursos notáveis
- Modelos de mouse ergonômicos recomendados
- Logitech MX Master 2S Wireless
- CSL TM137U
- Mouse ergonômico Microsoft Sculpt
- Mouse óptico ergonômico 3M
- Palavras finais
Se você está na órbita dos periféricos há um tempo, pode ter ouvido o nome mouse ergonômico. Talvez você esteja aqui apenas porque estava procurando o que é e qual é o melhor. Bem, não procure mais, porque aqui vamos contar os meandros desses periféricos peculiares.
No mercado, temos modelos diferentes com designs diferentes para uma boa faixa de preço. Temos ofertas de 30 € a alguns dos melhores ratos por cerca de 90 €, por isso , se estiver interessado em experimentar, tem uma grande variedade.
Índice de conteúdo
História do mouse ergonômico
Os ratos ergonômicos começaram a ser comercializados um pouco mais tarde que os primeiros ratos tradicionais. Os primeiros modelos ergonômicos que podemos remontar ao início dos anos 2000 e ainda eram modelos imperfeitos. Não seria até a segunda metade desta década que o mouse ergonômico surgiria.
Um dos primeiros modelos Evoluent vs outro modelo mais atual
No início, quase nenhuma marca estava interessada e vários protótipos foram rejeitados. Assinalou-se que eram muito grandes, feios e que não ofereciam nenhum tipo de benefício à saúde, quando hoje são um dos pontos mais importantes. Aqui vemos como o medo de inovar e o conforto de permanecer empressos em novas idéias.
No entanto, esses periféricos fizeram seu nome e, à medida que ganhavam fama, diferentes marcas agiram sobre o assunto. Hoje, temos uma boa série de modelos de diferentes empresas (conhecidas ou não), dentre as quais se destacam CSL, Logitech ou Evoluent.
Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre os melhores mouses para jogos.
Os primeiros modelos de ratos ergonômicos foram o que conhecemos hoje como ratos verticais. Enquanto em uma comum as teclas são colocadas horizontalmente, na vertical as chaves estão do lado. Dessa forma, seguramos o mouse como se estivéssemos apertando as mãos, o que pode parecer ridículo, mas ajuda a evitar certos problemas de saúde.
Ao longo dos anos, surgiram variações. Temos modelos com trackball (uma bola lateral) , formato joystick , mouse horizontal ergonômico…
Mouse ergonômico Logitech com trackball
As variações são numerosas, mas qual é a razão da existência desses ratos. Eles são melhores que os mouses para jogos e nós não falamos? No momento, explicamos para você.
Benefícios de um mouse ergonômico
Em um mouse para jogos como o Razer DeathAdder Elite, o mais importante é a precisão nanométrica e a aderência reconfortante. É por isso que jogadores e jogadores de e-Sports , em geral, se expõem a esse mal. Eles querem a melhor precisão para que o fator limitante seja sua capacidade e não os periféricos que eles usam.
Explicação simplificada do problema no antebraço
Enquanto isso, em um mouse ergonômico, a seção mais importante a ser cumprida é a boa saúde do usuário que o usa.
É sabido que se você passa muitas horas na frente do computador usando o mouse, é mais provável que desenvolva doenças nos braços. Designers gráficos, funcionários, recepcionistas e outros têm uma predileção de sofrer da Síndrome do Túnel do Carpo, Artrite ou Cotovelo de Tenista, entre outras coisas. É por esse motivo que uma nova idéia começou a prevenir esses males.
Ao agarrar um mouse de computador tradicional, movemos os tendões do antebraço de forma que eles sejam colocados em uma posição não natural. Durante sessões longas e repetidas, isso pode causar problemas e é aí que entra o mouse ergonômico.
Tipos de desenhos
A razão de sua criação era clara, mas a abordagem que cada marca tinha em relação à solução era diferente. A primeira aposta em projetos completamente diferentes e focada na verticalidade, como já dissemos, mas que outros modelos existem.
A seguir, veremos os três principais aspectos dos mouses ergonômicos existentes no mercado hoje.
Avisamos com antecedência que alguns deles têm um trackball , ou seja, uma bola que podemos usar para mover o ponteiro sem precisar mover o mouse. É uma característica peculiar e que, se você aprender a usá-lo bem, fará com que você seja muito mais eficiente.
Vertical
Os ratos verticais são um tipo de mouse ergonômico projetado exclusivamente para os problemas no antebraço que surgiram do uso dos tradicionais. Eles estão entre os primeiros designs de mouse ergonômicos e, onde você vê, as pessoas se voltam para ver o que é e como funciona.
O nicho de usuários que o utiliza não é pequeno, mas também não é predominante. No entanto, esses ratos tendem a ser mais volumosos e mais caros, razão pela qual poucas empresas os implementam em seus escritórios.
Este mouse ataca diretamente um dos problemas mais genéricos do uso de ratos tradicionais. Oferecendo uma pegada vertical (girada), os tendões são posicionados naturalmente e o braço funcionará mais confortavelmente. É um design que elimina o problema de saúde, mas em troca sacrifica alguma precisão e portabilidade.
Ainda assim, a maioria dos mouses verticais é sem fio, pois é muito mais confortável trabalhar do que com fio e alguns possuem trackballs .
Horizontal
Tecnicamente, os mouses horizontais são todos tradicionais, mas obviamente estamos nos referindo a mouses horizontais ergonômicos.
Eles geralmente têm corpos e abas mais volumosos dedicados aos polegares e sua razão é bastante clara. Ao oferecer mais espaço entre os dedos e um descanso para o polegar, a mão segura o mouse de uma maneira muito mais orgânica e saudável. Esse design é semelhante ao de alguns mouses de jogos complexos, que geralmente servem como manoplas.
Nestes tipos de ratos, é comum ver desenhos com trackballs instalados no lado esquerdo de tempos em tempos.
Joysticks
O último tipo de mídia conhecido são os joysticks . Eles têm a mesma aparência que os aparelhos usados décadas atrás nas salas de máquinas de fliperama. Eles são os menos utilizados no trio, embora sua solução seja semelhante à apresentada por ratos verticais.
Joystick para jogos Logitech
Ao segurar o joystick pela alça, a garra é feita de lado. Dessa maneira, os tendões são colocados em uma posição natural em relação ao eixo do antebraço. Além disso, os botões são distribuídos pela alça (dependendo da marca) para aprimorar a ergonomia e, como vantagem, geralmente são programáveis.
O que esses dispositivos sofrem um pouco é ter uma curva de aprendizado especial. Embora um mouse ergonômico vertical também sofra um pouco com isso, o joystick é uma volta de 180º . Com o controle ancorado e tendo que movê-lo usando uma "alavanca", os primeiros meses podem ser um pouco estranhos.
Outros recursos notáveis
Apesar de serem periféricos especiais, discutiremos alguns recursos que são consistentes com os dispositivos tradicionais. Obviamente, a maioria dos recursos coincide apenas nos dois primeiros tipos de mouse, uma vez que os joysticks seguem paradigmas diferentes.
Primeiro, falaremos sobre conectividade, pois a maioria desses dispositivos é sem fio. Um bom número deles funciona com pilhas, mas muitos outros apostam em pilhas AA ou AAA . Isso geralmente afeta o peso geral do produto, pois as baterias e as baterias adicionam peso extra.
Como ponto positivo, alguns podem ser conectados via cabo, para que possamos usá-lo sem baterias ou carregá-los enquanto ainda estamos ativos.
Também precisamos conversar sobre as opções de personalização que eles trazem. A maioria possui vários botões programáveis, mas nem sempre nos mesmos lugares. Devido às suas formas peculiares, cada marca decide onde colocar os botões, por isso temos combinações realmente estranhas.
Por fim, gostaria de falar sobre DPI , algo que os usuários de ratos para jogos conhecerão de perto. Resumido de maneira fraca e rápida, DPI é o número de pixels que o mouse percorre ao rolar. Quanto mais DPI você tiver, mais o mouse se moverá pela tela.
Embora pareça algo benéfico, na maioria das vezes é desnecessário e as marcas sabem disso. Portanto, os ratos tendem a ter baixos níveis de DPI .
Modelos de mouse ergonômicos recomendados
A seguir, faremos uma pequena lista recomendando alguns ratos ergonômicos conhecidos e de boa qualidade. Eles não têm uma ordem específica; portanto, nenhum é estritamente superior a outro.
Logitech MX Master 2S Wireless
Como é comum, a Logitech se infiltra no topo dos ratos.
Mouse sem fio Logitech MX Master 2S
Este mouse ergonômico segue o design horizontal de mouses comuns, mas foi projetado para aumentar a eficiência dos usuários. Com seu corpo mais longo e largo, servirá para relaxar os músculos daqueles usuários que sofrem de problemas devido ao mouse.
Por outro lado, possui uma bateria integrada, com a qual pode durar cerca de 70 dias de uso normal e que podemos recarregar por cabo. Em geral, a bateria descarrega quase tão rápido com a conexão USB quanto com o Bluetooth , portanto, não precisamos nos preocupar com nada.
Este mouse ergonômico possui alguns recursos interessantes, como conectar- se a até 3 computadores ao mesmo tempo e trocar dados entre eles. Podemos copiar um arquivo para um computador, conectar-se a outro e colar o arquivo lá.
Além disso, podemos usar a roda do mouse da esquerda para a direita, um pequeno utilitário implementado. A roda pode ser baixada para girar sem que nada pare, para que possamos mover telas longas.
A Logitech possui um sensor, pois anuncia que é capaz de ler qualquer superfície, incluindo vidro.
Podemos obter este mouse em preto, branco e azul.
Mouse sem fio Logitech MX Master 2S, vários dispositivos, Bluetooth ou 2, 4 GHz, receptor USB unificador, rastreamento de 4000 DPI em qualquer superfície, 7 botões, PC / Mac / i Pad OS, compatibilidade com solha: Windows, Mac OS, i Pad OS 59, 99 EURCSL TM137U
CSL é o mouse por excelência que vem à mente quando você pensa em ratos verticais. É um modelo muito famoso entre a comunidade de usuários que usam mouses ergonômicos, pois é simples, cumpre sua finalidade e é barato.
Rato CSL TM137U
Possui seis botões, sendo o sexto para alterar o DPI entre vários níveis, variando de 1000 a 1600 . Os outros cinco são usados para tarefas comuns (e os lados podem ser reprogramados), ou seja:
- clique esquerdo clique direito roda próxima página página anterior
Funciona com uma antena USB , embora sua maior força não seja a portabilidade, pois é muito volumosa. Perdemos um modo Bluetooth , mas pelo preço baixo que temos, não podemos reclamar.
RECOMENDAMOS VOCÊ Compatibilidade com placa-mãe e processador: procurando o melhor modeloPor outro lado, tem uma expectativa de vida útil dependente da bateria. Seu motor é alimentado por duas pilhas AAA e dura um bom número de meses, para que você não precise se preocupar por muito tempo. Além disso, possui um indicador para alertar quando você tem pouca energia.
Como um ponto positivo, devemos enfatizar que temos uma versão para canhotos, pois os ratos ergonômicos normalmente são apenas para usuários destros.
Como ponto negativo, temos que dizer que não podemos conectar este modelo via cabo, pois ele não possui uma bateria. O que podemos fazer é comprar sua versão com fio, mas o melhor seria ter as duas opções, como nos mouses para jogos.
CSL - Forma óptica do mouse óptico - Design ergonômico Prevenção do cotovelo de tenista - Doença do mouse - Protege especialmente o braço sem fio - 5 botões CSL TM137U | Mouse óptico USB | Forma vertical | Protege especialmente o braço; Oferece melhor manuseio do que os ratos tradicionais | Cor: preto 19, 99 EUR CSL - Mouse óptico Forma vertical TM137U para canhotos - Design ergonômico - Prevenção da doença do mouse com síndrome do cotovelo de tenista RSI - Protege especialmente o braço - 5 botões Fornece melhor manuseio do que os ratos tradicionais | Cor: preto 17, 99 EURMouse ergonômico Microsoft Sculpt
Este mouse criado pela própria Microsoft tem um design peculiar. Não se encaixa bem com mouses verticais nem horizontais, embora seja mais parecido com esses segundos.
Mouse ergonômico Microsoft Sculpt
No entanto, ele tem um corpo levemente elevado que naturalmente nos leva a segurá-lo na posição diagonal. Dessa forma, nós a seguramos como se fosse uma horizontal, mas aproveitando a aderência que nos ajuda tanto com problemas no antebraço. Como na Logitech , o volante funciona nas quatro direções.
Como um recurso especial, este mouse oferece a capacidade de iniciar as funções do Windows a um clique de distância (o ícone do Windows). Esta versão do mouse ergonômico é muito mais portátil do que a que vimos anteriormente, portanto , não será difícil carregá-lo em sua mochila.
Por outro lado, ele funciona com baterias, em vez de bateria, tendo que instalar duas pilhas AA. Com uso médio, o mouse deve durar cerca de quatro a cinco meses sem problemas.
Mouse ergonômico Microsoft Sculpt, sem fio, preto O design ergonômico avançado incentiva posturas naturais de mãos e pulsos; O orifício do polegar ajuda a manter a posição ergonômica correta para mãos e pulsos 45, 94 EURMouse óptico ergonômico 3M
Embora o chamem de mouse ergonômico, esse periférico pertence ao grupo de joysticks.
"Mouse ergonômico" óptico da 3M
Como ratos verticais, apresenta uma aderência saudável para a saúde do nosso antebraço. No entanto, há o problema de ser exclusivamente para pessoas destras.
O dispositivo possui dois botões ao redor da alça (que funcionam como três) e sua principal característica é a maneira de usá-lo. Sendo um joystick , não o movemos, mas indicamos ao ponteiro em que direção queremos nos mover e com quanta intensidade. Com esse sistema , perdemos muito em precisão, mas obtemos a mesma qualidade de uso.
Por outro lado, teremos uma versão com fio, com um cabo razoavelmente aceitável, e uma versão sem fio, que funciona com uma antena USB . Além disso, dependendo do tamanho da nossa mão, teremos uma versão pequena e outra grande.
O ponto mais negativo que podemos obter desse periférico é sua curva de aprendizado, já que um joystick não é como um mouse. Temos que enfatizar que ele pode ser muito útil em algumas situações e a mobilidade que ele oferece é ótima, mas aprender a usá-lo pode se tornar uma odisseia.
3M EM500GPS - Mouse óptico USB ergonômico, preto Cor Mouse preto ergonômico pequeno; Rato pequeno de 123 x 81, 6 x 103 mm EUR 57, 53Palavras finais
Em geral, se você é um usuário que passa muitas horas na frente do computador e não se importa muito com precisão, recomendamos o uso de um mouse ergonômico. Isso aliviará qualquer desconforto que você tenha e melhorará sua experiência geral com o computador.
Recomendamos nosso artigo sobre os melhores teclados do mercado.
Se você alterou ou jogou um videogame de forma competitiva ou séria, não é altamente recomendável mudar para esse mouse. Eles geralmente são menos exigentes no sensor e a precisão perde alguma importância para a qualidade do uso.
Por seu lado, podemos recomendar o mouse CSL sobre os outros. É o dispositivo mais barato entre os quatro e o mais conhecido nas redes. Seu design é simples e suficiente e possui um corpo perfeito para o que pretende alcançar.
No final, a decisão sobre a escolha é sua e tudo depende de quanto você está disposto a tentar. As verticais são peculiares para novos usuários, mas os tipos de joystick já estão em outro nível.
E você, o que você acha? Você comprará um mouse ergonômico? Você acha que eles não são necessários? Compartilhe suas idéias abaixo.
Fonte PCWorld Nomadic Approach Agência OmnicoreMúsica do YouTube, o aplicativo ideal para encontrar videoclipes
O YouTube Music agora é oficial nos Estados Unidos e se torna o aplicativo ideal para encontrar videoclipes com seu espertinho.
Teclado ergonômico de superfície: novo teclado ergonômico da microsoft
O Surface Ergonomic Keyboard é o mais recente teclado ergonômico lançado pela Microsoft com recursos que buscam melhorar a produtividade.
Revisão do mouse sem fio ergonômico Aukey e do mouse xl em espanhol (análise completa)
Revisão do mouse sem fio ergonômico Aukey e revisão do mouse pad XL. Características, disponibilidade e preço de venda desses periféricos.